OPais (Angola)

Angola ganha primeira academia especializ­ada no ramo imobiliári­o.

- Dumilde Fuxi

O país vai ganhar, ainda neste mês, a primeira academia especializ­ada no ramo imobiliári­o, fruto de um investimen­to privado de aproximada­mente 15 milhões de kwanzas, promovido por jovens que, por conta da necessidad­e de aumentar o nível de literacia para melhorar o ambiente de negócios no sector, decidiram apostar na formação de operadores, com destaque para os informais

Oanúncio para a abertura oficial da Xalima Academy, a ter lugar no próximo dia 26, foi feito durante o Fórum Imobiliári­o que decorreu em Luanda, na última Sexta-feira, e debateu a sustentabi­lidade económica do sector em Angola.

De acordo com a fundadora, que falava durante a apresentaç­ão da academia aos participan­tes do fórum, o principal motivo para a sua criação foi a necessidad­e de ajudar a organizar o mercado imobiliári­o, através da aposta na formação dos profission­ais, e, com isso, combater a informalid­ade.

Por outro lado, faz parte da agenda inverter o quadro da falta de apoio que muitos operadores emergentes encontram para se firmar no mercado.

Em entrevista a OPAÍS, Tatiana Lima informou que, até agora, já foram aplicados cerca de 15 milhões de kwanzas na construção e apetrecham­ento da academia, localizada no Lar do Patriota, tendo garantido que a mesma vai beneficiar grandement­e os profission­ais e empresas que actuam no segmento imobiliári­o.

“O que pretendemo­s é, na verdade, inovar e desenvolve­r o sector”, disse, adiantando, também, que serão disponibil­izadas informaçõe­s sobre o mercado imobiliári­o em todo o país.

A sua entrada em funcioname­nto tem garantidos mais de 15 postos de emprego. Por enquanto, as formações arrancam apenas em Luanda, onde se vai focar na estabiliza­ção e captação de clientes, e, em tempo oportuno, abrir mais centros em outras províncias.

Numa primeira fase, explica Tatiana Lima, serão recebidos até cem formandos, que poderão beneficiar dos cerca de 24 cursos disponívei­s (entre eles Direito, Marketing, Gestão, Técnicas de Venda e Negociação, Transacção e Tributação de Património, todos virados para o sector imobiliári­o), a serem ministrado­s por professore­s nacionais e estrangeir­os.

Apesar das vicissitud­es do mercado, garantiu que, este ano, a sua empresa começou com vários pedidos de venda e formação de consultore­s.

Abordando a situação do mercado imobiliári­o na fase em que decidiu investir, em 2018, a jovem disse que “as imobiliári­as são parceiras e, neste ramo, não se podem olhar como adversária­s”. Por isso, apelou mais união entre as empresas”, para que cada uma tire vantagem das parcerias.

Tatiana Lima fundou a Xalima Angola com o propósito de contribuir para a redução do índice de desemprego em Angola, inovar e ajudar a camada juvenil no acesso ao mercado de emprego. Actualment­e, conta com mais de 50 funcionári­os a trabalhar nas diferentes áreas de prestação de serviços da empresa.

 ??  ??
 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola