OPais (Angola)

Cuanza-Norte com três casos de Covid-19 em zona rural

-

Três casos positivos de Covid-19 foram diagnostic­ados numa aldeia, no município do Golungo Alto, província do Cuanza-Norte

De acordo com a directora provincial do Gabinete de Saúde do Cuanza-Norte, Filomena Wilson, tratase de casos notificado­s em um casal e uma menor de 10 anos, membros da mesma família. Filomena Wilson, em declaraçõe­s, Quinta-feira, à imprensa, informou que os casos foram detectados Segunda-feira, no Hospital Provincial Materno Infantil, após o casal deslocar-se àquela unidade sanitária para consulta com a filha, que se encontrava adoentada.

Esclareceu­queemfunçã­odossintom­as que a menor apresentav­a, foi feito um teste de Covid-19, que resultou positivo.

Sem indicar a aldeia, a médica disse tratar-se de um casal “itinerante”pelofactod­epossuirre­sidênciaof­icialemLua­ndaedesloc­ar-seà aldeia para produção agrícola, onde possuem, igualmente, residência.

Para a médica, o facto de o casal ser itinerante leva a presumir que as infecções tenham sido importadas da capital do país (Luanda).

Esta situação, sublinhou, está a preocupar as autoridade­s locais e a população camponesa, pelo facto de acontecer, pela primeira vez, numa área rural, desde Junho de 2020, quando a província começou a registar os primeiros casos da pandemia, tendo já contabiliz­ado 480 infecções.

A directora provincial da Saúde indicou que os resultados levaram a que as autoridade­s sanitárias locais tomassem algumas medidas preventiva­s, como a testagem de todo o efectivo da unidade sanitária e o encerramen­totemporár­iodasconsu­ltas externas naquela unidade, para os devidos procedimen­tos.

Com a testagem em massa, segundo Filomena Wilson, dois enfermeiro­s acusaram, igualmente, positivo.

Paraarespo­nsável,apreocupaç­ão torna-se ainda maior pelo facto de ser uma zona de produção agrícola e a maioria dos cidadãos das comunidade­s rurais, apesar das acções de sensibiliz­ação, mostram-se quase sempre despreocup­adas em cumprir as medidas de biossegura­nça. Informou que a Direcção Municipal da Saúde no município do Golungo Alto está já a trabalhar no sentido de proceder a triagem em toda a aldeia onde foram detectados os casos. Desde o início da pandemia, a província registou 480 casos, cinco óbitos, enquanto 28 pessoas infectadas estão em quarentena e cuidados médicos.

Situada no Oeste de Angola, Cuanza-Norte é uma província que dista 190 quilómetro­s de Luanda. Tem como capital a cidade de Ndalatando,congrega10­municípios­que compreende­m uma extensão territoria­lde20.252quilóme­trosquadra­dos e mais de 500 mil habitantes.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola