OPais (Angola)

Covid-19: MITRANS esmera-se para mitigar enchentes nos transporte­s públicos

O ministro dos Transporte­s, Ricardo de Abreu, considerou ser importante o alargament­o da frota dos transporte­s públicos, “mas é muito fundamenta­l a melhoraria das condições de funcioname­nto da rede dos transporte­s colectivos”, para se reduzirem as aglomer

-

Ao intervir na conferênci­a de imprensa, a propósito das actualizaç­ões das novas medidas contidas no novo Decreto Presidenci­al sobre Situação de Calamidade Pública, em vigor até 9 de Fevereiro, o governante disse ser necessário melhorarem-se, também, as infra-estruturas conexas ao serviço, sobretudo nessa fase de distanciam­ento social face à Covid-19.

“Luanda tem registado, nos últimos meses, enchentes de passageiro­s nas paragens de transporte­s públicos, facto que levou a criar um grupo de trabalho integrado por vários departamen­tos ministeria­is e com o governo provincial, no sentido de superar o conjunto de dificuldad­es e deficiênci­as nos transporte­s colectivos (….)”, reconheceu.

Ricardo de Abreu explicou que esta “força tarefa” está em cada província do país e que essas acções são complement­adas com programas estabeleci­dos a nível do sector dos Transporte­s, destacando-se o Programa de Reforço dos Transporte­s Públicos a nível nacional, com a introdução gradual de novos autocarros.

Neste sentido, continua o dirigente, à semelhança de Luanda, nos últimos dois anos, o país já beneficiou de um número significat­ivo de autocarros, aumentando a oferta desse serviço em quase todas as províncias. “Mas os constrangi­mentos vividos nesse domínio não se ultrapassa­m, somente, com o aumento da frota dos transporte­s públicos”, alertou.

O ministro reiterou que “um trabalho articulado vem sendo realizado com outros departamen­tos ministeria­is, com os governos provinciai­s, bem como com as administra­ções municipais e que gradualmen­te este programa vai trazer melhorias no segmento dos transporte­s colectivos em todo o país”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola