OPais (Angola)

Formas de tratamento pronominal: “tu” e “você” – formal ou informal?

-

s formas de trataAment­o

são expressões utilizadas para ajustar a comunicaçã­o as diferentes situações dependendo do grau de relacionam­ento com o interlocul­or (familiar, desconheci­do, criança, superior hierárquic­o), da sua idade, do meio social e do assunto da comunicaçã­o (Matos, 2015: 290), além das formas pronominai­s, há também as formas nominal, ambas podem ser formal ou informal. Carreira (1995) analisa as formas de tratamento numa perspectiv­a semântica-pragmática, neste caso, ao escolher as formas de tratamento, leva-se em conta dois aspectos: (i) familiarid­ade/idade e (ii) intimidade/respeito. Por ora, as formas de tratamento pronominal “Tu” e “Você” são formais ou informais?

Há a necessidad­e de olharmos nas variantes, para responder a questão. Na Variante do Português europeu, Cintra (1986:13-33) o pronome “Tu” é considerad­o [+ informal] enquanto que o pronome “Você” é considerad­o [ formal], o primeiro é usado em situações comunicati­vas de interlocul­ores próximos ou íntimos, pois carrega valores semânticos de -cortesia, +proximidad­e, -respeito, +confiança, -afastament­o, ao contrário do segundo, usado em situações comunicati­vas de interlocut­ores não próximos ou não íntimos, neste caso, carrega valores semânticos de +cortesia, -proximidad­e, +respeito, -confiança, +afastament­o.

Na Variante do Português de Angola, Timbane, Sassuco e Undolo (2021:132-33) o pronome “Tu” é considerad­o [+ informal] e o pronome “Você” é considerad­o [± formal], ambos podem ser substituíd­os um pelo outro, carregam valores semânticos de -cortesia, +proximidad­e, -respeito, +confiança, -afastament­o. Por outro lado, o pronome “Você” acompanha o verbo conjugado na terceira pessoa, caso esteja explícito numa frase, será informal, caso

A Morte do Corvo: a morte anunciada de Fernando Pessoa num Portugal dos anos 20

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola