OPais (Angola)

para autarquias locais Executivo desembolsa USD 250 milhões

-

Uma verba superior a 250 milhões de dólares norte-americanos é o montante que o governo angolano prevê gastar na criação de condições prévias para a institucio­nalização das autarquias locais no país.

A informação é do secretário de Estado para as Autarquias Locais, Márcio Daniel, quando falava na última Segunda-feira a propósito do arranque da empreitada de construção da primeira infraestru­tura administra­tiva e autárquica da Catumbela, das oito previstas em igual número de municípios do país.

Márcio Daniel admitiu que o Orçamento Geral do Estado (OGE), para o exercício de 2020, prevê uma verba avaliada em mais de 250 milhões de dólares, o equivalent­e em kwanzas, para permitir criar condições para a institucio­nalização das autarquias locais.

Segundo o responsáve­l, a construção da aludida infra-estrutura no município da Catumbela, na província de Benguela, insere-se num mais amplo conjunto de projectos inscritos no OGE para o exercício de 2020 e que visam criar condições para o processo de descentral­ização administra­tiva.

Dentre os vários projectos directamen­te ligados ao processo preparatór­io da institucio­nalização das autarquias locais, o responsáve­l destacou, por exemplo, a reabilitaç­ão e a ampliação de 86 edifícios das administra­ções municipais, cujas condições técnicas e infra-estruturai­s reclamam intervençã­o em termos de recuperaçã­o.

Além da edificação de espaços para o funcioname­nto das futuras assembleia­s municipais das autarquias locais, também ressaltou a existência no OGE/2020 de projectos para a construção de complexos residencia­is administra­tivos em 36 municípios, com uma estrutura orgânica do tipo C e D.

 ??  ?? Márcio Daniel, secretário de Estado para as Autarquias Locais
Márcio Daniel, secretário de Estado para as Autarquias Locais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola