Ser Mãe

Como escolher o nome certo?

-

Escolher o nome certo para um bebê é uma missão dificílima. É uma decisão para a vida inteira, e muitos pais querem ser originais, mas sem cair na esquisitic­e. As opções são muitas, e é fácil ficar perdido. Além de tudo, você vai ouvir todo tipo de palpite por parte de parentes, amigos e até estranhos.

Por onde começar?

Comece a falar sobre o assunto o quanto antes, para conseguir pelo menos algumas diretrizes básicas. Tenha uma listinha sempre à mão, para acrescenta­r um nome interessan­te quando cruzar com ele ou quando tiver uma inspiração súbita. Há muita coisa para levar em conta na hora de decidir o nome do bebê: agradar à família, fugir de apelidos embaraçoso­s e evitar nomes que remetam a lembranças ruins. Veja a seguir alguns pontos para ter em mente:

Som e compatibil­idade

Diga em voz alta o nome completo do seu filho, com nome e sobrenome. Como ele soa? O nome combina bem com o sobrenome? Não se esqueça de tentar também só o primeiro e o último nome, no caso de haver vários sobrenomes.

Para quem tem mais de um filho, uma dica: experiment­e gritar os dois nomes juntos, como se estivesse chamando as crianças para tomar banho. Se a língua enrolar fácil, pense duas vezes.

Originalid­ade

Um nome incomum tem a vantagem de fazer a pessoa se destacar. Uma boa regra é: se o sobrenome for comum, como Souza ou Martins, vale procurar um nome mais original, ou talvez um nome composto, para evitar que haja muitos homônimos. Se o sobrenome for muito diferente, talvez valha a pena investir num nome mais consagrado e tradiciona­l.

Homenagens

Há famílias que escolhem o nome de acordo com a preferênci­a religiosa, e há outras que têm tradições, como a de dar o nome do pai ao primogênit­o, criando os Júniores, Filhos e Netos. Se você concorda com a tradição, ótimo. Se não, não deixe que familiares imponham uma escolha que não é a sua. Converse francament­e com seu companheir­o, já que ele é o principal envolvido na história.

GRAFÍA

O fato de ter ou não de soletrar o nome o tempo todo incomoda algumas pessoas. Na hora de decidir que sobrenomes a criança terá e qual será a grafia do primeiro nome, imagine-se no papel dela tendo de dar o nome completo a um atendente qualquer, no balcão de uma loja ou pelo telefone. Veja quanto tempo o processo leva e tome sua decisão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola