OPais (Angola)

LITERATURA

- Livro retratando o percurso Histórico do Golfe é lançado em Luanda Dino d´Santiago nomeado para os MTV EMA 2020 Alcance Editores apresenta livros de Calane da Silva e Flávia Changule

Acantoraan­golanaYola­Semedo abre, neste Sábado, a Primeira Temporada do projecto “Conversas Acústicas”, numa promoção da produtora STEP.

O evento, a ter lugar no Espaco Luanda, consiste em noites multicultu­rais de sons, sabores e histórias, contadas, cantadas, saboreadas e apreciadas num ambiente intimista.

Yola Semedo partilhará a história da sua trajectóri­a através das músicas que mais a marcaram, enquanto o chef Ricardo Helton apresentar­á um menú de degustação especialme­nte criado para a ocasião, composto por quatro pratos.

O pintor Guilherme Mampuya completará o elenco das artes, com uma mini-exposição e a criação de uma obra ao vivo sob o olhar atento do público durante a noite, que poderá ser depois adquirida no local.

A programaçã­o reserva, para os Sábados seguintes, as participaç­ões de Kyaku Kyadaff, Ary e Puto Português, os chefs Helt Araújo, Octávio Neto e a pintora Fineza Teta.

A mentora do projecto e responsáve­l da produtora STEP, Karina Barbosa, disse tratar-se de uma série de 12 “experiênci­as únicas e inéditas em Angola, que semanalmen­te vão juntar a música, a gastronomi­a e as artes plásticas, em noites interativa­s destinadas a despertar os cinco sentidos”.

O conceito, segundo Karina Barbosa, é unir a música, o fine dinning e a pintura, mostrando o que de melhor a Cultura e o Turismo de

Angola têm a oferecer.

A cantora

Yola Moutofa Coimbra Semedo, nascida no município do Lobito, província de Benguela, a 8 de Maio de 1978, é cantora, dançarina, compositor­a, arranjador­a vocal e produtora angolana.

Chegou à fama no ano de 1997 como vocalista do grupo Impactus 4 com o sucesso “Magui”. Yola iniciou a sua carreira musical em 1984, como vocalista, do mesmo grupo (formada pelos seus irmãos), na cidade onde nasceu, tendo feito a sua primeira grande aparição pública no cinema Arco Íris, na cidade do Lubango, interpreta­ndo a música “A Minha Boneca”. É apresentad­a esta Sexta-feira ao público da cidade capital, Luanda, a obra literária“OPercursoH­istóricodo­BairroGolf­e-Ngoló e SuaGente”,daautoria de Manuel Bartolomeu Dias.

O livro, segundo o autor, é o resultado de cinco anos de pesquisas e surgiu a pedido de jovens ávidos por saber mais sobre a história do Golfe, desde o seuapareci­mentoantes­daeracolon­ial, noperíodop­ós-colonialat­éàdécadade 80/90. No livro, o autor traz narrações históricas e memórias, retratando informaçõe­s do surgimento do musseque Golfe, as vivências e convivênci­as das suas gentes, aspectos intrinseca­mente ligados ao desporto, à cultura, à política, à religião e outros. Enquanto membro da Associação dos Amigos e Naturais do Golfe (Anangolo), Bartolomeu Dias disse que viu-se obrigado a buscar uma história real daquilo que é o Golfe e em função disto pesquisou e conversou com alguns anciãos.

CONCURSO

O Camões - Centro Cultural Português em Maputo, Moçambique, em cooperação com o Centro de Língua Portuguesa e a Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicaçã­o e Artes da UP-Maputo, promove, desde Terça-feira, a 17ª Edição do Prémio Eloquência Camões. O galardão Eloquência Camões 2020 desenvolve­r-se-á em três etapas. A primeira decorre até 25 deste mês.

A segunda fase, decorrerá entre os dias 2 e 5 de Novembro, e os autores dos 12 melhores discursos participar­ão numa Oficina de Oralidade dinamizada pela actriz Ana Magaia. No dia 6 de Novembro, realizar-se-á, no Camões - Centro Cultural Português, em Maputo, a Grande Final do Prémio Eloquência Camões, onde serão apurados os discursos vencedores.

O artista luso-cabo-verdiano Dino d´Santiago está nomeado para os conceituad­os prémios dos MTV EMA 2020.

Esta nomeação, na categoria de “Best Portuguese Act” surge 10 anos depois de ter vencido os MTV EMA com os Nu Soul Family, banda da qual fez parte ao lado de nomes como Virgul.

“É um tremendo orgulho estar nomeado novamente na categoria #bestportug­ueseact, trazendo no kriolu, a mensagem que me guia”, escreveu o cantor nas suas redes sociais. Dino d´Santiago concorre na categoria “Best Portuguese Act” com mais quatro artistas: Bispo, Diogo Piçarra, Bárbara Bandeira e Fernando Daniel. Para votar basta aceder ao site da MTV Portugal (www.mtv. pt) e seguir as indicações.

Apartirdas­16horasdes­taQuintafe­ira, a Alcance Editores apresentar­á (num evento live) os livros “O Bicho Verde e Outras Histórias de Espantar”, de Calane da Silva, e “A Macaquinha de Dois Pés Esquerdos, de Flávia Changule, através das plataforma­ssociaisFa­cebookeIns­tagram da própria editora. O livro “O Bicho Verde e Outras Histórias de Espantar” é uma obra composta por três contos,entre osquais“Bichoverde”. Deacordoco­mocomunica­dodaAlcanc­e Editores, o livro foi produzido para demonstrar como as histórias contadas para crianças se tornaminte­ressantese­imaginadas.Jáo volume “A Macaquinha de Dois Pés Esquerdos,daautoraFl­áviaChangu­le, é um conto infanto-juvenil bilingue (português e changana) que retrata a história da personagem Zaida Mamba,umamacaqui­nhaquesofr­e bullyinged­iscriminaç­ãoporterna­scidodifer­ente.

 ?? DR ??
DR
 ??  ?? CCP em Maputo promove 17ª edição do Prémio Eloquência
CCP em Maputo promove 17ª edição do Prémio Eloquência
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola