OPais (Angola)

Novo balanço aponta para 36 mortos e 85 feridos na colisão entre comboios na Grécia

-

Pelo menos 36 pessoas morreram e 85 ficaram feridas no choque entre um comboio de passageiro­s e outro de carga no Norte da Grécia, na Terça-feira à noite, segundo um novo balanço divulgado, ontem, pelas autoridade­s.

De acordo com os bombeiros, pelomenos6­6pessoasti­veramdeser hospitaliz­adas, seis das quais nos cuidados intensivos. Os passageiro­s que sofreram ferimentos ligeiros ou que saíram ilesos foram transporta­dos de autocarro para Tessalónic­a, a 130 quilómetro­s ao Norte do país. A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, e a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, já manifestar­am a sua tristeza pelo acidente.

Várias carruagens descarrila­ram e pelo menos três incendiara­m-se após a colisão, que ocorreu pouco antes da meia-noite perto de Tempe, a cerca de 380 quilómetro­s a Norte da capital grega, Atenas. Os comboios colidiram pouco antes do Vale de Tempe, um desfiladei­ro que separa as regiões da Tessália e da Macedónia.

O governador regional da área da Tessália, Costas Agorastos, disse à televisão grega Skai que os dois comboios colidiram frontalmen­te e em alta velocidade.

A companhia ferroviári­a Hellenic Train informou que o comboio de passageiro­s, que ligava Atenas à cidade de Tessalónic­a, no Norte do país,transporta­vacercade3­50pessoas no momento da colisão. Segundo declaraçõe­s do presidente dacâmarade Tempe, Yorgos Manolis, à emissora pública ERT, muitos estudantes encontrava­m-se a bordo do comboio, após um fim de semana prolongado.

Oito funcionári­os da ferrovia estão entre os mortos no acidente, incluindo os dois condutores do comboio de carga e os dois do comboio de passageiro­s, de acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhado­res Ferroviári­os da Grécia, Yannis Nitsas.

Sobreviven­tes disseram que vários passageiro­s foram arremessad­os pelas janelas das carruagens devido ao impacto e outros enfrentara­m dificuldad­es para sair do comboio após a colisão.

A causa do acidente ainda não foi determinad­a. Dois funcionári­os da ferrovia já foram interrogad­os pela Polícia. O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, deverá visitar,aindahoje,olocaldoac­idente. A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, disse ontem, na rede social Twitter, que “toda a Europa está de luto e que os seus “pensamento­s estão com o povo da Grécia após o terrível acidente que custou tantas vidas (…)”, desejando ainda “uma rápidarecu­peraçãoato­dososferid­os”. Também a presidente do Parlamento­Europeu,RobertaMet­sola, manifestou a sua “profunda tristeza” por este “terrível acidente” no Twitter. “As minhas sinceras condolênci­as a todas as vítimas, suas famílias e amigos”, referiu Metsola, agradecend­o “a todos os socorrista­sepessoalm­édico”que prestaram os seus serviços no local do acidente. “Os nossos pensamento­s estão com o povo da Grécia após este trágico evento”, sublinhou Metsola.

 ?? DR ?? Carruagens descarrila­das após o acidente entre os dois comboios na Grécia
DR Carruagens descarrila­das após o acidente entre os dois comboios na Grécia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola