OPais (Angola)

Cidade capital inspira criação “Alma de Luanda”

- Talatona Art no Tupuc pela I.ª vez uma galeria de arte está acessível através de uma App Kim Kardashian revela que “mudar lençóis com luvas” a Kanye West foi “assustador”

Homenagem

Os cantos, recantos e encantos da cidade de Luanda, assim como as marcas da sua história, foram o mote para a criação de peças exclusivas, de uma colecção intitulada “Alma de Luanda”, uma iniciativa da marca Vista Alegra adstrita a empresa Etosha Grupo.

Em parceria com a designer e ilustrador­a brasileira Beatriz Lamanna, a Vista Alegre apresenta, nesta colecção, um serviço de Chá, cujas peças são uma homenagem à mulher luandense, guerreira, aqui apresentad­a com os seus lenços coloridos à cabeça.

Esta mesma colecção tem, igualmente, pratos decorativo­s, com ilustraçõe­s de locais icónicos da cidade de Luanda, entre os quais, a Baía de Luanda, o edifício do Banco Nacional de Angola e Ilha do Cabo, também conhecida por Ilha de Luanda.

“A Vista Alegre pretendeu, com o ‘Alma de Luanda’, prestar assim tributo à cidade capital-Luanda, retratando e perpetuand­o nas suas peças a essência de um povo, a sua arquitectu­ra, hábitos e costumes”, lê-se numa nota a que este jornal teve acesso.

Em Angola desde o ano 2013, a Vista Alegre foi fundada em Portugal em 1824, e está presente em cerca de 70 países, contando com mais de 200 lojas. Em Angola, é representa­da pelo Grupo Etosha, integralme­nte detido por capital angolano, com uma loja de referência na mesma cidade que homenageia.

Arte e tecnologia uniram-se numa parceria inédita. O final do mês de Setembro marcou o lançar de uma iniciativa que junta a galeria Talatona Art e a aplicação de entregas Tupuca. O objectivo passa por tornar a arte acessível, sobretudo em tempos de pandemia.

Em comunicado citado pelo sítio “VerAngola”, o Talatona Art explica que pretende “promover a arte contemporâ­nea e expandi-la a todo o país”. A métrica é simples: o público poderá aceder digitalmen­te ao catálogo da galeria, realizar uma encomenda e definir a data de entrega. Em exposição, estão “diferentes obras e renomados artistas”, com destaque para Uófole, Alcides Malayka, Tho Simões, Serafim Serlon, Ricardo Kapuka, Paulo Kussy, Guilherme Mampuya, Francisco Vidal, Fineza Teta, Armando Scott, Álvaro Macieira e o mestre Kapela.

SAÚDE

“Ele teve [coronavíru­s] mesmo no princípio, quando ninguém sabia como era”. Kim Kardashian deu uma entrevista à revista italiana Grazia, na qual abordou a batalha que o seu marido, Kanye West, travou contra o novo coronavíru­s. Em entrevista à Forbes, no passado mês de Julho, o rapper afirmou ter contraído a Covid-19 ainda em Fevereiro. “Ele teve [coronavíru­s] mesmo no princípio, quando ninguém sabia como era”, explicou Kim.

“Não havia mais ninguém na casa para ajudar. Tive de lhe mudar os lençóis e ajudá-lo a sair da cama quando ele não estava bem. Mudar-lhe os lençóis com luvas e escudo facial foi assustador”, acrescento­u.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola