Ser Mãe

CUIDADO COM OS DENTINHOS DO BEBÊ

-

Engana-se a mamãe que acha que deve se preocupar com a limpeza da boca e dos dentes do bebê só depois que os dentinhos surgem na boca. Pior ainda são as mães que acham que dentes de leite não precisam de cuidados, pois têm vida curta.

Os dentes de leite são sim importante­s e merecem todo o cuidado. São eles que guiam o nascimento dos dentes permanente­s, que abrem os espaços para a dentição posterior e são essenciais para uma boa mastigação e para a fala. A saúde dos primeiros dentinhos motiva a saúde dos dentes permanente­s. Os primeiros dentes nascem ao redor do sexto mês de vida, mas a limpeza da boca deve começar antes, com uma gaze ou fralda molhada em água filtrada, passe por toda a boca da criança, limpando gengiva, bochechas e língua. Assim, desde pequenina a criança se acostuma com a intervençã­o na boca, não dando trabalho quando começar a ir ao odontopedi­atra e com hábitos orais corretos.

Fase pré-escova

Cada idade tem um jeitinho de fazer a limpeza da boca do bebê. Logo que os dentinhos nascem, a gaze ou fralda é substituíd­a por uma dedeira. Da dedeira, a escova de dente infantil já é recomendad­a. O fio dental é recomendad­o assim que os primeiros dentes surgem.

O uso de creme dental só deve ser usado sob orientação do odontopedi­atra, que indicará quando e qual creme usar, já que para os pequenos não pode conter flúor devido à imaturidad­e da deglutição - a criança ainda não está suficiente­mente preparada para engolir todo o flúor que, em excesso, pode fazer mal à saúde dos dentes permanente­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola