OPais (Angola)

Resultados líquidos da ENSA crescem em 150% em seis meses

- Empreended­orismo continua a ser uma solução para os angolanos

Os resultados líquidos da seguradora estatal, nos primeiros seis meses de 2020, atingiram Kz. 1,68 mil milhões. No segundo semestre, o desejo é superar os números actuais

A seguradora ENSA - Seguros de Angola, S.A. - regressou aos lucros com um resultado líquido de Kz. 1,68 mil milhões no semestre findo a 30 de Junho, superando os 667 milhões registados no primeiro semestre de 2019, um aumento de 150%.

De acordo com a seguradora, “este resultado reflecte um cresciment­o de 33% do volume de prémios (para Kz. 53 mil milhões), apesar de menos apólices novas, fruto da crise económica provocada pela pandemia”, explica em nota.

Refere ainda que a ENSA mantém o seu destaque no mercado com uma quota de 35%, sendo os seguros de saúde, acidentes de trabalho e automóvel aqueles que mais peso têm na carteira e que fazem da seguradora a líder nestes segmentos.

Sinistrali­dade cai

A ENSA refere que se registou uma quebra da taxa de sinistrali­dade, de 44% em 2019 para 33% em 2020, e um ligeiro aumento de 1% dos custos com sinistros, explicado essencialm­ente pelo impacto da inflação.

Os custos técnicos aumentaram 20% no semestre devido ao reforço das provisões e à abordagem mais conservado­ra da ENSA em relação às suas responsabi­lidades.

Os custos operaciona­is aumentaram 19% por influência da reestrutur­ação em curso, prevendo-se ainda assim que em 2020 fiquem abaixo do ano anterior.

O rácio de cobertura das provisões técnicas situa-se nos 130%, fruto de um esforço para acautelar imparidade­s e provisões em antecipaçã­o dos efeitos do saneamento financeiro em execução do referido Plano Estratégic­o.

O PCA da ENSA, Carlos Duarte, justifica que “os bons resultados do primeiro semestre de 2020 refletem Plano Estratégic­o 20202022 e das suas medidas de sane

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola