Ser Mãe

A importânci­a dos Pais

-

Desenvolve­r-se é crescer, aprender e fazer coisas novas, diferentes, cada criança tem um jeito próprio de se desenvolve­r. Conversar e brincar com o bebê com muito carinho, desde o nascimento faz com que ele se desenvolva. A mãe e o pai tem papéis fundamenta­is nesta história de vida que começa até mesmo dentro do útero.

1 a 2 meses

O bebê gosta quando é colocado em várias posições e quando lhe mostram objetos coloridos. Assusta-se ou chora quando ouve sons fortes. No colo da mãe, o bebê sente-se seguro e acalentado. Gosta de ver o rosto da mãe e de olhar em seus olhos. O bebê também gosta muito quando os pais brincam e conversam com ele. Responde ao sorriso.

3 a 4 meses 5 a 6 meses

O bebê está bem mais ativo: olha para quem o observa, acompanha com o olhar e responde com balbucios quando alguém brinca com ele. Gosta de olhar para as mãos e coloca-as na boca. Busca a direção dos sons. Atenção: já não fica quieto e pode cair da cama, trocador, mesa, etc. Quando colocado de bruços, levanta a cabeça e o ombro. O bebê rola, senta com apoio e leva os pés ã boca, por isso deve ser colocado no chão para que possa se movimentar sem perigo de cair.

Quando ouve uma voz ou outros sons, procura com o olhar e vira a cabeça. Pode aparecer o primeiro dentinho. Conversar com o bebê ajuda-o a aprender a falar.

7 a 9 meses

Mesmo mamando, o bebê já come outros alimentos e bebe água filtrada ou fervida. Gosta de ficar com quem conhece e pode estranhar algumas pessoas. Já fica sentado sem apoio, pode se arrastar ou engatinhar e até mesmo tentar ficar em pé. Muito cuidado com acidentes! Gosta de brincar com objetos que são dados a ele.

10 a 12 meses

O bebê gosta de imitar os pais, dá tchau, bate palmas. Pode falar, do seu jeito, algumas palavras. Aponta para o que quer e pega objetos com o polegar e o indicador. Engatinha e gosta de ficar em pé, segurando-se nos móveis ou nas pessoas, podendo até andar com apoio. Pode receber alimentos feitos para a família, mas sem temperos picantes e oferecidos amassados ou picados. Atende quando chamado pelo próprio nome.

13 a 18 meses

A criança está cada vez mais independen­te: quer comer sozinha e se reconhece no espelho. Fala algumas palavras e, às vezes, frases curtas. Anda alguns passos mas sempre busca o olhar dos pais e familiares. É capaz de andar sem ajuda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola