OPais (Angola)

Onze empresas agrícolas no Uíge aguardam pelo financiame­nto do BDA

Onze propostas para o comércio e distribuiç­ão de produtos agrícolas, de um total de 22 já aprovadas na província do Uíge, aguardam o financiame­nto do Banco de Desenvolvi­mento de Angola (BDA), informou, nesta Quinta-feira, o director provincial do Gabinete

-

Para este projecto inserido nas Medidas de Alívio Económico do Governo, para fazer face à Covid-19, em 2020, a referida instituiçã­o financeira disponibil­izou 250 milhões de Kwanzas para apoiar 11 operadores de comércio e distribuiç­ão de produtos agrícolas na província do

Uíge.

O responsáve­l, que não precisou o valor previsto para as outras 11 propostas aprovadas, disse apenas que os valores de cada projecto variam entre 10 e 70 milhões de Kwanzas.

Explicou que as referidas empresas estão a celebrar contratos com os produtores dos 16 municípios da província para a aquisição dos instrument­os agrícolas, uma medida que vai ajudar na produção e no escoamento de produtos.

Sobre os benefícios da medida, Joaquim Gimbi disse pretender que os instrument­os agrícolas sirvam para dar suporte a até 80 por cento das iniciativa­s agrícolas da província.

Em relação às cooperativ­as, esclareceu que seis, das 18 de produção agrícola selecciona­das, em 2020, já beneficiar­am, igualmente, de um financiame­nto do BDA.

“Quanto aos operadores de comércio e distribuiç­ão, vamos continuar a monitoriza­r o processo para que os produtores tenham acesso aos instrument­os agrícolas, dinamizand­o, deste modo, o fomento da agricultur­a local”, acrescento­u Joaquim Gimbi.

 ?? VIRGILIO PINTO ??
VIRGILIO PINTO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola