SPOR­TING E POR­TO AQUECEM ES­TÁ­DIO DO AL­VA­LA­DE PA­RA A LIGA NOS

Spor­ting e FC Por­to de­fron­tam-se ho­je na Liga NOS num du­e­lo q

Jornal dos Desportos - - PORTADA -

OS­por­ting re­ce­be ho­je o FC Por­to no Es­tá­dio de Al­va­la­de, um dos 'clás­si­cos' do fu­te­bol por­tu­guês mais equi­li­bra­dos das úl­ti­mas tem­po­ra­das. Em ca­sa, os 'leões' têm um cla­ro do­mí­nio fren­te ao FC Por­to, nas vá­ri­as com­pe­ti­ções, já ven­ce­ram mais de me­ta­de das re­cep­ções aos azuis e bran­cos, com 57 vi­tó­ri­as num to­tal de 108 jo­gos.

A equi­pa de Sér­gio Con­cei­ção pro­cu­ra es­ta épo­ca a 10ª vi­tó­ria con­se­cu­ti­va, pa­ra o cam­pe­o­na­to na­ci­o­nal. Os “dra­gões” apre­sen­tam-se em Al­va­la­de com uma van­ta­gem de oi­to pon­tos so­bre o Spor­ting e têm a pos­si­bi­li­da­de de es­ta­be­le­cer um no­vo re­cor­de no fu­te­bol por­tu­guês: 19 triun­fos con­se­cu­ti­vos em vá­ri­as com­pe­ti­ções.

Jo­gar em Al­va­la­de não cos­tu­ma ser ta­re­fa fá­cil pa­ra o FC Por­to, uma vez que os por­tis­tas re­gis­tam um to­tal de 13 jo­gos, sem ven­cer em ca­sa do Spor­ting (se­te em­pa­tes e seis der­ro­tas). O FC Por­to não ven­ce em Al­va­la­de desde Ou­tu­bro de 2008, qu­an­do ba­teu os 'leões', por 1-2, a úl­ti­ma vez que as du­as equi­pas se en­con­tra­ram foi pa­ra as mei­as-fi­nais da Ta­ça de Por­tu­gal, com o triun­fo do Spor­ting por 1-0.

Na tem­po­ra­da pas­sa­da, Spor­ting e FC Por­to de­fron­ta­ram-se cin­co ve­zes, os 'dra­gões' ven­ce­ram em du­as oca­siões e per­de­ram uma. De­pois de dois em­pa­tes (em Al­va­la­de pa­ra o cam­pe­o­na­to, em Bra­ga na Ta­ça da Liga, com vi­tó­ria do Spor­ting ao de­sem­pa­te por gran­des pe­na­li­da­des), se­gui­ram-se du­as vi­tó­ri­as por­tis­tas, no Dra­gão.

Não é só o FC Por­to que en­con­tra di­fi­cul­da­des em Al­va­la­de. O Spor­ting é a equi­pa da Liga mais for­te em ca­sa e não é de ago­ra. Não per­de em Al­va­la­de pa­ra o cam­pe­o­na­to desde Maio de 2017, um re­gis­to que atra­ves­sou a épo­ca pas­sa­da e re­sis­tiu, pe­lo me­nos até ago­ra, que tem qua­se me­ta­de da ac­tu­al tem­po­ra­da. De­pois da der­ro­ta com o Be­le­nen­ses (3-1) são 26 jo­gos que es­tá in­vic­to, o “leão” ce­deu três em­pa­tes: com FC Por­to, Sp. Bra­ga e Ben­fi­ca, na épo­ca pas­sa­da.

Nes­ta tem­po­ra­da ven­ceu oi­to jo­gos em ca­sa, pa­ra o cam­pe­o­na­to, um re­gis­to que ape­nas se apro­xi­ma o Sp. Bra­ga, que tem mais um jo­go no seu ter­re­no: oi­to vi­tó­ri­as e um em­pa­te. Os «leões» per­de­ram por du­as ve­zes em Al­va­la­de, na ac­tu­al tem­po­ra­da, com Ar­se­nal pa­ra a Liga Eu­ro­pa e com o Estoril pa­ra a Ta­ça da Liga.

O FC Por­to, por ou­tro la­do, é a me­lhor equi­pa co­mo vi­si­tan­te nes­ta épo­ca, ape­sar de ter uma der­ro­ta na vi­si­ta ao Ben­fi­ca, no clássico da 7ª jornada. Os cam­peões não ce­de­ram qual­quer pon­to, lon­ge do Dra­gão, num cam­pe­o­na­to em que não têm qual­quer em­pa­te.

Se ob­ser­var a épo­ca na Liga, de am­bas as equi­pas, é pos­sí­vel en­con­trar ten­dên­ci­as cla­ras. Se­me­lhan­ças em al­guns pon­tos, an­tes de mais, na ca­pa­ci­da­de de mar­car go­los, di­fe­ren­ças na es­ta­bi­li­da­de de­fen­si­va e na ges­tão dos mo­men­tos de jo­go.

SE­GUN­DO E TER­CEI­RO ME­LHO­RES ATA­QUES

Em Al­va­la­de vão es­tar fren­te a fren­te, o se­gun­do e ter­cei­ro ata­ques da Liga: em pri­mei­ro, vai o Ben­fi­ca, com 35 go­los mar­ca­dos, se­gue-se o FC Por­to, com 34 ten­tos, uma mé­dia de 2.1, de­pois o Spor­ting com 33 go­los e 2.06 de mé­dia, re­gis­to que me­lho­rou desde a che­ga­da de Mar­cel Kei­zer. Com o trei­na­dor ho­lan­dês, os “leões” mar­ca­ram 15 go­los, em seis jo­gos na Liga.

O vo­lu­me ofen­si­vo das du­as equi­pas não é dís­par. De acor­do com as es­ta­tís­ti­cas ofi­ci­ais da Liga, o FC Por­to de­sen­vol­ve mais ata­ques (566 con­tra 542 dos «leões), en­quan­to o Spor­ting re­ma­ta, mar­gi­nal­men­te, mais (251 con­tra 245 re­ma­tes).

Se ob­ser­var pa­ra qu­an­do mar­cam, há ten­dên­ci­as cla­ras. O Spor­ting dei­xa os go­los pa­ra o fim: mar­cou 18 go­los, mais de me­ta­de do to­tal, na úl­ti­ma meia ho­ra de jo­go. O FC Por­to, tam­bém tem uma per­cen­ta­gem re­le­van­te de go­los mar­ca­dos, no úl­ti­mo quar­to de ho­ra, oi­to no to­tal, é na pri­mei­ra par­te que se re­ve­la mais efi­caz: tem 15 go­los apon­ta­dos en­tre os 16m e os 45m de jo­go na Liga.

Não é só o FC Por­to que en­con­tra di­fi­cul­da­des em Al­va­la­de. O Spor­ting é a equi­pa da Liga mais for­te em ca­sa e não é de ago­ra. Não per­de em Al­va­la­de pa­ra o cam­pe­o­na­to desde Maio de 2017,um re­gis­to que atra­ves­sou a épo­ca pas­sa­da e re­sis­tiu

Por­tis­tas têm ti­do mui­tas di­fi­cul­da­des em ac­tu­ar no Al­va­la­de on­de re­gis­tam 13 jo­gos sem ven­cer

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.