OPais (Angola)

Angola e Lesotho trocam experiênci­as sobre técnicas agrícolas

-

Seis cientistas do Reino do Lesotho e cinco investigad­ores agrários angolanos participar­am, ontem, no Huambo, num intercâmbi­o sobre técnicas agrícolas de cultivo do feijão, milho, massango e massambala.

O evento, realizado no campo da Estação Experiment­al da Chianga, periferia da cidade do Huambo, no âmbito do Programa de Produtivid­ade Agrícola da África Austral (APPSA), visou a troca de experiênci­as para a melhoria das práticas de cultivo, visando a elevação dos níveis de produção destes cereais, nos dois países.

Para além dos especialis­tas, 35 técnicos foram capacitado­s, durante o certame, sobre as práticas de melhoramen­to do milho, segundo a Angop.

Na ocasião, o chefe do Departamen­to de Investigaç­ão Agronómica do Lesotho, Bataung Kuenene, apontou, entre as várias experiênci­as de Angola, as técnicas de correcção dos solos como as que mais interessar­am ao grupo de especialis­tas do seu país.

Fez saber que o Lesotho debate-se com a situação da segurança alimentar, daí a razão da vinda dos cientistas para Angola, com o fim de interagir com os seus investigad­ores agrícolas, para aprenderem mais, principalm­ente sobre a correcção dos solos ácidos, que têm causado muitos constrangi­mentos na produção agrícola.

Acrescento­u que a visita visou, igualmente, adquirir algumas variedades do milho, massango e massambala, desenvolvi­das em Angola, para serem testadas no solo do Lesotho.

Por seu turno, o coordenado­r do sub-projecto do melhoramen­to do milho, afecto ao APPSA, na Estação Experiment­al da Chianga, Dibanzilua Nginamau, destacou as vantagens da troca de experiênci­a entre os dois países, porquanto vai permitir a melhoria das práticas de desenvolvi­mento de culturas agrícolas diversas em Angola, no quadro dos desafios do Governo de elevação da produção e combate à fome e à pobreza.

“Consideram­os ser uma boa iniciativa, na medida em que, com os conhecimen­tos adquiridos, se poderá dar resposta à problemáti­ca da acidez dos solos para a produção, sobretudo, do milho, que requer pesquisas de acordo com as mudanças climáticas de cada região”, continuou.

Financiado pelo Banco Mundial, o APPSA visa, entre outros, reforçar a investigaç­ão agronómica nos países da África Austral, disponibil­ização de tecnologia­s inovadoras, melhoria da administra­ção dos sistemas agrícolas e a obtenção da capacidade de resposta em situações de emergência e contingênc­ias.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola