Ser Mãe

O COLO DA MÃE ALIVIA AS DORES

-

Bebê sofre mesmo quando está com a saúde plena. O pequeno leva picada da seringa da vacinação, depois leva outra picadinha quando faz coleta de exames laboratori­ais, às vezes na veia. Imagine só aqueles bebês que precisam mais do que apenas as vacinas e os exames de rotina.

Saiba que a dor, infelizmen­te, faz parte do processo para o bebê ficar bem. Mas agora a boa notícia. Para chegar à conclusão de que o colo da mamãe faz diferença, foram estudados quatro grupos de bebês quando estes tomaram a vacinação contra a hepatite B.

No primeiro grupo, foi oferecido à criança apenas a solução glicosada. No segundo, foi pedido para que as mães ficassem em contato direto com o seu filho na vacinação. Já o terceiro grupo foi beneficiad­o com os dois procedimen­tos: solução glicosada e colo de mãe. O último foi o grupo controle onde foi realizada somente a vacinação.

A explicação para a solução glicosada diminuir a sensação de dor é que a estimulaçã­o do paladar libera substância­s calmantes. O contato pele a pele com a mãe diminuiu a duração de resposta à dor e atenuou a experiênci­a dolorosa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola