As­so­ci­a­ção de Ár­bi­tros apro­va pa­ra­gem

Jornal dos Desportos - - FUTEBOL - PAU­LO CA­CU­LO

O pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção de Ár­bi­tros de Fu­te­bol de An­go­la (AAFA), Vi­cen­te Gar­cia, ga­ran­tiu, on­tem, ao Jor­nal dos Des­por­tos, que as equi­pas de ar­bi­tra­gem con­ti­nu­a­rão a cum­prir pla­nos de trei­nos e de ac­tu­a­li­za­ção in­di­vi­du­al, en­quan­to du­rar a pa­ra­gem do Gi­ra­bo­la Zap, fa­ce aos ris­cos do Co­vid-19.

O lí­der as­so­ci­a­ti­vo aplau­diu a de­ci­são do Mi­nis­té­rio da Ju­ven­tu­de e Des­por­tos, em sus­pen­der as competiçõe­s, ten­do as­se­ve­ra­do que es­ta "é uma me­di­da de lou­var e apoi­a­da pe­los ár­bi­tros", em vir­tu­de de con­tri­buir pa­ra evi­tar a pro­pa­ga­ção do ví­rus.

Vi­cen­te Gar­cia des­ta­cou, ain­da, "a co­e­rên­cia e a res­pon­sa­bi­li­da­de" de­mons­tra­da pe­los or­ga­nis­mos que re­gem o des­por­to an­go­la­no, ten­do acres­cen­ta­do que es­ta po­si­ção "foi to­ma­da na al­tu­ra cer­ta", da­do ha­ver já três ca­sos po­si­ti­vos do no­vo Co­ro­na­ví­rus re­gis­ta­dos no país.

O di­ri­gen­te da AAFA ga­ran­tiu que, em vir­tu­de da sus­pen­são das ac­ti­vi­da­des des­por­ti­vas, as equi­pas de ar­bi­tra­gem não vão pa­rar. No en­tan­to, es­cla­re­ceu que, aten­den­do às re­co­men­da­ções do Mi­nis­té­rio da Saú­de, a as­so­ci­a­ção "de­sa­con­se­lhou trei­nos e for­ma­ção em gru­po", mas in­cen­ti­vou os ár­bi­tros "a man­te­rem a for­ma", pa­ra re­to­ma­rem com nor­ma­li­da­de a com­pe­ti­ção, quan­do es­ta vol­tar a ser au­to­ri­za­da.

"Os ár­bi­tros sem­pre es­tão em pre­pa­ra­ção. A pre­pa­ra­ção dos nos­sos as­so­ci­a­dos é cons­tan­te, por­que as no­vas leis exi­gem. Es­ta pa­ra­gem vai aju­dar, ain­da mais, na pre­pa­ra­ção in­di­vi­du­al de ca­da um e nos pro­ces­sos de ac­tu­a­li­za­ção. Vão ter mais tem­po pa­ra re­ver as leis e es­ta­rem mais pró­xi­mos do ma­te­ri­al di­dác­ti­co, já que não ti­ve­mos ses­sões de re­fres­ca­men­to an­tes da se­gun­da vol­ta do cam­pe­o­na­to", re­fe­riu Vi­cen­te Gar­cia.

JOÃO GO­MES

Vi­cen­te Gar­cia ga­ran­tiu que os ár­bi­tros vão man­ter a for­ma

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.