OPais (Angola)

Quase 4 milhões já votaram nos EUA, indicando comparecim­ento recorde

-

Os norte-americanos estão a correr para depositar os seus votos antes da eleição de Novembro num ritmo inédito, mostram números da votação antecipada, o que indica um possível comparecim­ento recorde para o confronto entre o presidente Donald Trump e o rival democrata Joe Biden. Faltando quatro semanas para a eleição de 3 de Novembro, mais de 3,8 milhões de norte-americanos já votaram, uma cifra que supera de longe os cerca de 75 mil que o haviam feito, a esta altura, em 2016, de acordo com o U.S. Elections Project, que compila dados da votação antecipada.

A mudança foi fomentada pela ampliação da votação antecipada e por correio em muitos Estados como formas seguras de depositar cédulas durante a pandemia de coronavíru­s e pelo anseio de opinar sobre o futuro político de Trump, disse Michael McDonald, da Universida­de

da Flórida, que administra o projecto.

“Nunca vimos tantas pessoas a votarem tão antes de uma eleição”, explicou McDonald. “As pessoas depositam os votos quando se decidem, e sabemos que muitas pessoas se decidiram muito tempo atrás e já tem um julgamento sobre Trump.” O aumento precoce levou McDonald a prever um comparecim­ento recorde de cerca de 150 milhões, o que representa 65% dos eleitores habilitado­s -a taxa mais alta desde 1908. Biden supera Trump em pesquisas nacionais de opinião, mas sondagens em Estados cruciais indicam uma disputa acirrada. Os números relatados até ao momento vêm de 31 Estados, disse McDonald, e crescerão rapidament­e à medida que mais deles iniciarem a votação antecipada e relatarem os valores totais de votos pelo correio nas próximas semanas. Só cerca de meia dúzia de Estados não permite algum tipo de votação antecipada.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola