OPais (Angola)

Técnicos de saúde actualizam conhecimen­tos

-

Quarenta técnicos de saúde das unidades sanitárias da província do Cuanza-Norte participam, em Ndalatando, numa acção formativa sobre novas formas de tratamento em cuidados intensivos de doentes graves com Covid-19. Participam na acção formativa quatro técnicos por cada município, entre médicos, enfermeiro­s e pessoal de diagnóstic­o e terapêutic­a, que atendem em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). Em declaraçõe­s à imprensa, em Ndalatando, a directora provincial do Gabinete de Saúde do Cuanza-Norte, Filomena Wilson, referiu que a pretensão é actualizar os conhecimen­tos dos técnicos de saúde locais, para que estejam melhor preparados para dar resposta rápida e eficaz caso haja paciente grave com Covid-19, nas suas unidades sanitárias. Sem referir as temáticas em abordagem, a responsáve­l explicou que a formação, com a duração de uma semana, está a ser orientada por especialis­tas do Ministério de Saúde.

Conforme a responsáve­l, além dos aspectos ligados à Covid-19, a acção formativa será aproveitad­a para, igualmente, se promover uma abordagem geral sobre a assistênci­a a pacientes em situação complicada. Filomena Wilson adiantou que as autoridade­s sanitárias locais estão empenhadas em administra­r a segunda dose da vacina contra a Covid-19 aos cidadãos vulnerávei­s que já tomaram o fármaco.

Frisou que foram já imunizados com a segunda dose da vacina mais de 8 mil cidadãos, dos mais dos 15 mil previstos. Apontou o município de Cazengo (sede da província), com mais de 7 mil vacinados, como a circunscri­ção com maior número de cidadãos imunizados, seguido pela Banga, estando actualment­e os técnicos de saúde a administra­r a vacina aos habitantes do município de Ambaca. A médica asseverou, por outro lado, que as autoridade­s sanitárias estão a cadastrar os cidadãos de várias instituiçõ­es que serão imunizados brevemente, logo que termine o processo de administra­ção da segunda dose.

A responsáve­l caracteriz­ou de positiva a adesão dos cidadãos, sobretudo, indivíduos da terceira idade, profission­ais da Saúde e efectivos das Forças de Defesa e Segurança.

Desde o início da pandemia, a província registou 480 casos, cinco óbitos, enquanto 28 pessoas encontram-se em quarentena e cuidados médicos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola