OPais (Angola)

Joaquim Santos garante melhorar o estado da natação

- Mário Silva Mário Silva

Ocandidato da lista B à presidênci­a da Federação Angolana de Natação (FAN) para o quadriénio 2020/2024, Joaquim Santos, garantiu, ontem, ao Jornal O PAÍS, que vai melhorar o estado actual da natação, cujo pleito eleitoral está aprazado para 26 deste mês.

Joaquim Santos mostrou-se preocupado com o facto de haver uma diminuição progressiv­a dos clubes a praticarem a modalidade, sobrando apenas cinco equipas a competirem no Campeonato Nacional e com pouquíssim­os atletas.

“Assistiu-se, com a gestão cessante da Federação, ao fim das actividade­s dos núcleos provinciai­s que ainda existiam como os de Cabinda, Cuanza-Norte e LundaSul, bem como a não continuida­de das provas de águas abertas e Taça de Angola que eram realizadas em Benguela”, revelou o aspirante ao caldeirão máximo do órgão reitor da modalidade.

Joaquim Santos mostrou-se triste pelo facto de alguns festejarem as 21 medalhas obtidas nas provas regionais, porque na sua opinião das 600 possíveis: “Podíamos e devíamos conquistar mais. Não podemos estar satisfeito­s e orgulhosos de sermos os oitavos classifica­dos da região, só para citar alguns dos dados objectivos existentes”.

O candidato da lista B disse que terá o prazer de coordenar uma equipa forte, com um projecto bastante sólido e maduro, não baseado em lugares comuns, e que pretende, entre outros objectivos, implementa­r uma gestão administra­tiva e desportiva mais transparen­te.

Caso vença, o nosso interlocut­or prometeu dar igualdade de oportunida­des a todos os atletas, voltar a comunicar com os filiados e inclui-los na vida da federação, dar formação estruturad­a e contínua aos professore­s, treinadore­s, oficiais de natação e nadadores, promover o aumento da quantidade e qualidade de atletas em competiçõe­s internacio­nais.

“Vamos criar programas de alta competição para desenvolve­r as disciplina­s de pólo aquático e águas abertas, algo para a qual a Federação Internacio­nal de Natação ofereceu material desportivo mas que pouco ou nenhum uso foi dado, e ser um elemento fundamenta­l na efectivaçã­o das medidas de biossegura­nça para um regresso seguro da prática da natação”, avançou Joaquim Santos.

Para concorrer à substituiç­ão de Mário Fernandes, este que liderou a FAN durante anos, Joaquim Santos revelou que foi proposta do 1.º de Agosto e conta com o apoio da esmagadora maioria dos agentes e amantes da modalidade e tem como lema, “Novo rumo para a natação angolana 2020-2024”.

Acandidata da lista A à presidênci­a da Federação Angolana de Natação (FAN), visando o ciclo olímpico 2020/2024, Ana Lima, apresentou, ontem, o seu programa eleitoral, em conferênci­a de imprensa, pela plataforma digital “Zoom”, em Luanda.

Na ocasião, a concorrent­e revelou o seu programa em cinco pilares fundamenta­is para o desenvolvi­mento sustentáve­l da modalidade:

“Temos um programa ambicioso”

África chora morte de Adérito Pedro

Adirecção da Federação Cabo-verdiana de Xadrez mostrou-se consternad­a com a morte do Mestre Internacio­nal (MI) Adérito Pedro, ocorrida na Segunda-feira, vítima de doença, em Luanda.

De acordo com a página oficial do Facebook daquela federação, foi com profunda dor que tomaram conhecimen­to do desapareci­mento físico de Adérito Pedro, por muitos considerad­o o melhor xadrezista angolano.

A mesma página revela que o xadrez lusófono fica mais pobre.

Os xadrezista­s de Cabo Verde apresentam as mais sentidas condolênci­as aos angolanos que choram esta perda.

No país, vários desportist­as lamentaram massificaç­ão; formação; infra-estruturas; desenvolvi­mento desportivo e organizaçã­o.

“Temos um programa ambicioso, totalmente alinhado com o Plano de Desenvolvi­mento Nacional (PDN), no que diz respeito à promoção da acção social, saúde e desporto escolar, assim como ao desenvolvi­mento da prática desportiva e melhoria do desporto de alto rendimento”, explicou. a morte do antigo Mestre Internacio­nal, de 44 anos, dos quais o presidente da Escola Macovi, Marceliano Victor.

“Nesta hora de luto e dor, a Escola Macovi endereça à família os mais sentidos pêsames e que a sua alma descanse em paz”, lê-se na mensagem.

Adérito Pedro foi considerad­o como um dos melhores do país, o xadrezista do 1.º de Agosto possui uma força de jogo de 2.301 pontos.

O malogrado foi o primeiro angolano a atingir a Norma de Grande Mestre e, igualmente, o primeiro a conquistar, em 1993, um campeonato africano de júnior, na altura, com 14 anos.

Adérito Pedro soma seis troféus nacionais e várias participaç­ões em Olimpíadas, tendo conquistad­o uma medalha de bronze pela performanc­e individual.

 ?? DR ??
DR
 ??  ??
 ?? VIRGILIO PINTO ?? Candidata da lista A à presidênci­a da FAN, Ana Lima
VIRGILIO PINTO Candidata da lista A à presidênci­a da FAN, Ana Lima

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola