OPais (Angola)

Exposição “Muhatu”, em homenagem a mulher, patente na Galeria Tamar Golan.

Em saudação ao mês de Março, consagrado a mulher, a Galeria Tamar inaugura a exposição “Muhatu”, uma apresentaç­ão que vai desde a pintura à escultura

-

As artistas Sofela, Maria Gena, Massuia, Isabel Apolinário vão apresentar-se a partir desta Sexta-feira, 5, na Galeria Tamar Golan com “Muhatu”, uma exposição colectiva destas quatro senhoras, a partir das 18 horas, visando saudar o Dia Internacio­nal da Mulher.

O amor pela arte, que vai desde pintura até à escultura, como descreve a artista plástica Mariza dos Santos, a exposição “Muhatu” aparece face a um mês de amor, em que se dá mais valor à mulher, quando, na verdade, tal sentimento deveria ser demonstrad­o diariament­e.

Ainda assim, ela congrega quatro guerreiras, todas ligadas pela arte e por Angola. Isabel Apolinário adora cascas de palmeiras. A partir dela, forja a sua arte e a capacidade de reciclar, que evidenciam a forma sublime como exprime os seus sentimento­s por Angola.

Por sua vez, Massuia é natural de Luanda, a única que tem formação em artes plásticas, e já conta com um consideráv­el percurso artístico e participaç­ões em exposições.

Sofela, que estava em tratamento em Portugal e, sem nada para puder fazer, teve um clik e, do nada, começou a pintar. Desde então, tem vindo a aperfeiçoa­r a sua técnica e o seu saber, utilizando técnicas que lhe vão sendo passadas por outras pintoras.

Já Maria Gena assina as obras com o pseudónimo MY, tem mão para joalharia, trabalhava com prata e com aplicação de pedras preciosas. Declarou que, com o confinamen­to mediante a pandemia da Covid, despertou em si a chama e, portanto, começou a pintar telas em que o amor ao próximo é lactente. Entretanto, a curadoria convida a apreciação da mostra. “Nada melhor que as acompanhar e viajar em suas pretensões pintadas com múltiplas cores em telas como mundos que desfilarão nas passarelas das nossas vistas ao longo desta exposição”, lê-se num documento da organizaçã­o.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola