Sporting do Lu­ban­go abre es­co­la

Jornal dos Desportos - - MODALIDADE­S - GAUDÊNCIO HAMELAY | NO LU­BAN­GO.

Com trin­ta pra­ti­can­tes, o Sporting Clu­be do Lu­ban­go abriu, há 20 di­as, no pa­vi­lhão le­o­ni­no, a es­co­la de bo­xe na ca­pi­tal da Hui­la. As cri­an­ças e os jo­vens apai­xo­na­dos pe­lo des­por­to de combate vêem con­cre­ti­za­dos os so­nhos de su­bir ao rin­gue.

Com a im­ple­men­ta­ção do pro­jec­to de mas­si­fi­ca­ção, o bo­xe hui­la­no cria as pre­mis­sas pa­ra o res­ga­te da ima­gem per­di­da nos úl­ti­mos anos. As ter­ras al­tas da Che­la tem um cur­rí­cu­lo re­che­a­do de cam­peões na­ci­o­nais.

Em de­cla­ra­ções ao Jor­nal dos Des­por­tos, o pre­si­den­te da agre­mi­a­ção le­o­ni­na, Rui Hum­ber­to Tel­les, as­se­gu­rou que a con­cre­ti­za­ção do pro­jec­to de for­ma­ção de atle­tas re­sul­ta de­pois de mui­to tem­po de pon­de­ra­ção. As cri­an­ças têm pri­o­ri­da­de na ins­cri­ção. "O pro­jec­to é des­ti­na­do às cri­an­ças, ape­sar da in­ser­ção de al­guns pra­ti­can­tes com ida­de de 18 anos com al­gu­mas no­ções de bo­xe. Um ado­les­cen­te de 12 ou 13 anos tem mais pro­ba­bi­li­da­de de ab­sor­ver os co­nhe­ci­men­tos pa­ra sin­grar na vi­da adul­ta. É com­pli­ca­do for­mar um jo­vem de 18 ou 20 anos de ida­de. Até chegar á ma­tu­ra­ção com­pe­ti­ti­va, es­tá na fa­se de fim de car­rei­ra", jus­ti­fi­cou. Pa­ra me­lhor for­ma­ção de pu­gi­lis­tas, es­tá em cons­tru­ção um no­vo es­pa­ço pa­ra al­ber­gar os trei­nos. Rui Hum­ber­to Tel­les con­fir­mou que "as obras de­cor­rem a bom rit­mo". Os equi­pa­men­tos e os aces­só­ri­os es­tão de so­bras. A di­rec­ção co­lec­ci­o­na-os a al­gum tem­po e "já es­ta­vam co­ber­tas de tei­as", se­gun­do Rui Tel­les.O di­ri­gen­te hui­la­no ape­la à Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Bo­xe a gi­zar pla­nos de dis­tri­bui­ção de equi­pa­men­tos de mas­si­fi­ca­ção. "É bem-vin­do to­do o apoio que nos aju­de a mas­si­fi­car o bo­xe, por­quan­to a Hui­la sem­pre foi um pó­lo de de­sen­vol­vi­men­to da mo­da­li­da­de em An­go­la. Por es­sa ra­zão, de­via olhá-la com mais aten­ção pa­ra a res­tau­ra­ção da mís­ti­ca", dis­se. A es­co­la de bo­xe do Sporting do Lu­ban­go atraiu atle­tas de ou­tras es­co­las. Os pri­mei­ros atle­tas pa­ra al­ta com­pe­ti­ção vão ser lan­ça­dos nos pró­xi­mos seis me­ses. De­pois da con­so­li­da­ção do pro­jec­to, a di­rec­ção vai abrir as ins­cri­ções pa­ra a clas­se fe­mi­ni­na, se­gun­do o di­ri­gen­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.