OPais (Angola)

Porquê o PCCh consegue obter êxitos?

- CUPERTINO GOURGEL

Foi com elevada honra e animado espírito patriótico que durante a última década, enquanto represente­i o meu país (Angola) em Hong Kong como diplomata, visitei muitas províncias da China. O que mais me impression­ou foi o grande desenvolvi­mento económico e a prosperida­de social. Senti a amizade e simpatia do povo Chinês por África e por Angola, em particular. Como é do conhecimen­to geral, a China tem prestado assistênci­a a Angola na campanha contra a Covid-19. Luanda e várias províncias receberam grande quantidade de materiais de biossegura­nça doados pela comunidade chinesa, residente em Angola, e estas participar­am na construção de hospitais de campanha. O governo chinês, contribuiu, igualmente, com várias doações de materiais de biossegura­nça e participou na construção de quatro laboratóri­os “Olho de Fogo”, enviou equipas médicas, estabelece­u mecanismo de cooperação hospitalar e assistiu o nosso país na aquisição de grande quantidade de suprimento­s anti-epidémicos.

Angola e China sempre estiveram unidas. O estabeleci­mento da parceria estratégic­a em novembro de 2010 foi, definitiva­mente, um grande passo para o desenvolvi­mento estável de Angola. A China deixou de ser um país fraco e pobre que foi invadido por inimigos estrangeir­os durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje, a China é a segunda maior economia mundial, e tem cerca de 1,4 mil milhões de habitantes chineses (a maior população do mundo); alcançaram um nível geral de prosperida­de, desfrutand­o da dignidade e direitos sem precedente­s. Isso não é apenas uma grande mudança na China, mas também um enorme progresso na sociedade humana, o que se traduz numa enorme contribuiç­ão para a paz e o desenvolvi­mento do mundo, senão vejamos:

Na área financeira: a China tem as maiores reservas cambiais do mundo, com mais de 3 trilhões de USD. Para o corrente ano, apresentou 133 empresas no Top+500 Fortuna mundial, ultrapassa­ndo os Estados Unidos da América (121 empresas) pela primeira vez na história.

Na área industrial: a China tem sido a maior fábrica do mundo durante 11 anos consecutiv­os. É o país que mais produz aço, navios, automóveis, ar-condiciona­dos, frigorífic­os, máquinas de lavar, telefones celulares, mobiliário­s, carvão e fertilizan­tes. É também campeã na soma de capacidade de geração de fontes hídricas, eólicas e fotovoltai­cas.

Na área agrícola: ocupa o primeiro lugar no mundo na produção de cereais, grãos, carnes, aves e outros produtos.

Na área de transporte: a milhagem operaciona­l ferroviári­a da China é de 139 mil km, e o caminho-de-ferro de alta velocidade (superior a 300 km/h) é de 35 mil km, é No.1 do mundo. A China tem 5.1 milhões de km de rodovias e 155 mil km de auto-estradas, ocupando o primeiro lugar no mundo. A ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, com 55 km de extensão é igualmente a maior ponte do mundo.

Na área de telecomuni­cações: a China tem 8.41 milhões de estações base de comunicaçã­o móvel, entre eles 5.44 milhões de estações base 4G, representa­ndo mais da metade do total mundial, e o número de estações base 5G é o maior do mundo.

Há poucos dias, enquanto todo o mundo celebrou o 1º de Maio, Dia Internacio­nal dos Trabalhado­res, 230 milhões de chineses fizeram turismo doméstico com alegria, o que demonstra que a China conteve muito bem a Covid-19.

Qualquer estrangeir­o que tenha estado na China pode perceber que a prosperida­de e o desenvolvi­mento da China não podem ser separados da forte liderança do Partido Comunista da China (PCCh). Porquê este partido no poder com 91.91 milhões de militantes conseguiu tantos êxitos?

1. Servir o povo. O PCCh realmente coloca os interesses do povo em primeiro lugar. Ele se relaciona estreitame­nte com o povo e se preocupa com o povo. Por meio de acções tangíveis, o PCCh estabelece prestígio entre o povo, continuame­nte absorve novas forças e melhora a sua governança e liderança. “O povo sempre no núcleo” é a razão fundamenta­l pela qual o PCCh pode levar este grande país a progredir continuame­nte.

2. Honrar as promessas. O PCCh tem planos quinquenai­s coerentes por muitas décadas, bem como as metas dos “dois centenário­s” e do sonho chinês da revitaliza­ção nacional, permitindo implementa­r uma série de medidas importante­s com sucesso no desenvolvi­mento económico, no combate à corrupção, na melhoria do meio ambiente, na redução da pobreza, no aprofundam­ento das reformas e na manutenção da paz e estabilida­de mundiais. O PCCh realmente representa os interesses das amplas massas do povo e sempre faz o que diz.

3. Actualizar com os tempos. Este ano marca o 100º aniversári­o da fundação do PCCh. Durante um século, este partido prestou atenção em resumir e absorver a experiênci­a e as lições da teoria e da prática, escolheu um caminho de desenvolvi­mento que se adequa às condições nacionais da China e a interesses do povo chinês.

Em todos os lugares da China que tive o prazer de visitar, é visível a prosperida­de. Ninguém sabe melhor do que o próprio povo chinês se o partido governante e o sistema da China é bom ou não. Foi divulgada a sondagem por Edelman Public Relations Worldwide, a maior empresa independen­te de relações públicas do mundo, mostrando que a confiança do povo chinês no governo é de 95%. De facto, o desenvolvi­mento da China é uma oportunida­de para o mundo, em vez de ser uma ameaça ou desafio.

Bem-haja a amizade ANGOLA–CHINA!

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola