FIFA no­meia co­mi­té de nor­ma­li­za­ção

Jornal dos Desportos - - INTERNACIO­NAL - AU­GUS­TO PANZO

A FIFA anun­ci­ou re­cen­te­men­te a no­me­a­ção de um Co­mi­té de Nor­ma­li­za­ção pa­ra co­or­de­nar o fu­te­bol na Re­pú­bli­ca das Co­mo­res, de­vi­do à in­ge­rên­cia mú­tua de al­guns ór­gãos na con­du­ção dos des­ti­nos da fe­de­ra­ção de fu­te­bol da­que­le país, con­for­me se po­de ler num co­mu­ni­ca­do in­se­ri­do no si­te "Afrik-fo­ot".

Na no­ta, a FIFA es­cla­re­ce que es­sa ini­ci­a­ti­va vi­sa eli­mi­nar que o pro­ces­so elei­to­ral pa­ra a no­me­a­ção do no­vo elen­co di­rec­ti­vo da fe­de­ra­ção lo­cal se­ja man­cha­do por ir­re­gu­la­ri­da­des, so­bre­tu­do pe­la ma­ni­pu­la­ção.

Os de­le­ga­dos das Li­gas ou con­gres­so da FFC têm fei­to pres­são so­bre os mem­bros do co­mi­té exe­cu­ti­vo da FFC. Is­so re­sul­ta­ria num ele­va­do ris­co de ma­ni­pu­la­ção das pró­xi­mas elei­ções da Fe­de­ra­ção de Fu­te­bol co­mo­ren­se

“A in­de­pen­dên­cia da co­mis­são de éti­ca da Fe­de­ra­ção de Fu­te­bol dos Co­mo­res, en­car­re­gue do pró­xi­mo pro­ces­so elei­to­ral es­tá cla­ra­men­te su­jei­ta à cau­ção. Um con­fli­to de in­te­res­ses en­tre os mem­bros do co­mi­té de éti­ca da FFC e os mem­bros do co­mi­té exe­cu­ti­vo em fun­ção ac­tu­al­men­te, bem co­mo uma in­ge­rên­cia des­tes úl­ti­mos no pro­ces­so da de­ci­são, tem vin­do a ser ob­ser­va­do. Os de­le­ga­dos das Li­gas ou con­gres­so da FFC têm fei­to pres­são so­bre os mem­bros do co­mi­té exe­cu­ti­vo da FFC. Is­so re­sul­ta­ria num ele­va­do ris­co de ma­ni­pu­la­ção das pró­xi­mas elei­ções da Fe­de­ra­ção de Fu­te­bol co­mo­ren­se”, de­fen­de a FIFA em co­mu­ni­ca­do.

É no qua­dro des­sa sus­pei­ta que a FIFA pre­fe­riu no­me­ar um co­mi­té de nor­ma­li­za­ção pa­ra ge­rir os as­sun­tos cor­ren­tes, re­vi­sar os es­ta­tu­tos, os có­di­gos elei­to­ral e de éti­ca e de or­ga­ni­zar as elei­ções da­qui até 30 de Se­tem­bro de 2020.

Co­mo o as­sun­to já era mo­ti­vo de vá­ri­as es­pe­cu­la­ções nos úl­ti­mos di­as, a FIFA pre­fe­riu ela pró­pria no­me­ar um co­mi­té de nor­ma­li­za­ção à fren­te dos des­ti­nos da Fe­de­ra­ção Co­mo­ren­se de Fu­te­bol, uma vez que as elei­ções es­ta­vam an­tes pre­vis­tas pa­ra o pró­xi­mo dia 15 de De­zem­bro do cor­ren­te ano, uma vez que o pre­si­den­te ces­san­te da re­fe­ri­da fe­de­ra­ção es­tá sus­pen­so pe­lo co­mi­té de éti­ca, o que o im­pe­de de se fa­zer re­pre­sen­tar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.