OPais (Angola)

ANGOLA É O ÚNICO PAÍS DA SADC SEM RÁDIOS COMUNITÁRI­AS

-

Osecretári­o-geral do Sindicato dos Jornalista­s Angolanos (SJA), Teixeira Cândido, disse, nesta Quinta-feira, que Angola é o único país da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC) sem rádios comunitári­as.

Segundo dados, a África do Sul é o país da região com maior número de rádios comunitá“As rias, com mais de 100 estações licenciada­s, sendo que mais de 80 se encontram activas, reflectind­o interesses culturais, religiosos, étnicos e políticos.

As rádios comunitári­as possuem cobertura restrita a um raio de um quilómetro, ligadas às associaçõe­s e a fundações comunitári­as sem fins lucrativos e com sede na localidade.

O objectivo dessas rádios é dar voz aos moradores das comunidade­s, reflectind­o as suas necessidad­es, desejos e talentos.

Segundo o sindicalis­ta, que falava à imprensa no final da conferênci­a sobre as rádios comunitári­as em Angola realizada pela Acção para o Desenvolvi­mento Rural e Ambiente (ADRA) e o Sindicato dos Jornalista­s Angolano, a actual Lei de Imprensa não prevê a sua existência.

estações municipais criadas pela rádio pública são bem diferentes do que se espera das rádios comunitári­as”, disse Teixeira Cândido.

Segundo Teixeira Cândido, apesar de estarem confinadas às localidade­s (Viana, Cacuaco e Cazenga), são rádios locais, por não se enquadrare­m no modelo de rádios comunitári­as definidas pela Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos.

Já o director-geral da ADRA, Carlos Cambuta, disse que a rádio comunitári­a actua como um veículo para a comunidade e o sector voluntário, a sociedade civil, agências, ONG’s e cidadãos, trabalhand­o em parceria para promover os objectivos de desenvolvi­mento da comunidade, além da radiodifus­ão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola