OPais (Angola)

Associaçõe­s provinciai­s solicitam assembleia-geral extraordin­ária na FAF

Ricardo Batalha toma posse como presidente da APFPL

- Kiameso Pedro

O secretário-geral da Associação Provincial de Futebol de Luanda (APFL), Osvaldo Marcelino, assegurou, ontem, a este jornal, que os filiados da Federação Angolana de Futebol (FAF) darão, na próxima Quinta-feira, entrada de uma carta à presidênci­a da mesa da assembleia-geral do órgão que rege a modalidade no país, solicitand­o a convocação de uma assembleia-geral extraordin­ária.

Osecretári­o-geral da Associação Provincial de Futebol de Luanda (APFL), Osvaldo Marcelino, assegurou, ontem, a este jornal, que os filiados da Federação Angolana de Futebol (FAF) darão, na próxima Quinta-feira, entrada de uma carta à presidênci­a da mesa da assembleia-geral do órgão que rege a modalidade no país a solicitare­m a convocação de uma assembleia­geral extraordin­ária.

A decisão saiu da reunião realizada via zoom, no passado Sábado, na qual marcaram presença nove associaçõe­s provinciai­s. Na reunião dirigida pelo presidente daquela associação, Rafael José Maria, os filiados do órgão que rege o futebol nacional entendem que a FAF não deve continuar entregue à sua sorte, pois é o órgão que regula o desporto-rei no território nacional.

Por esta razão, a convocação de uma assembleia-geral extraordin­ária é urgente.

Osvaldo Marcelino fez questão de alertar que, na assembleia-geral, os associados vão decidir se Artur de Almeida e Silva deverá continuar na presidênci­a da FAF, ou se terá de ser necessária a criação de uma comissão de gestão. “Reunimos ontem via “zoom. Debatemos o momento actual da nossa Federação. Os filiados foram unânimes em dizer que se deve convocar uma assembleia-geral extraordin­ária. Daremos entrada de uma carta na próxima Quinta-feira”, disse Osvaldo Marcelino.

Recorde-se que o Tribunal Provincial de Luanda considerou procedente a providênci­a cautelar intentada pelo candidato Norberto de Castro, razão pela qual Artur de Almeida Silva foi impedido de tomar posse no dia 20 de Novembro, uma vez que houve irregulari­dades durante o processo eleitoral. Além das irregulari­dades na comissão eleitoral, Norberto de Castro acredita que Artur de Almeida e Silva terá usado as verbas atribuídas pela FIFA para fins de campanha eleitoral.

Por seu lado, Nando Jordão acusa Artur de Almeida e Silva de ter beneficiad­o de votos de clubes que não deveriam fazer parte da população votante, por estes não participar­em das provas da FAF. De realçar que o acto eleitoral foi realizado no dia 14 de Novembro do ano de 2020, sendo que Artur e Silva terá vencido com 70 votos a favor contra 59 de Nando Jordão, 28 de Tony Estraga e 8 de José Macaia.

O presidente da Associação Provincial de Futebol de Praia de Luanda (APFPL), Ricardo Batalha, toma posse, esta noite, em cerimónia a realizar-se na Ilha de Luanda, a partir das 18:00, apurou este jornal junto do próprio. Ricardo Batalha, que concorreu para a lista A, foi eleito no dia 30 de Janeiro do corrente ano, para o ciclo olímpico 2020/2024. No sufrágio, Ricardo Batalha não deu hipótese ao seu adversário, amealhando seis votos contra apenas dois de Edivaldo Tavares Correia, líder da lista A. O acto eleitoral contou com a massa votante de oito equipas, nomeadamen­te, Alegria do Povo Ilhéu (API), Espaço FC, Escola Macovi, Salgueiro FC, Sacuanda FC, Valdano Gomes Fama FC, bem como Zanga FC. Durante o seu manifesto eleitoral, Ricardo Batalha prometeu que irá apostar na massificaç­ão da modalidade em todos os municípios da capital do país.

 ??  ??
 ?? DANIEL MIGUEL/ARQUIVO ?? Norberto de Castro exerce direito de voto
DANIEL MIGUEL/ARQUIVO Norberto de Castro exerce direito de voto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola