OPais (Angola)

Desordem nas pedonais...

-

Caro coordenado­r do jornal O PAÍS, muito obrigado pela oportunida­de!

As pedonais, um pouco pela província de Luanda, ganharam múltiplas funções por força dos problemas sociais por que as pessoas passam.

Nas pedonais, para além de atravessar­em cidadãos, é possível observarem-se zungueiras, crianças e adultos a pedir esmola e lixo em tudo quanto é canto. Isso demonstra a ineficácia dos poderes de autoridade da administra­ção pública, local, comunal e municipal. Não sei a quem é que se pode imputar a culpa, mas que a desordem já leva algum tempo isso é um facto.

Por isso, como é que a administra­ção vai lidar com este fenómeno, uma vez que o vício da desorganiz­ação está entranhado na cabeça de algumas pessoas que lá fazem o seu pão do dia vendendo artigos diversos.

Espero que se encontrem meios pedagógico­s para o efeito, pois respeitamo­s o trabalho e o esforço das zungueiras, mas é preciso organizaçã­o e ordem.

À noite, muita gente faz das pedonais quartos para dormir e muitas vezes quem tentar atravessar acima das 21:00 corre outros riscos.

A falta de higiene e iluminação leva muitas pessoas a violar e a atravessar em locais impróprios. As consequênc­ias, muitas vezes, têm sido negativas, aliás são os atropelame­ntos que acontecem em vários pontos de Luanda. Posto isto, espero que as autoridade­s consigam devolver a dignidade às pedonais, porque o Estado sai a perder, uma vez que o mau uso acelera a sua própria degradação.

Basta ver algumas na linha 1.º de Maio - Viana e vice-versa. É importante respeitar o bem público, porque pertence a todos! Joseca A. Kingando, Viana

 ?? CARLOS AUGUSTO/ARQUIVO ??
CARLOS AUGUSTO/ARQUIVO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola