Zi­to Lu­vum­bo “espreita” ama­nhã no­va opor­tu­ni­da­de

Jornal dos Desportos - - FUTEBOL -

O jo­go da pri­mei­ra “mão” com a Gâmbia em que An­go­la ven­ceu, por 1-0, em ca­sa do adversário, fi­cou mar­ca­da com a estreia de Zi­to Lu­vum­bo. A atra­ves­sar um ex­ce­len­te mo­men­to de for­ma des­por­ti­va, o jogador de 17 anos en­trou pa­ra o de­sa­fio, aos 77 mi­nu­tos, pa­ra ocu­par a va­ga de He­re­nil­son e vol­tou a mos­trar o seu po­ten­ci­al.

O jo­vem mé­dio do 1.º de Agos­to foi a prin­ci­pal no­vi­da­de, en­tre os con­vo­ca­dos da Se­lec­ção Na­ci­o­nal, com vis­ta ao du­plo com­pro­mis­so, vol­ta a re­cair so­bre si uma cer­ta aten­ção, nes­te em­ba­te decisivo.

De 17 anos, o fu­te­bo­lis­ta tem si­do pre­pon­de­ran­te na ma­no­bra ofen­si­va da for­ma­ção do Rio Se­co, des­de que foi lan­ça­do no fi­nal da épo­ca tran­sac­ta, quer com os seus dri­bles co­mo a marcar golos.

For­ma­do na es­co­la do 1º de Agos­to, o ata­can­te é uma das re­fe­rên­ci­as da se­lec­ção sub-17, que em Ou­tu­bro vai dis­pu­tar o Campeonato do Mun­do da ca­te­go­ria, no Bra­sil. Co­nhe­cen­do o va­lor e o po­ten­ci­al do atle­ta, Jor­ge Gon­çal­ves acre­di­ta que o jo­vem fa­ça a di­fe­ren­ça nos mo­men­tos cru­ci­ais.

De­vi­do ao seu ta­len­to, Zi­to Lu­vum­bo já es­te­ve em tes­tes na Aca­de­mia do Man­ches­ter Uni­ted, de In­gla­ter­ra, em Mar­ço, es­tá nes­te mo­men­to a ser co­bi­ça­do por vá­ri­os clu­bes eu­ro­peus, com des­ta­que pa­ra o West Ham (In­gla­ter­ra), Lille (França) e Bo­a­vis­ta ( Por­tu­gal).

Quem tam­bém fez estreia, ao ser­vi­ço dos Pa­lan­cas Ne­gras, são os jo­ga­do­res Nú­rio For­tu­na (de­fe­sa) e Fá­bio Abreu (avançado), atle­tas que jo­gam na Eu­ro­pa, de­pois de su­ces­si­vos adi­a­men­tos às cha­ma­das ao ser­vi­ço da Se­lec­ção prin­ci­pal.

VIGAS DA PURIFICAÇíO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.