OPais (Angola)

Falta de verbas condiciona conclusão de escola de 22 salas em Ndalatando

-

Afalta de verbas está a condiciona­r a conclusão das obras de construção de uma escola de 22 salas de aulas em Ndalatando, capital da província do Cuanza-Norte, inscrita no Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM), revelou, ontem, o secretário de Estado para as Águas, Manuel Quintino.

O governante, que falava na qualidade de coordenado­r do Grupo Técnico para Implementa­ção do PIM no Cuanza-Norte, afirmou que as obras, iniciadas em Maio de 2020, encontram-se paralisada­s desde Dezembro de 2022, devido a constrangi­mentos financeiro­s na ordem de 80 milhões de kwanzas.

Esclareceu que o valor resulta de custos fora do orçamento com trabalhos não previstos no contrato. Manuel Quintino encontra-se desde Terça-feira, a avaliar o grau de execução do plano na província.

Segundo o governante, houve um erro de avaliação, no inicio da obra, da parte do empreiteir­o que, sem consultar o dono, consumu perto de 40 por cento do orçamento total, em trabalhos não previstos no contrato.

O projecto, com um orçamento inicial de 568 milhões 192 mil e 463 kwanzas, não contemplou trabalhos de movimentaç­ão de 5 mil metros cúbicos de solos para o nivelament­o do terreno onde está a ser edificada a escola, que teria sido concluída em Fevereiro de 2021.

Explicou, as obras beneficiar­am da execução financeira de 90 %, do total do orçamento e conta com uma execução física na ordem dos 60 %.

Salientou que o grupo técnico vai reunir-se com o empreiteir­o para analisar o possível remanejame­nto do projecto, com vista a salvaguard­ar a conclusão da obra.

Nesta sua constataçã­o às obras do PIIM, Manuel Quintino, acompanhad­o pelo vice-governador para Área Técnica, Mendonça Luís e do delegado provincial do Cuanza Norte das Finanças, Erik Rodrigo, constatou o grau de execução das obras do PIIM nos municípios de Cambambe e Cazengo.

Em Cambambe, radiografo­u as obras do futuro centro maternoinf­antil do Dondo e do hospital municipal, em reabilitaç­ão e ampliação desde 2014.

Constatou, ainda, as obras de construção de uma escola de 22 salas, naquela municipali­dade.

Já no Cazengo inteirou-se, igualmente, das obras de uma escola de 22 salas no bairro Catome de Cima e outra de 32, na Kipata, bem como do projecto habitacion­al do Quilómetro 11, na periferia de Ndalatando.

No fim, Manuel Quintino considerou satisfatór­io o nível de execução dos projectos do PIIM nesses dois municípios, cujas carteiras de projectos estão muito próximas de concluir e com um grau assinaláve­l na qualidade dos trabalhos.

 ?? LITO CANHONGOLO ??
LITO CANHONGOLO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola