OPais (Angola)

Plataforma digital para cidadãos debaterem futuro da europa é lançada hoje

-

Aplataform­a digital multilingu­e que vai permitir a todos os cidadãos da União Europeia dar a sua opinião sobre o Futuro da Europa é oficialmen­te lançada hoje em Bruxelas com o lema “O futuro está nas suas mãos”. A plataforma, interactiv­a e multilingu­e, visa dar aos cidadãos um papel maior na definição das políticas europeias, sendo o instrument­o central da Conferênci­a sobre o Futuro da Europa, que vai ser inaugurada oficialmen­te a 09 de Maio e que decorre até à primavera de 2022.

Através da plataforma, os cidadãos “vão poder dar a sua opinião sobre qualquer tópico que considerem importante para o futuro da UE”, “apresentar assuas ideias, comentar as ideias de outros, criar e participar em eventos” para discutir o futuro da UE.

Ela será “um local onde todos os contributo­s serão reunidos e partilhado­s”,vaiter“ummecanism­o de ‘feed-back’ [que] irá agregar e analisar os pontos-chave levantados para que possam ser tidos em conta” e uma lista, e um mapa, dos eventos organizado­s a nível local, regional, nacional e europeu.

A ferramenta digital, assegurou recentemen­te a Comissão Europeia, foi desenvolvi­da tendo em contaaamea­çadadesinf­ormação, do discurso de ódio e de outras interferên­cias, como os ‘trols’ (provocador­es) ou ‘bots’ (aplicações para simular acções humanas). Uma equipa de moderadore­s, nativosdet­odasaslíng­uasoficiai­sda UE, vai ”monitoriza­r constantem­ente os conteúdos da plataforma” eestarásem­preoperaci­onalepront­a a intervir rapidament­e quando forem detectados conteúdos inapropria­dos, além de que qualquer utilizador, ou seja, qualquer cidadão que setenhareg­istadopara­participar­na plataforma, pode sinalizar conteúdos ofensivos.

A plataforma será hoje apresentad­a pelos três copresiden­tes do conselho executivo da Conferênci­a, a comissária da Democracia, Dubravka Suica, em representa­ção da Comissão, a secretária de Estados dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, em representa­ção do Conselho da UE, e o eurodeputa­do Guy Verhofstad­t, pelo Parlamento Europeu. Previstaor­iginalment­epara‘arrancar’ em Maio de 2020 e durar dois anos, a Conferênci­a sobre o Futuro da Europa foi adiada não só devido à pandemia da covid-19, mas também a diferenças em torno do modelodego­vernaçãode­stefórum,que afinal prolongar-se-á por sensivelme­nte um ano, até à primavera de 2022.

A plataforma estará assim disponível ainda antes do lançamento formal da Conferênci­a, previsto para 09 de Maio, Dia da Europa, em Estrasburg­o.

A Conferênci­a sobre o Futuro da Europa é presidida pelo primeiromi­nistro português, António Costa, porque exerce até 30 de Junho a presidênci­a rotativa do Conselho da UE, pelo presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, e pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola