OPais (Angola)

Professor vê ‘perigo de escalada’ se Biden não reverter a remoção de Trump de restrições a Taiwan

-

Aremoção das “restrições” entre EUA e Taiwan pelo governo Trump gerou forte reacção de Pequim, que advertiu os EUA a não “brincar com fogo”.

Por outro lado, a equipa de transição de Joe Biden teria afirmado que as suas negociaçõe­s com Taiwan continuari­am a ser regidas pela Lei de Relações com Taiwan.

Existe um sério “perigo de escalada” se o governo de Joe Biden não reverter a decisão do governo Trump em remover as restrições aos laços entre Taiwan e Washington, segundo Srikanth Kondapalli, professor de Estudos Chineses da Universida­de Jawaharlal Nehru (JNU) de Nova Deli, contou à Sputnik. O secretário de Estado norteameri­cano, Mike Pompeo, afirmou que os EUA acabariam com asrestriçõ­es“auto-impostas”nas negociaçõe­sentreWash­ingtonea nação insular. Assim, a visita da embaixador­a dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Kelly Croft, a Taipé nesta semana, está programada para acontecer sob um novo conjunto de regras. “A declaração do secretário de Estado Mike Pompeo [sobre a remoção das ‘restrições’] é uma questão administra­tiva que pode ser revertida pelo presidente eleito Joe Biden se ele decidir. O perigo de escalada é se Biden não intervier!

A retaliação da China pode aumentar ainda mais os custos para ambos. Taiwan foi um ponto de inflamação ao longo de várias décadas e passou por duas grandes crises em 1958 e 1994”, explica Kondapalli.

 ??  ?? Presidente eleito dos EUA, Joe Biden
Presidente eleito dos EUA, Joe Biden

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola