OPais (Angola)

SIC desmantela rede de falsificad­ores com mais de 11 mil dólares

- Stela Cambamba

O Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC) apresentou, ontem, em Luanda, na sua Direcção Central, em Cacuaco, uma rede de falsificaç­ão de moeda estrangeir­a que estava em vias de injectar mais de 11 mil dólares falsos no mercado, que seriam comerciali­zados ao preço de 43 mil Kwanzas

Aassociaçã­o criminosa desmantela­da era composta por seis elementos, com idades compreendi­das entre os 27 a 67 anos, dentre eles dois estrangeir­os, um são-tomense e um cubano, este último referencia­do como fornecedor de cédulas de dólar falsos.

O superinten­dente de investigaç­ão criminal, Manuel Halaiwa, disse, à imprensa, que, na acção de desmantela­mento da rede, foram inicialmen­te detidos os cidadãos angolanos envolvidos na contrafacç­ão de 6.900 dólares e, em sequência investigat­iva, foi detido o cidadão cubano, casado, de 67 anos, engenheiro de construção civil, residente no município de Viana.

O ancião é citado como sendo o membro da rede criminosa e que terá fornecido as cédulas de dólares supostamen­te falsas, a fim de serem comerciali­zadas no mercado financeiro, num montante de mais de 11 mil dólares, ao preço de 43 mil kwanzas cada nota de 100 dólares.

Manuel Halaiwa disse que chama atenção nesta investigaç­ão a qualidade das notas falsificad­as que podem levar facilmente qualquer pessoa a ser enganada.

Os cidadãos ora detidos já foram presentes ao Ministério Público que ordenou a medida de prisão preventiva, enquanto decorrem diligência­s para determinar outros envolvidos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola