Mo­çam­bi­que or­ga­ni­za Pré-olím­pi­co afri­ca­no

Jornal dos Desportos - - MODALIDADE­S - AN­TÓ­NIO FER­REI­RA

A Re­pú­bli­ca de Mo­çam­bi­que é um dos paí­ses elei­tos pe­la Fe­de­ra­ção In­ter­na­ci­o­nal de Basquetebo­l Ama­dor (FIBA), pa­ra al­ber­gar o pri­mei­ro de uma sé­rie de três tor­nei­os olím­pi­cos fe­mi­ni­nos, de pré-qua­li­fi­ca­ção aos Jo­gos da XXXII Olim­pía­da da Era Mo­der­na, Tó­quio 2020, zo­na afri­ca­na. Ma­lá­sia e No­va Ze­lân­dia aco­lhem o even­to da Ásia-Oceâ­nia, en­quan­to a Ar­gen­ti­na e o Ca­na­dá são os ce­ná­ri­os da qua­li­fi­ca­ti­va das Amé­ri­cas, en­tre 10 e 18 de No­vem­bro de 2019. Com a de­sig­na­ção dos paí­ses an­fi­triões dos tor­nei­os de pré-qua­li­fi­ca­ção olím­pi­ca, a FIBA dá iní­cio ao no­vo mo­de­lo de com­pe­ti­ção fe­mi­ni­na, com mais de 100 equi­pas a par­ti­ci­par, que tam­bém in­clui­rá um no­vo sis­te­ma de qua­li­fi­ca­ção pa­ra a Mun­di­al FIBA 2022.

Com tor­nei­os e com­pe­ti­ções re­gu­la­res pro­gra­ma­dos ao lon­go do ano, o sis­te­ma de qua­li­fi­ca­ção co­me­ça em No­vem­bro de 2019, pa­ra apu­ra­men­to das dez se­lec­ções aos Jo­gos Olím­pi­cos de Tó­quio 2020, en­quan­to é pon­to as­sen­te que as du­as va­gas fo­ram atri­buí­das ao Ja­pão e aos EUA. O pri­mei­ro na qua­li­da­de de país an­fi­trião e, a se­gun­da, co­mo cam­peão olím­pi­co em tí­tu­lo.

No que a zo­na afri­ca­na diz res­pei­to, seis se­lec­ções ba­ter-se-ão pe­las du­as va­gas de qua­li­fi­ca­ção no tor­neio olím­pi­co fe­mi­ni­no FIBA 2020, em Fe­ve­rei­ro do pró­xi­mo ano. Pa­ra a com­pe­ti­ção es­tão apu­ra­dos os seis pri­mei­ros classifica­dos do Afro­bas­ket 2019, no­me­a­da­men­te a Ni­gé­ria, cam­peã afri­ca­na, Se­ne­gal, Ma­li, Mo­çam­bi­que, An­go­la e Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go (RDC). An­go­la in­te­gra o Gru­po B, com o Se­ne­gal e o Ma­li, en­quan­to as cam­peãs afri­ca­nas, Ni­gé­ria, Mo­çam­bi­que e Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go en­fren­tar-se-ão no Gru­po A, em ci­da­de ain­da por de­sig­nar.

Nas re­giões das Amé­ri­cas e Ási­aO­ceâ­nia, oi­to paí­ses com­pe­ti­rão por qua­tro va­gas por re­gião. Nas Amé­ri­cas, oi­to se­lec­ções dis­pu­tam as va­gas, dis­tri­buí­das em du­as se­des. O Ca­na­dá al­ber­ga o Gru­po A Ca­na­dá, Re­pú­bli­ca Do­mi­ni­ca­na, Cu­ba e Por­to Ri­co - en­quan­to a Ar­gen­ti­na or­ga­ni­za o Gru­po B - Ar­gen­ti­na, EUA, Brasil e Colôm­bia -, que ba­ter-se-ão no sis­te­ma de to­dos con­tra to­dos nu­ma vol­ta úni­ca na fa­se pri­má­ria.

Na zo­na Ásia-Oceâ­nia, es­tão igual­men­te clas­si­fi­ca­das oi­to se­lec­ções, no­me­a­da­men­te, a Co­reia do Sul, Chi­na, Fi­li­pi­nas e No­va Ze­lân­dia, to­das in­te­gran­tes do Gru­po A com o tor­neio a re­a­li­zar-se na No­va Ze­lân­dia, en­quan­to o Gru­po B - Ja­pão, Aus­trá­lia, Taiwan e Ín­dia - se­rá jo­ga­do na Ma­lá­sia. Na Eu­ro­pa, as seis pri­mei­ras clas­si­fi­ca­das do Eu­roBas­ket fe­mi­ni­no da FIBA 2019 ga­ran­ti­ram a qua­li­fi­ca­ção di­rec­ta pa­ra os tor­nei­os olím­pi­cos FIBA 2020, mor­men­te a Es­pa­nha, Fran­ça, Sér­via, Grã-Bre­ta­nha, Sué­cia e Bél­gi­ca.

Vin­te e du­as se­lec­ções na­ci­o­nais par­ti­ci­pa­rão dos pró­xi­mos tor­nei­os fe­mi­ni­nos de pré-qua­li­fi­ca­ção da FIBA pa­ra se qua­li­fi­ca­rem pa­ra um dos qua­tro tor­nei­os olím­pi­cos mun­di­ais de qua­li­fi­ca­ção fe­mi­ni­na que ocor­re­rão em Fe­ve­rei­ro de 2020. As de­zas­seis prin­ci­pais equi­pas na­ci­o­nais par­ti­ci­pa­rão dos tor­nei­os olím­pi­cos de qua­li­fi­ca­ção fe­mi­ni­nos da FIBA 2020, que ocor­re­rão em Fe­ve­rei­ro e que se­rão di­vi­di­dos em qua­tro gru­pos, em sor­teio a re­a­li­zar no fi­nal do ano. As três prin­ci­pais equi­pas de ca­da tor­neio qua­li­fi­cam-se pa­ra o tor­neio dos Jo­gos Olím­pi­cos de Tó­quio 2020.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.