OPais (Angola)

Pokémon comemora 25 anos em alta com ajuda da pandemia

O vídeojogo Pokémon, uma das franquias globais mais bem-sucedidas, assinala hoje 25 anos da estreia no Japão, agora reforçado pela pandemia da Covid-19 que tem impulsiona­do o entretenim­ento digital

-

Neste mesmo dia, em 1996, os títulos originais da franquia, “Pokémon Red” e “Pokémon Green”, foram lançados no Japão para o não menos revolucion­ário Game Boy da Nintendo, no qual o jogador desempenha­va o papel de um rapaz que sonha apanhar todos os “Pocket Monsters”, ou na abreviatur­a, pokémon. Um quarto de século mais tarde, esses títulos e 150 criaturas evoluíram, em formato e género, para a publicação de dezenas de jogos que venderam mais de 368 milhões de cópias, com mais de 800 pokémon para descobrir, catalogar e reproduzir.

Mais de 22 mil milhões de cartões coleccioná­veis distribuíd­os em 77 países ou uma série animada com mais de mil epibituais sódios em 23 épocas, licenciada em 176 países, são outros marcos importante­s.

Há cinco anos, a chegada aos telemóveis do Pokémon GO, com mais de mil milhões de ‘downloads’, acabou por transforma­r um fenómeno já global, que soube adaptar-se a novos públicos e também cativar a maioria dos adultos, pelo menos até à chegada da pandemia da Covid-19. “Vamos continuar a oferecer novas e inovadoras formas de experiment­ar o mundo do Pokémon durante os próximos 25 anos”, disse o director de marketing Peter Murphy da divisão internacio­nal da The Pokémon Company, a empresa criada especifica­mente para gerir a franquia multimilio­nária, à agência de notícias espanhola EFE por ocasião do aniversári­o.

Para 2022, a empresa anunciou o lançamento de um novo jogo Nintendo Switch, “Pokémon Legends: Arceus”, no qual os jogadores terão de construir a primeira base de dados Pokémon (Pokédex) para uma das regiões da série, Sinnoh, apresentad­o pela primeira vez em 2006.

Estes títulos foram completame­nte refeitos em “Pokémon Shiny Diamond” e “Pokémon Shimmering Pearl” e serão lançados no final deste ano. O anúncio foi feito numa das haapresent­ações de vídeo da empresa, cuja emissão coincidiu com as 00:00 no Japão. As comemoraçõ­es do 25.º aniversári­o viraram-se para o formato digital e uma série de actuações musicais, no âmbito do projecto P25 Music, que decorrerá durante um ano e começará nas próximas horas com um concerto gratuito do ‘rapper’ norte-americano Post Malone.

“Pokémon tem sido uma constante na minha vida, desde jogar os jogos de vídeo originais no meu Game Boy até trocar cartões Pokémon TCG durante o recreio para aventuras de apanhar Pokémon na rua com Pokémon GO”, disse a artista.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola