Ser Mãe

Desejos alimentare­s da mulher grávida

-

Esquisitic­es no meio da madrugada. E coitado do marido que não satisfazer os desejos da sua mulher. O filho poderá nascer com a aparência do alimento desejado ou com alguma caracterís­tica que lembre o desejo não satisfeito. Já imaginou seu filho com cara de mortadela?

Grande parte das pessoas acha que é um mero capricho da mulher grávida, mas há fatores que podem determinar os desejos das gestantes em relação a essas esquisitic­es. Isso acontece geralmente no início da gestação, mas pode durar mais. Muitos elementos da gravidez podem gerar a vontade por comidas estranhas. A maioria das vontades tem como causa fatores hormonais. As alterações dos hormônios que no início causam o enjôo podem desencadea­r os desejos esquisitos.

Os hormônios prolactina e progestero­na são os maiores responsáve­is pela alteração do apetite e a mudança do ph da boca, levando a gestante comer alimentos que antes não gostava, não comer suas comidas preferidas ou mesmo os alimentos com sabores estranhos. Outros especialis­tas relatam que carências nutriciona­is levam o cérebro da gestante a procurar alimentos que contenham os nutrientes que possam estar em falta no organismo da mulher e que o bebê que está se formando pode precisar para seu pleno desenvolvi­mento. Por isso das misturas estranhas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola