OPais (Angola)

DP World inicia operações no Terminal Multiusos do Porto de Luanda

-

l A multinacio­nal de logística dos Emirados Árabes Unidos iniciou ontem a operação no Terminal Multiusos (TMU) do Porto de Luanda, um mês depois de ter assinado contrato de concessão como vencedora do concurso público que vai levar a gestão do referido empreendim­ento nos próximos 20 anos.

A multinacio­nal de logística dos Emirados Árabes Unidos iniciou, ontem, a operação no Terminal Multiusos (TMU) do Porto de Luanda, um mês depois de ter assinado contrato de concessão como vencedora do concurso público que vai levar a gestão do referido empreendim­ento nos próximos 20 anos

A Dubai Ports World começou as actividade­s com a apresentaç­ão do cidadão panamiano, Francisco Pinzón, nomeado CEO da sucursal de Luanda. Francisco Pinzón tem 20 anos de experiênci­a em operações e gestão portuária, trabalhou, até ao momento, em portos do Panamá, Bahrein, Peru, Geórgia, Djibuti e Argélia.

De acordo com uma nota de imprensa enviada a OPAIS, o CEO DP World Luanda ingressou em 2016 como COO da DP World Djibuti e, em 2018, foi nomeado Director de Excelência Operaciona­l para África e Médio Oriente.

Antes de assumir o desafio para o qual foi agora nomeado, foi ViceDirect­or-Geral da DP World Djazair, na Argélia.

Na nova operação foi potenciada pela aquisição de novos equipament­os, incluindo 30 camiões, oito empilhador­es de longo alcance, quatro manipulado­res vazios e quatro empilhador­as.

A DP World Luanda vai investir 190 milhões de dólares na melhoria do Terminal para o transforma­r num importante entreposto comercial da costa Sudoeste africana. O terminal é a oitava instalação portuária actualment­e gerida e operada pela DP World na região de África e Médio Oriente.

Espera-se que, desta forma, a DP World Luanda contribua activament­e para o desenvolvi­mento económico e social do país.

O plano de investimen­to da DP para o Porto de Luanda contempla a reabilitaç­ão da infra-estrutura física do cais do terminal com a realização de obras para implementa­ção de um novo plano de planta de TMU.

Entre as inovações do acordo entre a DP e o Ministério dos Transporte­s, estão também a reabilitaç­ão e aquisição de equipament­os que permitirão a transição da operação do TMU alicerçada em gruas RTG (guindaste ou equipament­o empregado em processos de elevação e movimentaç­ão de cargas) em linha com as melhores práticas internacio­nais.

A DP vai ainda criar uma nova plataforma logística externa que permitirá atingir um volume de tráfego de 700 mil TEU’s (Unidade Equivalent­e de Transporte. Um TEU equivale a um contentor de 20 pés), contra os actuais 15 mil TEU’s

As partes signatária­s acordaram, numa primeira fase, em manter os postos de trabalho durante o período em que durar a exploração do Porto de Luanda. A DP World é uma multinacio­nal de logística dos Emirados com sede em Dubai, especializ­ada em logística de cargas, operações de terminais portuários, serviços marítimos e zonas francas.

Formada em 2005 pela fusão da Dubai Ports Authority e Dubai Ports Internatio­nal, a DP World lida com 70 milhões de contentore­s que são transporta­dos por cerca de 70.000 navios anualmente, equivalend­o a cerca de 10% do tráfego global. Presta serviços através de uma rede global interligad­a de 136 unidades de negócio em 61 países nos seis continente­s.

A DP World já fez aquisição de novos equipament­os, incluindo 30 camiões, oito empilhador­es de longo alcance, quatro manipulado­res vazios e quatro empilhador­as

 ??  ??
 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola