OPais (Angola)

Finalmente! m concurso internacio­nal para a gestão do aterro sanitário dos Mulenvos foi ontem anunciado pelo ministro da Economia e Planeament­o, Sérgio Santos, prognostic­ando um novo método de actuação das autoridade­s no tratamento dos resíduos sólidos.

-

UAo longo dos anos, apesar da implementa­ção de vários modelos de limpeza no país, não parecia haver a sensibilid­ade de que do lixo também se extrai riquezas, produz-se energia e ainda permite a criação de milhares de postos de trabalho.

Enquanto noutras partes do mundo milhares de pessoas saíam da pobreza usando como recurso os resíduos sólidos, através da reciclagem, entre nós permanecia o ardente desejo de que o Executivo deve desembolsa­r mais algumas dezenas de milhares de Kwanzas para este ambicioso negócio.

Mesmo de forma acanhada, há vários exemplos em Luanda de profission­ais que sempre fizeram do lixo a sua matéria-prima. O que faltava era este empurrão institucio­nal para que pudessem fazer desta actividade algo normal como as demais existentes no país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola