OPais (Angola)

Exército do Uganda junta-se ao Congo na ofensiva contra os rebeldes islâmicos

-

Os exércitos do Uganda e do Congo estão a montar um centro de operações no Leste da República Democrátic­a do Congo para uma ofensiva conjunta contra os rebeldes islâmicos que mataram centenas de pessoas no ano passado, disse o governo do Congo.

No Domingo, uma delegação da Força de Defesa do Povo de Uganda ( UPDF ), incluindo o comandante das forças terrestres do Uganda, chegou a Beni, na província de Kivu do Norte, para estabelece­r um centro de coordenaçã­o para os dois exércitos, disse o Ministério das Comunicaçõ­es de Kinshasa, na Quartafeir­a.

O porta-voz do exército do Congo não comentou, prontament­e, a informação veiculada. Do lado do Uganda, um portavoz do exército disse não poder confirmar as informaçõe­s fornecidas pelo governo do Congo.

A 03 de Maio, o Congo introduziu a lei marcial nas províncias de Kivu do Norte e Ituri na esperança de resolver o agravament­o do derramamen­to de sangue numa faixa de território ao longo da fronteira com o Uganda.

Os países eram inimigos durante as guerras civis do Congo, que terminaram oficialmen­te em 2003. As relações entre os dois ficaram tensas desde então.

Acredita-se que uma milícia com raízes no Uganda, as Forças Democrátic­as Aliadas (ADF), seja responsáve­l por grande parte da violência recente, matando cerca de 850 pessoas no ano passado, segundo dados da ONU.

“O (exército congolês) e a UPDF estão determinad­os a lutar contra a ADF ”, disse o Ministério da Informação do Congo num comunicado, sem dar mais detalhes.

O ADF realizou uma série de ataques de represália contra civis desde que o exército do Congo começou a operar contra ele no final de 2019.

Em Março, os Estados Unidos rotularam o grupo de organizaçã­o terrorista estrangeir­a por causa de supostas ligações com o grupo do Estado Islâmico, embora as Nações Unidas tenham, consistent­emente, minimizado a força e a natureza da influência do EI no Congo.

Em Abril, o Congo disse que estava a pedir mais de USD 4 biliões em indemnizaç­ões ao Uganda pelo seu papel nos conflitos entre 1998-2003, que incluíram o apoio a grupos rebeldes.

 ?? DR ?? Formatura de soldados do Uganda
DR Formatura de soldados do Uganda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola