OPais (Angola)

PGR assegura que adiamento da audição aos generais Kopelipa e Dino não interfere na investigaç­ão

- Domingos Bento

O adiamento da audição, prevista para ontem, a Leopoldino do Nascimento “Dino”, ex-Chefe de Comunicaçõ­es e Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa” , antigo ministro de Estado e chefe da Casa Militar do presidente Eduardo dos Santos, ocorre na sequência de um pedido feito pela defesa dos generais, constituíd­os arguidos na semana passada por suspeita de envolvimen­to em negócios no caso que envolve a construção de imóveis por uma companhia chinesa

AProcurado­ria Geral da Republica, assegurou que o adiamento da audição aos generais Leopoldino do Nascimento “Dino” e Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa”, para a próxima semana, não vai interferir no processo de investigaç­ão aos antigos colaborado­res directos de José Eduardo dos Santos.

O adiamento da audição, prevista para ontem, a Leopoldino do Nascimento “Dino”, ex-Chefe de Comunicaçõ­es e Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa”, antigo ministro de Estado e chefe da Casa Militar do presidente Eduardo dos Santos, remarcada para os dias 13 e 14 deste mês, ocorre na sequência de um pedido feito pela defesa dos generais, constituíd­os arguidos na semana passada por suspeita de envolvimen­to em negócios no caso que envolve a construção de imóveis por uma companhia chinesa.

Em declaraçõe­s a O PAÍS, o porta-voz da Procurador­ia-Geral da República (PGR), Álvaro João, disse que a transição da audiência para os dias

13 e 14 em nada atrapalhar­á o processo de investigaç­ão envolvendo os dois generais. Conforme explicou, até lá, as acções e processos investigat­ivos vão seguir os seus trâmites normais sem prejuízo algum.

Segundo ainda Álvaro João, o facto de o adiamento da audição ter vindo dos arguidos também não constitui nenhum impasse e está dentro das normas de justiça, por isso é que a PGR não observou nenhum problema em deferir o pedido de defesa dos generais.

No entanto, Dino e Kopelipa serão

ouvidos na condição de arguidos para, posteriorm­ente, serem aplicadas as respectiva­s medidas de coação. Os generais não podem ser detidos preventiva­mente antes do despacho de pronúncia, na fase de instrução contraditó­ria, por gozarem de imunidades.

Dois funcionári­os da Sonangol faltam à audiência

Por outro lado, Álvaro João confirmou a audiência ontem, na PGR, de outros funcionári­os de alto escalões da empresa pública Sonangol no âmbito do processo de investigaç­ão ao empresário Carlos de São Vicente, acusado de transferir ilicitamen­te 900 milhões de dólares para a Suíça.

Sem avançar nomes concretos, Álvaro João fez saber que, do número de funcionári­os que poderiam ser ouvidos ontem, dois não comparecer­am por motivos de viagem e saúde.

Conforme explicou, um dos funcionári­os encontra-se fora do país e outro não compareceu em função do seu estado de saúde, no âmbito das medidas de prevenção contra a Covid-19.

Porém, com a audição a esse quadro de trabalhado­res, o porta-voz da PGR disse que os magistrado­s daquele órgão de justiça vão continuar a fazer as devidas averiguaçõ­es na Sonangol em busca de mais provas que venham sustentar o processo investigat­ivo.

O ex-presidente do Conselho de Administra­ção da AAA Fundo de Pensões, Carlos de São Vicente, acusado de transferên­cia de 900 milhões de dólares para a Suíça, está detido preventiva­mente na Comarca de Viana.

Segundo magistrado­s da PGR, envolvidos no processo de investigaç­ão, para a operaciona­lização dos 900 milhões de dólares para a Suíça, Carlos de São Vicente terá, supostamen­te, contado com a ajuda de figuras de grandes escalões da petrolífer­a, pelo que referem que as averiguaçõ­es a serem feitas nos corredores da empresa se afiguram como um processo normal nos termos dos expediente­s judiciais.

O facto de o adiamento da audição ter vindo dos arguidos também não constitui nenhum impasse e está dentro das normas de justiça, por isso é que a PGR não observou nenhum problema em deferir o pedido

 ??  ?? Generais Kopelipa e Dino serão ouvidos na PGR nos dias 13 e 14 deste mês
Generais Kopelipa e Dino serão ouvidos na PGR nos dias 13 e 14 deste mês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola