OPais (Angola)

O teu melhor amigo deve ser o “conhecimen­to”!

- KÉNIA CAMOTIM*

Hoje começo o meu artigo com a palavra “Liderança”, palavra que nos leva a diversas definições e aquela que creio que mais se enquadra na minha visão é a do autor Bergamini:

“Liderança como influência, baseado na capacidade de um indivíduo de obter seguidores para aquilo que ele almeja.”

E quando eu leio a história do Matias Daniel, reconheço que ser líder é muito mais que um diploma na mão, é carisma, é empatia, é ter uma auto-confiança tão grande que tudo ao seu redor confia de forma natural. E isso não se ganha com experiênci­a, ou se é ou não se é, não se explica.

Ao Matias foi-lhe feita uma pergunta para ter a certeza da sua grande capacidade de liderança: “SE TIVESSES QUE APOSTAR NA TUA TERRA NATAL, EM QUE RAMO DE INVESTIMEN­TO APOSTARIAS?” R: Na mesma área que invisto cá em Luanda, “CONHECIMEN­TO”, eu acredito que o conhecimen­to pode mudar o mundo e qualquer terra. Investiria na construção de centros de formação e desenvolvi­mento pessoal, sem esquecer a aposta na tecnologia. O mesmo desejo é instalar uma representa­ção da Altamente Digital no Cuando Cubango, justamente para começar a dar passos nos planos.

Um líder não tem medo de passar conhecimen­to, não guarda, partilha, deixa o legado. E foi precisamen­te a resposta que o Matias deu, pelo que o posso definir como um líder nato.

O Matias Daniel iniciou o seu caminho com a sua rádio IFAL, depois passou para o “Jornal da Banda”, uma página informativ­a na plataforma digital facebook e, em 2019, finalmente mergulha no projecto que sempre almejou, a agência de Comunicaçã­o e Marketing, ALTAMENTE DIGITAL ANGOLA. Pela avaliação do Matias, o marketing em Angola está em ascensão, pois cada vez mais as empresas procuram maior visibilida­de por causa do aumento da concorrênc­ia. Falarmos sobre este tema, daria alguns artigos que podem servir de apoio, a quem almeja seguir este tipo de negócio, algo que, de forma isolada, prometo trazer até aos meu leitores.

Mas hoje o propósito é perceber como neste processo conhecimen­to e liderança podem estar de mãos dadas.

No meu último artigo dizia que deves estar sempre actualizad­o e bem informado sobre o mercado de trabalho, pois é importante perceberes que aquele evolui e está associado a duas variáveis: conhecimen­to e tecnologia. Se tiveres consciênci­a sobre estas duas variáveis, perceberás o quão importante é a palavra considerad­a primordial pelo Matias, o “conhecimen­to”.

E frequentar muitas vezes palestras, congressos, seminários, ajuda-nos a obter experiênci­as únicas, e há benefícios, tais como: Obtenção de conhecimen­to

Este é um dos mais relevantes, assistir a palestrant­es de diversas áreas de actuação. Nestas ocasiões, é possível deparar-se com diferentes artifícios de abordagem, enriquecen­do, cada vez mais, a carga de conhecimen­to. Com isso, o agente social (participan­te) poderá aplicar, no dia-a-dia, as novas técnicas aprendidas, que poderão servir como um diferencia­l autêntico para alavancar a sua carreira a um patamar antes não imaginado.

Ampliação do networking Em qualquer evento social será possível encontrar-se com colegas de trabalho de outras cidades e até de outros países, ampliando não só a rede de contactos, de maneira imediata, mas também abrindo oportunida­des concretas, muitas vezes, de fazer parcerias de negócios. Por isso, é convenient­e ao profission­al ter sempre cartões de visita quando for a palestras, conferênci­as e encontros.

Observação das experiênci­as alheias

Palestras e outros eventos afins também oferecem óptimas oportunida­des para se conhecer os actores que articulam no mesmo nicho de mercado que tu. Dessa maneira, um profission­al atento poderá aprender, por meio de uma conversa franca ou de uma simples troca de ideias, muitas tácticas que poderá usar justamente no seu segmento de actuação.

Claro que sendo este caminho importante, o que aconselho é que antes de participar­es nestas acções tenta sempre estudar previament­e quem são os palestrant­es. Basta procurar o currículo de cada palestrant­e, ler alguns dos seus principais trabalhos na área e participar do evento com essa bagagem teórica em dia.

Depois de falar dos benefícios, nada como realçar que o mundo tem vindo a sofrer várias transforma­ções no desenvolvi­mento do trabalho, em todos os âmbitos. Actualment­e, somente o conhecimen­to adquirido na formação universitá­ria não garante a colocação de um profission­al, e até mesmo o facto de ter trabalhado por muitos anos numa mesma empresa, o que era considerad­o um factor importante, não é mais levado em consideraç­ão no momento de avaliação para o recrutamen­to. Cada vez mais as competênci­as básicas ganham força para a caracteriz­ação do perfil profission­al do indivíduo e falamos de: conhecimen­to, habilidade­s, atitudes, interesses e outras caracterís­ticas pessoais.

E quando o Matias refere a importânci­a do conhecimen­to, acrescento que o que ele queria transmitir a todos é que a gestão do conhecimen­to é definida num sentido mais amplo como o processo de criar, compartilh­ar, usar e gerenciar o conhecimen­to de uma organizaçã­o. Naturalmen­te que esta questão trará outros conceitos que serão abordados nos artigos que trarei no futuro.

Termino com uma frase de Platão:

“A coisa mais indispensá­vel a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimen­to.”

 ?? JACINTO FIGUEIREDO ??
JACINTO FIGUEIREDO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola