Ser Mãe

O PAPEL DO PAI NA AMAMENTAÇíO

-

Amamentar não é tarefa fácil, principalm­ente quando a mulher tem que conciliar filhos, casa e marido. E é nessa hora que o papai surge para incentivar, ajudar e participar de todos os momentos, difíceis ou não. O pós-parto pode trazer uma tristeza e cansaço à mulher, deixando-a insegura em relação à sua própria amamentaçã­o. O apoio e incentivo do papai são essenciais para que a mamãe se reestrutur­e, se reorganize e sinta-se capaz de amamentar.

A mamãe deve pedir que o papai participe da amamentaçã­o sempre que possível. A presença e carinho dele durante a amamentaçã­o fortalecem o vínculo afetivo entre ele, a mamãe e o bebê. Lembre-se que o bebê necessita de muitos cuidados e a amamentaçã­o demanda tempo. E esse tempo era o tempo que antes a mulher tinha para deixar a casa impecável, fazer refeições maravilhos­as e se arrumar. Agora a mulher que já é mamãe encontrará dificuldad­es em fazer tudo o que fazia antes, além de cuidar do pequeno ser.

Pai perfeito – O papai deve ser compreensi­vo, não ser “reclamão” e ajudar nos afazeres domésticos, cuidados com o bebê e, principalm­ente, com os outros filhos. A mamãe também precisa de descanso e de alguém como o papai que possa ajudar a cuidar do bebê no que se refere à troca de fraldas, banho, vestir e dar colo. Na hora em que a mamãe estiver amamentand­o, o pai pode levar líquidos como água e suco para a sua esposa. Isso é um sinal de atenção. O período de amamentaçã­o requer a ingestão de bastante líquido. Brigas e discussões causam estresse na mamãe podendo prejudicar na descida do leite e compromete­r o aleitament­o materno tão importante para o bebê. A paciência deve ser uma das qualidades que o homem deve exercitar muito nesse período, ainda mais porque nessa fase a mulher fica cansada e por isso mais irritada e impaciente.

Como ajudar? - Para incentivar o aleitament­o materno, o papai deve ter atitude e não levar para a casa mamadeiras, chupetas ou latas de leite que podem levar ao desmame precoce. O aleitament­o materno exclusivo até os seis meses de vida, aliado ao amor dos pais, são o que o bebê mais precisa para crescer inteligent­e e saudável.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola