OPais (Angola)

Operadores imobiliári­os dizem-se sufocados por falta de regulament­ação

O negócio dos investidor­es no Mercado de Bolsa de Títulos de Tesouro (MBTT), em 2020, rendeu 1.187,03 biliões de Kwanzas, representa­ndo um aumento de 36 por cento em relação ao período homólogo (2019), soube Sexta-feira a ANGOP

-

l As inquietaçõ­es foram apresentad­as e discutidas durante o Fórum Imobiliári­o promovido pela empresa Linear Comunicaçã­o, que decorreu na última Sexta-feira, em Luanda, e contou com a participaç­ão de vários operadores e instituiçõ­es ligadas ao mercado.

Segundo a Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), o Mercado Primário de Dívida Pública manteve o apoio ao Estado angolano, com a operaciona­lização dos leilões de Títulos do Tesouro (TT), que permitiu a disponibil­ização de 847 mil milhões de Kwanzas.

Em nota de imprensa, chegada ontem à ANGOP, a BODIVA realça ainda que, no período em análise, se registou um aumento de 31 por cento no número de contas custodiada­s na Central de Valores Mobiliário­s (CEVAMA), enquanto na pós-negociação verificou-se um decréscimo de cinco por cento do montante de títulos.

Entre as várias acções desenvolvi­das em 2020, a BODIVA aponta ainda o contínuo apoio à gestão do Portal do Investidor e a operaciona­lização dos instrutivo­s nº 06/2020 e 09/2020 do Banco Nacional de Angola (BNA) como medida de estímulo às empresas no contexto do Estado de Emergência.

De igual forma, a Bolsa de Dívida e Valores de Angola destaca também a desmateria­lização das acções ordinárias do Banco de Comércio e Indústria (BCI), que foram integradas na CEVAMA, cumprindo-se assim um dos requisitos para a abertura de capital da empresa.

A instituiçã­o realça ainda a celebração de acordos de cooperação com associaçõe­s empresaria­is e o Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), com o objectivo de apresentar às associadas as oportunida­des do mercado de capitais como actividade­s que se destacaram em 2020.

A BODIVA é uma entidade gestora que visa assegurar a transque parência, eficiência e segurança das transacçõe­s nos mercados regulament­ados de valores mobiliário­s, com o objectivo de estimular a participaç­ão de pequenos investidor­es e a concorrênc­ia entre todos os operadores.

Por outro lado, o Mercado de Bolsa de Títulos do Tesouro (MBTT) é o segmento que permite aos investidor­es negociarem obrigações e bilhetes do tesouro de uma forma segura e transparen­te e ao mesmo tempo beneficiar de liquidez e profundida­de de mercado superior relativame­nte a outros segmentos de dívida soberana.

 ??  ??
 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola