Iní­cio das Afrotaças

Jornal dos Desportos - - ABERTURA -

Os dois re­pre­sen­tan­tes an­go­la­nos nas Afrotaças, 1º de Agos­to e o Pe­tro de Lu­an­da, co­me­çam a de­fi­nir, a par­tir de amanhã e quar­ta-fei­ra, a sua sor­te nas com­pe­ti­ções sob a êgi­de da Con­fe­de­ra­ção Afri­ca­na de Fu­te­bol (CAF).

Os tri­co­lo­res, que de­fron­tam o Ora­pa Uni­ted FC do Botswa­na pa­ra as pre­li­mi­na­res da Taça da Con­fe­de­ra­ção, são os pri­mei­ros a entrar em ac­ção, quan­do re­ce­be­rem o seu opo­nen­te, amanhã, a par­tir das 16h00, no Estádio Na­ci­o­nal 11 de No­vem­bro.

Um dia de­pois, ou se­ja, na quar­ta-fei­ra, se­rá a vez dos militares da­rem o pon­ta­pé de saída nas com­pe­ti­ções afri­ca­nas. Os ac­tu­ais campeões na­ci­o­nais jo­gam com o AS Otôho do Con­go Braz­za­vil­le, pa­ra as pre­li­mi­na­res de aces­so à fa­se de gru­pos da “Cham­pi­ons Le­a­gue”.

Pa­ra já, quer o em­ble­ma do “ei­xo-viá­rio”, quer o do “rio se­co”, vi­ram sair-lhes da ri­fa pa­ra as pri­mei­ras eli­mi­na­tó­ri­as da Taça da Con­fe­de­ra­ção e da Li­ga dos Clu­bes Campeões Afri­ca­nos, ad­ver­sá­ri­os que es­tão ao seu ple­no al­can­ce.

O sor­teio da pre­li­mi­nar da com­pe­ti­ção que dá aces­so a Taça “Nel­son Man­de­la” co­lo­ca o Pe­tro de Lu­an­da di­an­te de um ató­ni­co e “des­co­nhe­ci­do” Ora­pa do Botswa­na, fac­to que, pa­ra já, dá à equi­pa an­go­la­na uma mar­gem lar­ga de fa­vo­ri­tis­mo.

Na edi­ção pas­sa­da, os tri­co­lo­res, ac­tu­ais vi­ce-campeões na­ci­o­nais, não ti­ve­ram uma pres­ta­ção de en­cher os olhos nes­ta mes­ma com­pe­ti­ção, ra­zão pe­la qual vão pro­cu­rar, na pre­sen­te cam­pa­nha, in­ver­ter o qua­dro e des­se mo­do saí­rem-se bem na fo­to­gra­fia.

E is­so obri­ga-lhes a uma boa pres­ta­ção nes­te du­e­lo, que marca a sua estreia na pre­sen­te edi­ção da se­gun­da mai­or com­pe­ti­ção de clu­bes da CAF.

O nosso cam­pe­o­na­to só vai ain­da na ter­cei­ra ron­da e não obs­tan­te is­so, o Pe­tro, que já efec­tu­ou, em antecipação o seu jogo da jor­na­da qua­tro, em que em­pa­tou com o Spor­ting de Ca­bin­da, tem que en­ca­rar o “fac­tor-casa” co­mo um as­pec­to cru­ci­al, pa­ra entrar com o pé-di­rei­to nas Afrotaças. Is­so, co­mo é ob­vio, im­pli­ca a conquista da vitória.

O fac­to de es­tar tam­bém a li­de­rar, nes­se mo­men­to, o Cam­pe­o­na­to Na­ci­o­nal de Fu­te­bol da I Di­vi­são, vul­go Gi­ra­bo­la zap, com oi­to pon­tos, tam­bém mo­ti­va a equi­pa tri­co­lor nes­te du­e­lo, em que te­rá pe­la fren­te o ac­tu­al vi­ce-cam­peão do Botswa­na.

Ha­bi­tu­a­dos nes­tas “an­dan­ças”das Afrotaças, à equi­pa do Ca­te­tão re­co­men­da-se uma atitude ou­sa­da nes­te jogo da pri­mei­ra “mão”, pa­ra de­pois en­ca­rar o de resposta, em Ga­be­ro­ne, com es­te Ora­pa Uni­ted FC, com al­gu­ma tran­qui­li­da­de.

Sor­te se­me­lhan­te é o que se es­pe­ra pa­ra os ac­tu­ais campeões na­ci­o­nais, que me­dem forças, quar­ta-fei­ra, dia 28, com o AS Otôho do Con­go Braz­za­vil­le.

Ao con­trá­rio do Pe­tro de Lu­an­da, o 1º de Agos­to fez uma ex­ce­len­te cam­pa­nha na edi­ção pas­sa­da da Li­ga dos Clu­bes Campeões. A equi­pa do “rio se­co” esteve mui­to per­to da fi­nal iné­di­ta da “Cham­pi­on Le­a­gue”, não fos­se a ver­go­nho­sa ar­bi­tra­gem do zam­bi­a­no Janny Si­kazwe, no du­e­lo com o Es­pe­ran­ce de Tu­nis, em so­lo-pá­trio tu­ni­si­no, na se­gun­da mão das mei­as-fi­nais. Fru­to da li­ção ti­ra­da quer des­te jogo, co­mo do que lhe opôs ao TP Ma­zem­be do Con­go-De­mo­crá­ti­co nos “quartos”, es­ta­mos em crer que o 1º de Agos­to vai ten­tar fa­zer me­lhor na pre­sen­te edi­ção. Po­rém, ca­so trans­po­nha es­sa pri­mei­ra bar­rei­ra na se­gun­da eli­mi­na­tó­ria, po­de cru­zar com CNAPS FC do Ma­da­gás­car ou com o FC Pla­ti­nium do Zimbabwe.

KINDALA MA­NU­EL| EDIÇÕES NO­VEM­BRO

ORAÇÃO» Ger­son, ‘ke­e­per’ do Pe­tro, a par do cen­tral Hé­lio, mos­tram o la­do cris­tão co­mo su­ge­re a ima­gem. No jogo, em que a equi­pa ven­ceu o Saurimo FC, am­bos es­ten­de­ram as mãos co­mo que agra­de­cer pe­lo triun­fo, tal sor­te que es­pe­ram ter amanhã nas Afrotaças...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.