FAX RES­PON­DE À ES­CO­LA MA­CO­VI

Jornal dos Desportos - - MODALIDADES -

Em res­pos­ta ao Mar­ce­li­a­no Cor­reia Vic­tor, o pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção An­go­la­na, Ti­to Cor­reia Mar­tins, dis­se que "a nos­sa au­sên­cia no Afri­ca­no de Ju­ni­o­res, dis­pu­ta­do em Kam­pa­la, de­veu­se por mo­ti­vos fi­nan­cei­ros".

"A nos­sa in­ten­ção era lu­tar pe­la re­va­li­da­ção dos tí­tu­los al­can­ça­dos nos úl­ti­mos anos. Fi­ze­mos a so­li­ci­ta­ção ao Min­jud e in­fe­liz­men­te o des­pa­cho re­ce­bi­do era cla­ro: a vi­a­gem se­ria re­a­li­za­da sem dis­pên­dio do Es­ta­do an­go­la­no", es­cla­re­ceu Ti­to Mar­tins que sus­ten­ta a ten­ta­ti­va de "an­ga­ri­ar pa­tro­cí­ni­os", mas não ti­ve­ram "êxi­tos es­pe­ra­dos".

So­bre a per­da do pro­ta­go­nis­mo no con­ti­nen­te, Ti­to Mar­tins foi pe­remp­tó­rio: "An­go­la não per­de o pro­ta­go­nis­mo al­can­ça­do. O nosso do­mí­nio con­ti­nen­tal no es­ca­lão jo­vem vem de vá­ri­os anos. Não é a au­sên­cia nu­ma pro­va que vai be­lis­car a con­quis­ta".

Pa­ra evi­tar cons­tran­gi­men­tos fu­tu­ros, Ti­to Mar­tins de­fen­de que "as me­di­das pro­fi­lá­ti­cas são en­con­trar mais par­ce­ri­as, se­lec­ci­o­nar as me­lho­res pro­vas e pre­te­rir de ou­tras". Em 2018, An­go­la es­te­ve pre­sen­te no Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no In­di­vi­du­al, Zo­nal Afri­ca­no, Cam­pe­o­na­to Mun­di­al de Ju­ni­o­res, Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no das Es­co­las, Olim­pía­das Mun­di­ais (tu­do em am­bos os se­xos), Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no de Ama­do­res (com su­por­te de clu­bes) e es­tá­gio com­pe­ti­ti­vo de dois me­ses ao MI Adé­ri­to Pe­dro, vi­san­do a ob­ten­ção do tí­tu­lo de Gran­de Mes­tre (GM) e os al­can­ce de 2400 pon­tos no ran­king mun­di­al.

Pa­ra 2019, as re­a­li­za­ções de pa­les­tras so­bre o des­por­to e de um tor­neio no pró­xi­mo mês (Fe­ve­rei­ro) cons­tam da pre­pa­ra­ção pa­ra as­si­na­lar o 40º aniversário da FAX. A Ta­ça Cu­ca e An­go­la Li­vre são ou­tros tor­nei­os in­ter­na­ci­o­nais que po­dem vol­tar a cons­tar do ca­len­dá­rio na pre­sen­te épo­ca.

Ti­to Mar­tins ga­ran­te tam­bém a re­a­li­za­ção de uma As­sem­bleia Ge­ral Or­di­ná­ria pa­ra a apre­sen­ta­ção de re­la­tó­ri­os de ac­ti­vi­da­des e de con­tas dos dois úl­ti­mos anos, "tão lo­go a Me­sa da As­sem­bleia Ge­ral a con­vo­que ao abri­go es­ta­tu­tá­rio". Diz es­tar ci­en­te das pre­o­cu­pa­ções dos as­so­ci­a­dos pe­la de­mo­ra do even­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.