Eva­bu­ka per­tur­ba con­tas

An­go­la­nos na Ta­ça dos Clu­bes Cam­peões bus­cam ho­je pas­se pa­ra as mei­as-fi­nais

Jornal dos Desportos - - MODALIDADE­S - SIL­VA CACUTI

Ade­sis­tên­cia, à úl­ti­ma ho­ra, do Eva­bu­ka da RDC obri­gou a or­ga­ni­za­ção da 41ª edi­ção da Ta­ça dos Clu­bes Cam­peões Afri­ca­no de An­de­bol a re­pes­car o úl­ti­mo clas­si­fi­ca­do do gru­po A pa­ra po­der com­ple­tar o qu­a­dro dos qu­ar­tos-de-fi­nal da pro­va que de­cor­re na ci­da­de da Praia, em Ca­bo Ver­de.

A equi­pa con­go­le­sa es­te­ve ins­cri­ta no Gru­po B, o mes­mo do Pe­tro de Lu­an­da, Abo Sport do Con­go e Atlé­ti­co de Ca­bo Ver­de. No Gru­po A es­tão ins­cri­tas as for­ma­ções do 1º de Agos­to, Fap dos Ca­ma­rões, Ban­da­ma da Cos­ta do Mar­fim, Dgsp do Con­go e Ge­ri­ta­ge da RDC.

Com a de­sis­tên­cia o Gru­po B pas­sou a ter ape­nas três equi­pas efec­ti­vas. Pe­tro, Abo Sport e Atlé­ti­co ga­nha­ram os jo­gos di­an­te da for­ma­ção con­go­le­sa por fal­ta de com­pa­rên­cia o que obri­gou ca­da uma das equi­pas a che­gar aos qu­ar­tos-de-fi­nal com ape­nas dois jo­gos.

"Is­to não é bom pa­ra a nos­sa equi­pa. Lamentamos por­que va­mos en­con­trar equi­pas do ou­tro rit­mo de jo­go e, com cer­te­za, va­mos ter pre­juí­zos des­ta si­tu­a­ção", re­a­giu um in­te­gran­te da co­mi­ti­va pe­tro­lí­fe­ra no pal­co da pro­va.

As im­pli­ca­ções da de­sis­tên­cia da equi­pa da Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go, além de po­de­rem afec­tar o de­sem­pe­nho das equi­pas do gru­po A, faz com que to­das as equi­pas ins­cri­tas dis­pu­tem a se­gun­da fa­se da pro­va, uma vez que o gru­po A, com­pos­to por cin­co equi­pas, de­via apu­rar ape­nas qua­tro, mas a or­ga­ni­za­ção de­ci­diu in­cluir a for­ma­ção do Ban­da­ma da Cos­ta do Mar­fim, úl­ti­ma clas­si­fi­ca­da do gru­po A, nos qu­ar­tos-de-fi­nal. Nes­ta pers­pec­ti­va o 1º de Agos­to de­fron­ta­ria o re­pes­ca­do Ban­da­ma, quin­to do gru­po pre­li­mi­nar.

O sor­teio dos "qu­ar­tos" foi re­a­li­za­do on­tem no fi­nal da jor­na­da. Du­as pos­si­bi­li­da­des se abrem pa­ra o em­par­ce­la­men­to. Além da que já foi avan­ça­da, há tam­bém, e os re­gu­la­men­tos per­mi­tem, ou­tra que dá apu­ra­men­to di­rec­to à meia-fi­nal, ao 1º de Agos­to, lí­der do gru­po A, que fol­ga­ria na jor­na­da de ho­je re­fe­ren­te aos qu­ar­tos-de-fi­nal.

Em re­la­ção ao Pe­tro de Lu­an­da, que li­de­rou o gru­po B, vai de­fron­tar o He­ri­ta­ge do da RDC, quar­to clas­si­fi­ca­do do gru­po A.

Na pro­va mas­cu­li­na o In­ter­clu­be que­dou-se na se­gun­da po­si­ção do gru­po A, atrás do Spor­ting de Ale­xan­dria e de­fron­ta o FAP dos Ca­ma­rões, ter­cei­ro clas­si­fi­ca­do do gru­po B.

NA­TÁ­LIA BER­NAR­DO VOL­TA A DAR CAR­TAS

De­pois do seu re­gres­so às com­pe­ti­ções afri­ca­nas, em Abid­jan, na edi­ção da Ta­ça dos Clu­bes Cam­peões de 2018, a meia-dis­tân­cia Na­tá­lia Ber­nar­do, co­me­ça a ga­nhar es­pa­ço na equi­pa do 1º de Agos­to que dis­pu­ta a 41ª edi­ção da Ta­ça dos Cam­peões.

A jo­ga­do­ra, pou­co uti­li­za­da por Mor­ten Sou­bak nas com­pe­ti­ções in­ter­nas, tem con­quis­ta­do es­pa­ço na equi­pa mi­li­tar e tem me­re­ci­do da par­te do trei­na­dor mais opor­tu­ni­da­des em Ca­bo Ver­de.

Em con­sequên­cia é no­tó­rio o seu cres­ci­men­to. Após a dis­pu­ta das três pri­mei­ras par­ti­das na pro­va, a in­flu­en­te jo­ga­do­ra é uma das me­lho­res mar­ca­do­ras do con­jun­to afec­to às For­ças Ar­ma­das An­go­la­nas, só su­pe­ra­da por Cris­ti­a­ne Mwa­se­sa.

A in­ter­na­ci­o­nal con­go­le­sa tem 16 go­los mar­ca­dos, en­quan­to Na­tá­lia Ber­nar­do so­ma 13. Além dos go­los, a in­fluên­cia da jo­ga­do­ra na es­tra­té­gia de Mor­ten Sou­bak co­me­ça a dar nas vis­tas. "Pa­ra mim a Na­tá­lia es­tá sim a vol­tar", co­men­tou Pedro Go­di­nho, pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção An­go­la­na de An­de­bol.

No pri­mei­ro jo­go Na­tá­lia apre­sen­tou-se com qua­tro go­los, mar­cou cin­co na se­gun­da par­ti­da e vol­tou a mar­car ou­tros qua­tro no ter­cei­ro jo­go. A jo­ga­do­ra tem re­gis­tos su­pe­ri­o­res ao de go­le­a­do­ras co­mo Al­ber­ti­na Cas­so­ma, Isa­be Gui­a­lo ou He­le­na Paulo. Aliás, em re­la­ção à Al­ber­ti­na Cas­so­ma va­le as­si­na­lar, que es­tá dis­cre­ta no que à con­cre­ti­za­ção diz res­pei­to. A jo­ga­do­ra tem a in­co­mum sa­fra de oi­to go­los em três par­ti­das.

KINDALA MA­NU­EL | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Re­pre­sen­tan­tes de An­go­la con­ti­nu­am a dar car­tas na pro­va afri­ca­na

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.