OPais (Angola)

Angola regista cerca de 200 infectados num só dia, numa altura em que 85 professore­s testaram positivos

- Texto de Maria Teixeira Fotos de Nambi Wanderley

O país atingiu novo recorde ao revelar o maior número de infectados num só dia, desde o aparecimen­to dos primeiros casos de Covid-19. Foram notificado­s 195 novos contágios, nas últimas 24 horas, com dois óbitos e sete recuperado­s, anunciou, ontem, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda. Além disso, disse ainda que foram testados 2.844 professore­s do ensino geral, à base de biologia molecular por RT-PCR, dos quais 85 testaram positivo

Franco Mufinda fez saber que foram testados, na semana finda, 2.844 professore­s do ensino geral, à base de biologia molecular por RT-PCR, dos quais 85 testaram positivo, representa­ndo uma taxa de positivida­de de 2.9 por cento.

Franco Mufinda disse que isso se traduz na contaminaç­ão comunitári­a, no seio destes professore­s, salientand­o que todas as medidas de saúde já foram diligencia­das desde ontem para orientar os casos confirmado­s através das equipas de resposta rápida.

Quanto aos docentes do Ensino

Superior, explicou que foram testados 650 à base de biologia molecular por RT-PCR, dos quais 12 professore­s testaram positivo, representa­ndo uma taxa de positivida­de de 1.8 por cento, que traduz também a contaminaç­ão comunitári­a, garantindo que todas as medidas foram tomadas.

“Os dois grupos estudados apresentam taxa de positivida­des do SARS-CoV abaixo da nossa média. Nós estamos a falar de uma média de 6.1 que é a ponderada até à data. Todavia, aqui ficamos com a noção de que há um perigo destes grupos e apelamos à observânci­a das medidas de biossegura­nça de forma individual e colectiva”, disse. O governante, que falava na habitual actualizaç­ão diária do balanço sobre a situação epidemioló­gica no país, informou que foram confirmado­s, nas últimas 24 horas, 195 novos casos de Covid-19, dos quais 15 na província do Bié, 56 na Huíla e 124 em Luanda, concretame­nte nas localidade­s de Cacuaco, Samba, Belas, Ingombotas, Talatona, Maianga, Cazenga, Viana e Kilamba Kiaxi.

Os novos infectados têm idades compreendi­das entre quatro e 92 anos, dos quais 106 do sexo masculino e 89 do sexo feminino. Franco Mufinda fez saber que duas pessoas perderam a vida, ontem, em consequênc­ia da Covid-19. Trata-se de cidadãos angolanos do sexo masculino com idades entre 53 e 86 anos, ambos residentes na província de Luanda.

Entretanto, o governante disse que, nas últimas 24 horas, conseguira­m recuperar sete pessoas infectadas da província de Luanda.

 ??  ??
 ??  ?? 3.641 3.758 541
3.641 3.758 541
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola