Adi­a­men­to dos Jo­gos Olím­pi­cos sem van­ta­gens

Pe­dro Godinho res­sal­ta des­van­ta­gens pa­ra a se­lec­ção na­ci­o­nal sé­ni­or fe­mi­ni­na

Jornal dos Desportos - - MODALIDADE­S - RO­SA NA­PO­LEÃO

Oa­di­a­men­to dos Jo­gos Olím­pi­cos de Tó­quio'2020 pa­ra Ve­rão de 2021 tem pou­co im­pac­to na se­lec­ção na­ci­o­nal de andebol sé­ni­or fe­mi­ni­na, a re­pre­sen­tan­te do con­ti­nen­te afri­ca­no na com­pe­ti­ção. A apre­ci­a­ção é do pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Andebol, Pe­dro Godinho.

Em re­ac­ção ao anún­cio do Pri­mei­ro-Mi­nis­tro ja­po­nês, Shin­zo Abe, o di­ri­gen­te an­go­la­no as­se­gu­rou ao Jor­nal dos Des­por­tos, que "não há van­ta­gens pa­ra o andebol an­go­la­no".

"Tra­ta-se de uma pan­de­mia que o mun­do in­tei­ro en­fren­ta. Por­tan­to, não ve­jo ne­nhu­ma van­ta­gem pa­ra o andebol na­ci­o­nal com o adi­a­men­to des­sa ac­ti­vi­da­de. O adi­a­men­to be­ne­fi­ci­a­ria An­go­la, ca­so não hou­ves­se o pro­ble­ma do Co­ro­na­ví­rus. Co­mo es­tá­va­mos aper­ta­dos no tem­po, da­ria fol­ga pa­ra uma me­lhor pre­pa­ra­ção das se­lec­ções, reu­nir as con­di­ções de vi­a­gem, do­cu­men­ta­ções e ou­tros pres­su­pos­tos ine­ren­te à com­pe­ti­ção. Ago­ra, is­so mu­da com os mo­ti­vos que le­va­ram o adi­a­men­to da ac­ti­vi­da­de, que é a pan­de­mia do co­ro­na­vi­rus", dis­se.

Pe­dro Godinho la­men­ta por não se po­der apro­vei­tar o tem­po até à re­a­li­za­ção dos Jo­gos Olím­pi­cos.

"In­fe­liz­men­te, não va­mos po­der apro­vei­tar o adi­a­men­to pa­ra na­da. Es­ta­mos to­dos de mãos ata­das e a olhar ape­nas pa­ra a re­so­lu­ção da do­en­ça. Es­ta­mos pra­ti­ca­men­te pa­ra­dos. Nin­guém po­de jun­tar-se pa­ra trei­nos e não se po­de vi­a­jar pa­ra os es­tá­gi­os pré-com­pe­ti­ti­vos. Por­tan­to, não há van­ta­gem al­gu­ma nis­so", la­men­tou.

O di­ri­gen­te re­fe­riu ain­da aos ní­veis com­pe­ti­ti­vo dos atle­tas, que po­de­rá bai­xar no pró­xi­mo ano, com o au­men­to da ida­de e res­pon­sa­bi­li­da­des.

"Te­mos de pen­sar ain­da no fac­tor tem­po. A ac­ti­vi­da­de só vai ser re­a­li­za­da no pró­xi­mo ano. Até lá, mui­tas das atle­tas po­dem apre­sen­tar mu­dan­ças ou bai­xas nos ní­veis de com­pe­ti­ção, aten­den­do a ida­de", jus­ti­fi­cou.

O adi­a­men­to dos Jo­gos Olím­pi­cos e Pa­ra­lim­pi­cos de Tó­quio'2020 foi anun­ci­a­do na úl­ti­ma ter­ça-fei­ra. A de­ci­são acon­te­ceu após a con­ver­sa por te­le­con­fe­rên­cia en­tre o Pri­mei­roMi­nis­tro ja­po­nês, Shin­zo Abe, e o pre­si­den­te do Co­mi­té Olím­pi­co In­ter­na­ci­o­nal, Tho­mas Ba­ch.

DO­MIN­GOS CADÊNCIA | EDI­ÇÕES NOVEMBRO

Pe­dro Godinho diz que as atle­tas po­dem so­frer mu­dan­ças no pró­xi­mo ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.