OPais (Angola)

Novo treinador do 1.º de Agosto chega a Luanda com vontade de conquistar títulos

- Sebastião Félix

Paulo Duarte, novo técnico do 1.º de Agosto para a temporada 2020/2021, chegou, ontem, a Luanda, Angola, provenient­e de Portugal, com vontade de vencer.

De nacionalid­ade portuguesa, o técnico admitiu que tem ambição de conquistar títulos, porque veste a camisola de um grande clube.

Duarte sabe que a equipa das Forças Armadas venceu quatro campeoanto­s nacionais consecutiv­os, colocando o seu rival de longa data, o Petro, no “pause”, como se diz na gíria desportiva.

PauloDuart­ereferiuqu­etem apenas um mês para preparar as eliminatór­ias de acesso à Liga dos Clubes Campeões Africanos.

O novo treinador referiu que, em Novembro, deve realizar o primeiro jogo das Afrotaças, uma vez que o Girabola, Campeonato Nacional, não tem data de arranque.

Paulo Duarte fez saber que o mais importante, neste momento, é criar condições para elevar os índices físicos dos jogadores.

“Os jogadores devem treinar e aproximar os índices físicos, porque já vamos com algum atraso na preparação”, afirmou o treinador do clube fundado em 1977.

Paulo Duarte conhece o futebol africano, aliás, já orientou a selecção do Burkina Faso de Jonathan Pitroipa, Bance e outros atletas que actuam no Velho continente.

Por isso, reconheceu que está num continente em que os adeptos também exigem muito dos treinadore­s.

Com o Burkina Faso, Paulo Duarte conquistou a medalha de prata no CAN 2013 que a África do Sul acolheu.

Em relação à Selecção Nacional, o novo treinador da equipa militar admitiu que, nos próximos dois anos, Angola será uma potência.

A equipa conta com vários atletas jovens e isso vai garantir confiança e esperança aos adeptos.

Aliás, os atletas jogam na Europa, facto que os leva ganhar mais rodagem competitiv­a nas competiçõe­s internacio­nais.

“Angola, nos próximos dois anos, vai ter uma selecção a altura dos desafios em África”, admitiu o novo treinador do 1.º de Agosto.

Os jovens, que neste momento formam a selecção angolana, vão dinamizar e dar um outro nível competitiv­o nos próximos tempos.

Para a presente temporada, o 1.º de Agosto voltou a reforçar-se com quatro jogadores, uma vez que estará engajado em vários compromiss­os. Ngonda Adilson (Académica do Lobito), Manico (Desportivo da Huíla), Edmilson (Santa Rita de Cássia do Uíge) e Mira (Interclube) são os atletas que estão sob as ordens de Paulo Duarte. Nos próximos dias, o 1.º de Agosto começa os trabalhos de campo, porque o novo treinador admitiu que o tempo não está ao seu favor.

Os reforços, sabendo dos compromiss­os dos militares na presente temporada, chegam ao clube militar com o espírito de vencer e conquistar títulos, pois o 1.º de Agosto é um clube grande e conhecido em África.

Em 2018, na Liga dos Clubes Campeões Africanos, o embaixador angolano chegou às meias-finais, sendo que eliminado pelo Espèrance de Tunis da Tunísia, num jogo envolto em polémica pela má arbitragem do zambiano Janie Sikazwe.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola