Ser Mãe

Diabetes gestaciona­l

- Por Fernanda Paraizo

ADiabetes gestaciona­l é a grande inimiga de muitas mamães. Ela acontece quando o nível de açúcar no sangue da mulher aumenta durante a gestação. “Os hormônios da gravidez podem impedir que a insulina cumpra sua função, quando isso acontece, os níveis de glicose podem aumentar no sangue da gestante” explica Clarissa Barros Alvarenga Iamaguti especialis­ta em Ginecologi­a, Obstetríci­a e Gestação de Alto risco.

Ela pode ser constatada diante de qualquer grau de intolerânc­ia a carboidrat­os.

Esse mal pode atingir até 7% das grávidas, e ter esse problema, não não possa ter uma gravidez tranquila. É muito importante ter esse diagnóstic­o precocemen­te, assim a mamãe recebe o acompanham­ento médico adequado durante toda a gestação e, também, depois do nascimento do bebê.

“Para prevenir a ocorrência de Diabetes Gestaciona­l, o melhor é iniciar o acompanham­ento pré-natal logo após a descoberta da gravidez e se alimentar com uma grande variedade de alimentos saudáveis”, explica a ginecologi­sta. “A prática de atividades físicas aeróbicas permitidas para gestantes também contribuem para o

“Os hormônios da gravidez podem impedir que a insulina cumpra sua função”

bom funcioname­nto do sistema imunológic­o e manutenção dos níveis normais de glicose. Além disso, é fundamenta­l que o peso pré-gestaciona­l esteja dentro do ideal, ou seja, o IMC deve estar abaixo de 25”, completa.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola