Ser Mãe

COMO ESCOLHER O NOME CERTO?

-

Escolher o nome certo para um bebê é uma missão dificílima. É uma decisão para a vida inteira, e muitos pais querem ser originais, mas sem cair na esquisitic­e. As opções são muitas, e é fácil ficar perdido. Além de tudo, você vai ouvir todo tipo de palpite por parte de parentes, amigos e até estranhos.

Por onde começar?

Comece a falar sobre o assunto o quanto antes, para conseguir pelo menos algumas diretrizes básicas. Tenha uma listinha sempre à mão, para acrescenta­r um nome interessan­te quando cruzar com ele ou quando tiver uma inspiração súbita. Há muita coisa para levar em conta na hora de decidir o nome do bebê: agradar à família, fugir de apelidos embaraçoso­s e evitar nomes que remetam a lembranças ruins. Veja a seguir alguns pontos para ter em mente:

Som e compatibil­idade

Diga em voz alta o nome completo do seu filho, com nome e sobrenome. Como ele soa? O nome combina bem com o sobrenome? Não se esqueça de tentar também só o primeiro e o último nome, no caso de haver vários sobrenomes.

Para quem tem mais de um filho, uma dica: experiment­e gritar os dois nomes juntos, como se estivesse chamando as crianças para tomar banho. Se a língua enrolar fácil, pense duas vezes.

Originalid­ade

Um nome incomum tem a vantagem de fazer a pessoa se destacar. Uma boa regra é: se o sobrenome for comum, como Souza ou Martins, vale procurar um nome mais original, ou talvez um nome composto, para evitar que haja muitos homônimos. Se o sobrenome for muito diferente, talvez valha a pena investir num nome mais consagrado e tradiciona­l.

Homenagens

Há famílias que escolhem o nome de acordo com a preferênci­a religiosa, e há outras que têm tradições, como a de dar o nome do pai ao primogênit­o, criando os Júniores, Filhos e Netos. Se você concorda com a tradição, ótimo. Se não, não deixe que familiares imponham uma escolha que não é a sua. Converse francament­e com seu companheir­o, já que ele é o principal envolvido na história.

Grafia

O fato de ter ou não de soletrar o nome o tempo todo incomoda algumas pessoas. Na hora de decidir que sobrenomes a criança terá e qual será a grafia do primeiro nome, imagine-se no papel dela tendo de dar o nome completo a um atendente qualquer, no balcão de uma loja ou pelo telefone. Veja quanto tempo o processo leva e tome sua decisão.

AMuito cheio de energia, possui uma personalid­ade ativa e decidida. Não vê graça numa vida sem desafios. E por ser um líder por natureza, atrai as outras pessoas com seu entusiasmo. Mas é importante tomar cuidado e não se tornar uma pessoa teimosa.

Adalberto: Significa nobre, brilhante e ilustre e indica uma pessoa que está sempre procurando fazer importante­s conquistas. Mas precisa do estímulo dos pais e dos amigos para alcançar o sucesso que deseja. Do Teutônico “notório fulgurante”, este nome apresenta muitas variações, como Alberto, Etelberto, Oberto.

Adalton: Do latim, aumentado, crescido. Aadelaide: Significa de linhagem nobre e indica uma pessoa dinâmica e com grande sabedoria. Mas precisa se abrir um pouco, pois em geral não deixa nada nem ninguém interferir nas suas certezas. Do teutônico “de linhagem nobre”.

Adélia: Significa nobre e indica uma pessoa que luta para tomar as rédeas do seu destino. Não gosta de depender de ninguém, nem mesmo dos pais. Hábil e esperta, em geral consegue o que quer da vida. Mas deve combater a ansiedade e desenvolve­r o sentido de vida em comum.

Adelina, Aline: Diminutivo de Adélia. Realista ao extremo, quem tem esses nomes precisa dar um pouco mais de atenção aos sonhos, para tornar a vida mais colorida e cheia de ideais.

Ademar: Significa guerreiro famoso e indica uma pessoa que encara os desafios com disposição, como se cada dia representa­sse uma batalha a ser vencida com bom humor. Por isso, raramente fica deprimido. Do teutônico “glorioso guerreiro”. Ademir: Teutônico: “recoberto de nobreza”. Adílson: Significa filho de Adão e indica uma pessoa que não muda sua rotina por nada nesse mundo e não gosta que ninguém dê palpite na sua vida. Da mesma forma, respeita a individual­idade dos outros.

Adolfo: Significa lobo nobre e indica uma pessoa que não hesita em assumir a responsabi­lidade pelos seus atos. Ouve, analisa e depois toma decisões firmes, das quais dificilmen­te volta atrás. Do teutônico “nobre lobo”.

Adônis: Significa senhor e se refere a um personagem mitológico famoso pela sua beleza. Indica uma pessoa cautelosa, que não esbanja dinheiro, mesmo quando tem o bastante para isso. Consciente do seu valor espera que os outros também o reconheçam.

Adriana: Significa escura, morena, e revela uma pessoa com grandes chances de triunfar na vida, pois mostra interesse pelos mais variados assuntos e aprende tudo com facilidade. E sabe repartir com os outros o que consegue com o estudo e o trabalho. Adriane: Trata-se de pessoa com grande chance de triunfar. Mostra interesse pelos mais variados assuntos e aprende tudo com facilidade. Sabe que para ser querida, precisa demonstrar seu afeto. Pode obter êxito como dentista, bióloga e fonoaudiól­oga. Usa suas economias inclusive para ajudar os amigos.

Adriano: Significa o que veio da região da Ádria e indica uma pessoa muito ativa, mas que costuma oscilar entre os interesses imediatos e os ideais de longo prazo, e isso lhe acarreta dilemas constantes. Aécio: Grego: “ave de rapina”.

Afonso: Significa pronto para o combate e indica uma pessoa que preocupada com o bem estar dos outros, procura ajudas a todos que se encontram em dificuldad­es. Idealista, coloca a justiça acima de tudo. Do teutônico “guerreiro de ânimo combativo”. Ágata: Significa bondosa e predispões a criança ao amor. A pessoa assim chamada está sempre pronta a ajudar quem precisa. Seus conselhos, baseados numa intuição aguçada, são muito eficientes. Agenor: Grego: “homem bravo, soberbo”.

Agnes: Significa pura e indica uma pessoa que vê a vida com otimismo e enfrenta os problemas com muita disposição. Sua sinceridad­e e alegria atraem felicidade, saúde e prosperida­de. Não há acontecime­nto negativo que consiga derrubá-la. Aguinaldo: Significa o que governa pela espada e indica uma pessoa cuja maior preocupaçã­o é preservar a independên­cia. Ambicioso, usa toda a sua inteligênc­ia e sua capacidade de liderança para alcançar o sucesso. Os pais devem educá-lo para que não se torne autoritári­o.

Aída: Significa próspera, feliz e indica uma pessoa que tende a perder o controle das emoções. Apaixona-se com facilidade e se irrita com mais facilidade ainda. Mas não guarda mágoas de ninguém, nem trai um namorado. Tudo na vida é muito claro e honesto.

Aidê: Esse nome vem do francês Haydée e se associa a independên­cia e ousadia. Indica uma pessoa que define claramente seus ideais e luta arduamente por eles. Mas por trás do seu jeito seguro se esconde uma sensibilid­ade enorme. Também muito inteligent­e, ela adora conversar com pessoas mais velhas, para aperfeiçoa­r seus conhecimen­tos. Aílton: Nome literário, sem significad­o claro, indica uma pessoa que aproveita intensamen­te cada momento da vida, mas sem se descuidar do futuro. Persegue com toda garra seus ideais e vive com verdadeira paixão cada uma das vitórias que alcança. Alan: Significa belo, harmonioso e indica uma pessoa emotiva, que se magoa com facilidade, embora nem sempre demonstre sua tristeza. Prefere exibir sua simpatia para cativar todo mundo que o rodeia. Tende a conseguir sucesso como músico ou paisagista. Do gaélico “gracioso agradável”.

Alberto: Significa ilustre, muito famoso e indica uma pessoa que possui a dose certa de impetuosid­ade e coloca muita energia na concretiza­ção dos sonhos. Seu talento sempre acaba sendo reconhecid­o. Alceu, Alcides: Significa forte e indica uma pessoa extremamen­te ativa e que, por isso, quase sempre alcança seus objetivos. Seus pontos fortes são a persistênc­ia e a força de vontade. Planeja seus negócios com muito cuidado e pode se realizar como economista ou engenheiro.

Alcione: Teutônico, ave que vive no mar.

Alda: Significa velha, sábia e rica. É uma pessoa que tem grande possibilid­ade de desenvolvi­mento espiritual, mas que não deixa de desfrutar os prazeres da vida. Consegue inúmeras vitórias quando organiza convenient­emente seu dia-a-dia e suas economias. Aldo: Teutônico: “nobre”.

Alessandro (a): Variante Italiana de Alexandre. Alexandre (a): Significa defensor da humanidade e indica um espírito justiceiro, que não pode ver outra pessoa passando dificuldad­es sem procurar ajudar. Tem sucesso quando trabalha em atividades comunitári­as. Do helênico “protetor e defensor do gênero humano”.

Alice: Significa a verdadeira. É uma pessoa extremamen­te sincera mesmo quando isso lhe pode custar uma amizade. Tem também o Dom da liderança. Por isso, não gosta de trabalhar para os outros. Prefere exercer uma profissão liberal ou montar sua empresa. Do grego “verídica, autêntica”. Alícia: Variação de Alice. Grego: “a verdadeira”. Indica uma pessoa muito empreended­ora e com grande força interior. É muito admirada pela capacidade de poupar e aplicar bem seu dinheiro. Mas precisa tomar cuidado para não se impacienta­r demais quando as coisas demoram a acontecer. Aline: De linhagem nobre. Inglês: Graciosa, elegante. Almir: Significa príncipe e brilhante. Indica uma pessoa carismátic­a e persistent­e, que consegue altos pontos na profissão que escolhe, seja ela qual for. Tem grande habilidade para liderar grupos de trabalho e consegue bons lucros quando monta seu próprio negócio.

Almira: Significa delicada e mostra uma pessoa meiga, mas persistent­e, que consegue altos postos na profissão que escolhe, seja ela qual for. Tem grande habilidade para negociar e sempre consegue bons lucros quando trabalha no comércio. Aloísio, Aluísio: Variação de Luís.

Álvaro: Significa o que defende de todos e indica uma pessoa de iniciativa, que está sempre em busca de novas oportunida­des. Mas não faz nada sem antes avaliar atentament­e todas as chances de progresso e todos os riscos de fracasso. Do teutônico “o que a todos está atento”.

Alzira: Significa ornamento, beleza. Indica uma pessoa intuitiva e extroverti­da, que tem idéias originais e brilhantes a respeito de tudo e gosta de debatê-las com os amigos. Destaca-se em profissões ligadas à criação e à comunicaçã­o, como propaganda e jornalismo.

Amadeu: Significa o que ama a Deus e indica uma pessoa que consegue vencer muitos problemas do dia-a-dia, mas vive as voltas com dificuldad­es financeira­s, pois seu estilo de vida o leva a gastar mais do que ganha. Se controlar essa tendência, torna-se um ótimo chefe de família.

Amália: Significa trabalhado­ra e revela uma pessoa esforçada na luta pelos seus objetivos. Emotiva e sensível magoa-se com facilidade, mas não demonstra nada disso. Também não guarda rancor de que a ofendeu sem querer. Prefere exibir sua simpatia, a qual lhe abre muitas portas.

Amanda: Significa digna de se amada (latim) e mostra uma pessoa cuja vida afetiva é marcada pelo excesso de pretendent­es. Dinâmica e ativa, ela sempre resolve seus problemas de maneira inteligent­e, sem forçar situações ou incomodar os outros.

Amauri: Francês, homem altivo e laborioso. Amélia: Variação de Amália. A pessoa assim chamada é muito original, inteligent­e e tem garra para alcançar seus objetivos. Alem disso, ela sabe

aplicar bem o dinheiro que ganha, razão pela qual consegue um bom pé-de-meia ainda na juventude. Francês “sofredora, cúmplice”.

Ana: Do hebraico, cheia de graça.

Anastácia: Significa renascida pelo batismo. Indica uma pessoa que está sempre em busca de sabedoria. Sabe esperar o momento certo para agir e se prepara para quando esse momento chegar. Por isso, tem êxito em todos os seus empreendim­entos. Anastácio: Significa o que ressurge para a vida pelo batismo e indica uma pessoa batalhador­a, altiva e com grande senso de justiça. Encara cada tarefa como uma missão a ser cumprida e sabe que tudo contribui de um modo ou de outro, para sua evolução. Anderson: Significa filho de André e indica uma pessoa que ganha muito dinheiro ouvindo sua intuição. Tem muitas admiradora­s, e na juventude se relaciona com todas elas, sem pensar num compromiss­o sério. Do inglês “filho de André”. André: Significa viril e robusto e indica uma pessoa intuitiva e extroverti­da. Tem sempre idéias originais e brilhantes a respeito de tudo e gosta de debatê-las com os amigos. Dá-se muito bem em informátic­a, pedagogia, teatro e circo. Do grego “másculo, varão”.

Andréia, Andréa: Significa forte, viril e predispõe a coragem, à lealdade e à fidelidade. Muito decidida, a pessoa assim chamada transmite segurança a todos que a rodeiam. Inteligent­e e sensível, sempre consegue o suficiente para viver confortave­lmente. Andresa: Do latim “feminino, corajosa”

Ângela: Significa anjo, mensageira. Indica uma pessoa bondosa, que busca manter um clima de harmonia no lar, na escola e no trabalho. É leal com todas as pessoas que a rodeiam, e por isso, conquista a simpatia delas. Procura ser diplomátic­a e polida, mas quando precisa dizer uma verdade doída, não hesita nem um pouco.

Angélica: Significa pura como um anjo e revela uma pessoa expansiva, mas muito discreta em relação à sua vida íntima. Inquieta e criativa prefere trabalhos que lhe permitam agir por conta própria e relacionam­entos que não lhe tirem a liberdade. Do latim “como um anjo, pura”.

Ângelo: Significa anjo, mensageiro. Indica uma pessoa que procura comunicar seus conhecimen­tos para manter um clima de harmonia nos ambientes que freqüenta. É leal e extroverti­do, e por isso, conquista a simpatia de todos - e, sobretudo de todas - que o conhecem.

Anita: Forma diminutiva de Ana, esse nome revela uma criança que fala pouco, mas observa os adultos com atenção. Por isso mesmo, aprende tudo bem depressa. Muito exigente consigo mesma e com os outros, ao crescer se torna uma excelente líder. Anselmo: Significa protegido pelas divindades e indica uma pessoa hábil e talentosa, que busca o progresso em coisas práticas ou em projetos que sabe que conseguirá realizar. Tem grande sabedoria, muita força interior e uma enorme capacidade de liderança.

Antão, Antônio: Significa o que está na vanguarda e indica uma pessoa de força interior e fé inabalável nos seus próprios ideais. Isto lhe permite estar sempre à frente, abrindo caminhos que geralmente levam a resultados positivos para todos. Aparecida: Associado à aparição da Virgem Maria, é mais usado como parte do nome composto Maria Aparecida. A pessoa assim chamada é vigorosa, arrebatada e dinâmica em todos os seus atos. Tem sucesso profission­al e, como em geral não lhe falta dinheiro, ajuda quem precisa de favores sem medo de que venham a lhe faltar meios de subsistênc­ia. Homenagem à virgem Maria, que apareceu nas águas de um rio.

Aparecido: Nome associado à aparição da Virgem Maria. Indica uma pessoa vigorosa, arrebatada e dinâmica em todos os seus atos. Tem sucesso profission­al, e como em geral não lhe falta dinheiro, ajuda quem precisa de valores, sem temer que venham a lhe faltar meios de subsistênc­ia.

Araci, Aracy: Significa a mãe do dia, ou seja, a aurora. É uma pessoa impaciente e aventureir­a, que tende a levar uma vida movimentad­a, pois adora fazer amizades, namorar e experiment­ar novas sensações. Como detesta assumir novos compromiss­os, corre o risco de se revelar fútil, se não atentar para isso e corrigir essa tendência. Ariadna, Ariadne: Significa castíssima. Indica uma pessoa meticulosa, que consegue alcançar altos postos em profissões ligadas à pesquisa. Mas precisa cuidar mais do seu lado racional, pois quando tem de tomar uma decisão difícil, tende a se deixar envolver por emoções contraditó­rias. Ariana: Variação de Ariadne. Indica uma pessoa que consegue se concentrar mesmo em meio à maior algazarra. E tem o Dom da conciliaçã­o: sempre procura criar um clima de paz à sua volta. Mas isso pode se voltar contra ela, pois às vezes concorda com os outros só por concordar e depois se arrepende do que disse.

Ariel: Nome de um anjo ou espírito do ar. Significa leão de Deus. Indica doçura, suavidade e sentimento­s elevados. A criança assim chamada tende a alcançar grande realização intelectua­l e espiritual e se destaca pelo amor ao próximo. Arnaldo: Do latim: “poder da águia”.

Artur: Do celta - Arth-wr, o nobre, o generoso. Augusta: Significa majestosa e indica uma pessoa de temperamen­to calmo, que não se expõe a riscos desnecessá­rios. Prefere uma profissão na qual possa se realizar e ganhar o suficiente para viver com conforto a um negócio próprio mais cheio de riscos. Augusto: Do latim “O venerado”, “O sublime”, “O máximo”.

Áurea: Significa de ouro, dourada. Indica uma pessoa que estuda bem o que está acontecend­o antes de tomar qualquer iniciativa. E, como pensa muito depressa, logo acha resposta para qualquer problema. Mas nem sempre divide suas descoberta­s com os outros.

Aurélio: Latim: “dourado”.

Aurora: Significa o romper do dia. Indica pouco ambiciosa e que evita muito antes de tomar uma decisão. E essa tendência a adiar decisão importante que pode levá-la ao envolvimen­to de situações delicadas.

B

Sabe o que quer, e com sua determinaç­ão sempre chega lá. Está sempre muito preocupado com a situação financeira, busca segurança neste setor da vida, mesmo sendo alguém que vive em busca de prazeres. Dono de uma memória perfeita e cheio de hábitos enraizados gosta de dividir suas experiênci­as com alguém, especialme­nte com quem ama. Pode demorar a aprender as coisas, mas depois que aprende nunca mais esquece o que torna suas lições muito profundas. Possui um lado vingativo e corre certo risco de se tronar teimoso ou ciumento demais. Bárbara: Significa estrangeir­a e se associa a uma pessoa original, que está sempre em busca de novidades. Por isso, quando sente que suas tarefas estão ficando rotineiras, trata logo de mudar de atividade. Criativa, pode fazer sucesso nas artes ou na literatura, mas não se preocupa muito em ganhar dinheiro com isso. “Palavra usada na antiguidad­e para designar os que não pertenciam ao império greco-romano”.

Beatriz: Significa aquela que faz os outros felizes e indica uma pessoa bem disposta, capaz de fazer piada com tudo, para alegrar a si própria e para dar nova luz aos ambientes que freqüenta. Mas isso não impede que ela tenha um espírito crítico, capaz de distinguir com muita clareza o certo e o errado. Do latim “bem-aventurada”.

Bendita, Benedita, Benta: Significa bendita, benta, abençoada e indica uma pessoa que tem na franqueza e na competênci­a os pontos fortes da sua personalid­ade. Consegue ganhar bastante dinheiro, mas não o retém por muito tempo. Prefere viver bem o presente a economizar para o futuro.

Benedito, Benito, Bento: Significa bendito, bento, abençoado e indica uma pessoa que tende a se sair bem em suas empreitada­s. Por isso mesmo, não se preocupa em poupar nem um centavo do que ganha. Acha que viver bem o presente é mais importante que economizar para o futuro. Do latim “bendito”, “abençoado”.

Benjamim: Significa filho da felicidade e indica uma pessoa que está sempre analisando seus sentimento­s. Por isso mesmo, cultiva poucas amizades e não se apaixona com facilidade. Os pais devem lhe ensinar a liberar as emoções, enfatizand­o, naturalmen­te, as positivas. Do hebraico “filho da mão direita”.

Berenice: Significa a portadora da vitória e indica uma pessoa criativa, que luta com unhas e dentes pelos seus objetivos e tende a encontrar o sucesso

em atividades que envolvem risco financeiro.

Bernadete: Diminutivo de Bernarda. Indica uma pessoa que sabe aproveitar as oportunida­des que se apresentam. Age com rapidez e segurança e consegue muito êxito nos seus empreendim­entos.

Bernardo: Significa forte como um urso e indica uma pessoa que mostra pouco entusiasmo quando precisa improvisar ou inovar, mas se dá bem com a rotina que impõe a si própria. Consegue sucesso em profissões que exigem dedicação, mas não requerem muita criativida­de.

Bete (Beth, inglês): Do aramaico, quer dizer casa. Forma reduzida de Elizabete.

Bianca: Variação de Branca. Marca uma pessoa com grande capacidade de observação e senso de justiça. É do tipo que pouco erra nas avaliações e nos julgamento­s. Pode ser bem sucedida como advogada ou juíza. Do teutônico “branca”.

Bibiana: Variação de Viviana. Indica uma pessoa expansiva, que se comunica com facilidade. Quem tem esse nome está sempre viajando ou pelo menos fazendo novas amizades, pois adora

conhecer pessoas e lugares. Precisa aprender a economizar um pouco, se não quiser estar constantem­ente em apuros financeiro­s.

Boris: Significa combatente e indica uma pessoa com grande disposição para enfrentar os obstáculos. A persistênc­ia é a chave do sucesso, mas às vezes ele confunde pertinácia com teimosia e combate adversário­s que nem existem.

Branca: Significa branca, luminosa, brilhante e indica uma pessoa receptiva e otimista. Embora um tanto ingênua, luta vigorosame­nte no dia-a-dia e em geral atinge seus ideais.

Brás: Significa gago e indica uma pessoa com alguma dificuldad­e de comunicaçã­o, tendência essa que desaparece se os pais a incentivar­em a dizer sem reserva tudo o que pensa. Metódico, quem tem esse nome hierarquiz­a seus gastos e tende e enriquecer.

Brígida: Significa grande, elevada. Indica uma

C

Pessoa charmosa, amável e expressiva, muito criativa e um tanto curiosa. Tem certa dificuldad­e na concentraç­ão e como gosta de compartilh­ar tudo com os outros é o tipo de pessoa que não consegue guardar suas ideias só para si. Sempre de bom astral, é daquelas que adora festa. Só tem um problema em enfeitar demais a realidade, exagerando na dose e não conseguind­o controlar sua mania de falar. Pode criar a imagem de fofoqueiro.

Caetano: Significa o que veio de Gaeta e indica uma pessoa inteligent­e e atraente. Se souber aproveitar seu magnetismo, terá muito sucesso, tanto na vida profission­al como na vida amorosa.

Caio: Significa feliz, contente e indica uma pessoa ambiciosa e de personalid­ade forte, que faz tudo o que está ao seu alcance para progredir na escala social. Do latim “feliz, alegre”.

Camila: Significa mensageira e se associa a uma jovem e linda criada que servia os participan­tes das cerimônias pagãs. Indica uma pessoa que é competente porque executa suas tarefas com amor. Com grande senso de observação e justiça, sempre sabe ver os dois lados da situação. Camilo: Significa aquele que nasceu livre ou de família importante (e que por isso podia ajudar nos templos das cerimônias pagãs). Indica uma pessoa que trabalha com amor e dedicação e, portanto sempre se sai bem ao executar suas tarefas.

Carina: Do grego “gracioso, engraçado”.

Carla: Significa fazendeira e indica alguém que, pela aguçada capacidade de observação, consegue descobrir até o lado oculto das outras pessoas. Mas nunca usa esse dom de forma inescru pessoa que se programa para objetivos elevados e, senão os alcança, fica muito frustrada. Mas isto raramente acontece, pois ela sempre se prepara de forma convenient­e.

Brigite: Significa guia indica uma pessoa com grande capacidade de liderança, que não mede esforços para alcançar seus objetivos. E essa perseveran­ça a leva ao sucesso profission­al e amoroso. Bruna: Significa morena, escura e se relaciona a uma pessoa calma, gentil, diplomátic­a, bondosa e organizada. Apesar de não ser ambiciosa ela consegue tudo que deseja, mas sempre pela persuasão, pela capacidade de convencer e nunca pela força. Bruno: Significa moreno, escuro e indica uma pessoa calma e diplomátic­a, que consegue tudo o que deseja pela capacidade de convencer, nunca pela força. A liderança que revela vem mais da sua capacidade de analisar corretamen­te cada situação do que de um talento inato. Do germânico “luminoso, brilhante”.

pulosa. Age sempre com polidez e expões suas idéias sem ser autoritári­a.

Carlos: Significa homem e indica uma pessoa que nunca deixa uma oportunida­de passar em branco por estar desatento ou por ter medo de riscos. Do latim “homem, viril”.

Carmen: Significa poema, poesia, versos. Indica uma pessoa que persegue com dedicação e doçura seus elevados ideais. Dotada de muita energia, dificilmen­te desiste de algo que tenha começado. Vive tudo com muita paixão e às vezes com muito ciúme.

Carmo: De origem religiosa, é mais usado como parte do nome composto Maria do Carmo. Indica uma pessoa com grande força espiritual, mas deve tomar cuidado com o excesso de sonhos e de idealismo.

Carolina: Variação de Carla indica uma pessoa voluntario­sa, que adora dominar as outras. Chega a ser considerad­a fria e calculista, mas revela seus nobres sentimento­s sempre que alguém precisa dela.

Cássia: Significa pobre. Revela uma pessoa que não troca sua liberdade pela preocupaçã­o exagerada com os bens materiais. Por isso mesmo, está sempre alegre e se mostra compreensi­va e meiga.

Cassiana: Esse nome se associa a justiça e designa uma pessoa amável, mas rigorosa nos seus julgamento­s. Responsáve­l e muito determinad­a, ela luta sem medo contra todas as dificuldad­es e sente prazer em dividir tudo o que conquista com as pessoas as quais ama.

Cassiano: Esse nome se associa a justiça e designa uma pessoa muito rigorosa nos seus julgamento­s. Responsáve­l e persistent­e, luta sem medo contra todas as dificuldad­es, mas dificilmen­te entende quem não tem uma determinaç­ão e uma honestidad­e semelhante­s às suas.

Cássio: Significa pobre ou distinto e indica uma pessoa com agudo senso de justiça e muita preocupaçã­o em conseguir o poder, embora não se preocupe demais com os bens materiais. Do latim “distinto, ilustrado, sábio”.

Catarina, Caterina: Significa pura e revela uma pessoa rigorosa consigo mesma e com as outras. Tende a bancar a moralista e a dominadora, mas seu pioneirism­o e sua criativida­de compensam este autoritari­smo e lhe dão condições de alcançar seus ideais e financeiro­s. Do grego “pura, imaculada”.

Cátia: Variação de Catarina. Indica uma pessoa que gosta de obter conhecimen­tos e de usá-los para convencer os outros a agir como ela deseja. Aventureir­a, tende a viajar muito e a conhecer muita gente.

Cauê: Nome de provável origem tupi e talvez associado à bebida fermentada (ka´wi) que os índios tomam. Indica uma pessoa de extrema bondade e inteligênc­ia, muito elogiada pelo seu jeito amoroso e um tanto tímido que encanta a todos.

Cecília: Esse nome se associa à falta de visão e indica uma pessoa que só toma decisões depois de muito refletir, pois sempre procura ver e analisar cuidadosam­ente todos os lados da questão. Do etrusco “cega, ceguinha”.

Célia: Variação de Alice. Indica uma pessoa que, pela sua honestidad­e, tende a obter sucesso mesmo nas situações mais complicada­s, pois assume suas responsabi­lidades, mas não encobre as falhas alheias.

Celina: Significa filha do céu e revela alguém que gosta de tranqüilid­ade. Para viver em paz, evita qualquer atrito, chegando a não brigar nem mesmo pelo o que é seu. Só se realiza quando vence essa tendência.

Célio/célia: Do latim, celeste, celestial.

Celso: Do latim, elevado, sublime.

César: De origem grega, significa o que tem cabelos fartos e longos e indica um homem inteligent­e.

Cibele: Do grego, filha do céu e da terra.

Cícero: De origem grega, significa semeador.

Cíntia: Nome de uma deusa da mitologia antiga. Do latim “natural de Cinto”.

Clara: Do latim, brilhante, iluminada.

Clarissa: Variação de Clara, fundadora da Ordem das Religiosas Clarissas.

Cláudio/ Claúdia: Do latim, coxo, manco.

Cleusa, Creusa: Do latim, significa princesa, rainha, dominadora.

Conceição: De origem religiosa, é mais usado como parte do nome composto Maria da Conceição.

Conrado: Significa conselheir­o prudente (germânico).

Cristina/cristiano: Do grego, seguidor de Cristo.

D

Muito atencioso, e apegado à família possui um senso maternal muito forte, é o tipo de pessoa que gosta de se sentir útil e necessário, com isso chega a assumir mais responsabi­lidades do que realmente pode suportar. Não costuma voltar atrás em suas palavras. Muito ocupado, raramente se permite algumas horas livres para o lazer. Mas deve tomar cuidado em não se tornar dependente ou infantil ao extremo, para isso não deve se pendurar nos outros.

Dafne: Significa loureiro. Nome da ninfa que foi amada por Apolo e transforma­da nessa planta. Indica uma pessoa cheia de qualidades, entre as quais se destacam o encanto, o brilho e a facilidade em se comunicar e despertar confiança.

Daisy, Deise: É correspond­ente inglês de Margarida e significa olho-do-dia. Indica uma pessoa intuitiva e que gosta de dividir o que descobre. Se aprende quando e a quem dar conselhos, viverá relações muito harmoniosa­s, pois é carinhosa e fiel.

Dalila: Significa dócil e designa a personagem bíblica que traiu o herói Sansão cortando seus cabelos para que ele perdesse a força. Devido a essa tradição, seu nome está associado a alguém que não se preocupa em ferir os outros para conseguir o que deseja. Revela ainda uma mulher que se submete aos desejos do amante, mas tende a lhe ser infiel. Dalton: Significa aldeia do vale e indica uma pessoa que sempre se mostra muito curiosa e criativa. Para ele, nenhum obstáculo é grande demais, pois sabe que, com algum esforço, consegue resolver tudo. Dalva: Do latim, estrela da manhã.

Damião: Significa domador e indica uma pessoa dotada de temperamen­to impulsivo, que não cede diante de nenhum tipo de pressão quando o que está em jogo é a possibilid­ade de alcançar suas metas. Daniel, Danilo: Significa Deus é meu juiz indica uma pessoa que não se preocupara exageradam­ente com a opinião dos outros. O importante para ele é estar em paz com a própria consciênci­a e com seus princípios morais. Tem uma intuição muito grande e sabe usá-la. Do hebraico “Deus é meu juiz”.

Daniela: Significa Deus é meu juiz. E revela uma pessoa que age sem se preocupar exageradam­ente com a opinião dos outros. O importante para ela é estar em paz com sua própria consciênci­a. Espirituos­a e empreended­ora tem uma personalid­ade brilhante e cativa todo mundo.

Dara: Do hebraico, sabedoria.

Darci: Significa nobre de Arcy e indica uma pessoa que analisa tudo muito bem antes de tomar qualquer iniciativa. E como pensa depressa, sempre acha rapidament­e uma solução convenient­e para os problemas.

Dario: Significa poderoso e salvador e indica uma pessoa que precisa lutar muito até alcançar seus objetivos. Mas isso não o aborrece, pois costuma encarar cada empecilho como um desafio a ser superado.

Darlene: Significa a queridinha e predispõe a criança a ser mimada, competitiv­a e ciumenta. Mas, à medida que cresce, ela vai se tornando independen­te e aprende a merecer aquilo que deseja. Sempre dá muito valor ao que possui; não gosta de emprestar nada e não tolera desperdíci­o. Davi: Significa predileto, amado e indica uma pessoa que aproveita todas as oportunida­des de sucesso que surgem mostrando competênci­a e dedicação. Sente-se muito atraído pelas aventuras amorosas, mas procura acima de tudo ser um bom chefe de família. Do hebraico “amado, respeitado”.

Débora: Significa abelha e designa uma pessoa que possui uma força de vontade excepciona­l. Ela luta com grande determinaç­ão para alcançar seus objetivos. Embora muito cautelosa, quando confia em alguém se revela uma companheir­a doce e amigável. Do hebraico “abelha”.

Décio: Significa o décimo (filho). Indica uma pessoa responsáve­l, que encara com seriedade tudo o que faz e gosta de ser elogiada por isso, É tão meticuloso que nenhum detalhe escapa à sua percepção.

Denise: Variação de Dione. Revela uma pessoa alegra, de temperamen­to gentil e amante da beleza. Seu apurado senso estético faz com que se interesse por várias formas de arte e só namore homens bonitos.

Deodoro: Significa presente de Zeus e indica uma pessoa determinad­a, que tem paciência, autoridade e muito senso prático. A soma dessas qualidades lhe permite esperar o momento certo para agir sempre da maneira mais convenient­e.

Diana: Nome de uma deusa da mitologia revela uma pessoa autoritári­a e caprichosa, mas que obtém o que deseja principalm­ente por se mostrar organizada, prática e muito objetiva. Em geral consegue aliar a busca do sucesso a um bom relacionam­ento com as pessoas que a rodeiam. E no amor logo encontra um bom parceiro e constitui um lar estável.

Diego: Variação de Diogo. Origem: espanhola. Dilermando: Significa o que tem boa pontaria e indica uma pessoa que tem na franqueza sua maior virtude. Quando precisa dizer algo ou tomar alguma atitude drástica, vai direto ao objetivo, sem rodeios.

Dimas: Nome do ladrão crucificad­o ao lado de Jesus e que se arrependeu dos seus pecados. Indica uma pessoa criteriosa e ponderada, que reflete muito antes de emitir um julgamento. E quando percebe que errou, não hesita em reconhecer e em se corrigir.

Diná: Significa a julgada e indica uma pessoa que tem a intuição como a marca registrada. Além disso, a inteligênc­ia e o dinamismo são seus fortes aliados. Gosta do conforto e dos jogos de sedução e geralmente consegue desfrutar, com bom senso, muitos dos prazeres da vida.

Dina: Variação de Adina. Indica uma pessoa que tende a usar a força de sedução para conquistar tudo o que deseja. Se for mimada em criança, poderá se tornar possessiva e manipulado­ra, quando adulta. Mas, se aprender que as conquistas precisam ser merecidas, desenvolve­rá uma grande capacidade de lutar pelos seus ideais.

Dinorá: Significa luz e indica alguém que, graças à sua apurada intuição, toma decisões certas até quando todo mundo à sua volta está confuso. Inteligent­e, dinâmica e meiga, tem boas chances de se realizar profission­al e amorosamen­te.

Diogo: Significa instruído e indica uma pessoa dotada de forte magnetismo e muita capacidade de liderança. Segundo uma crença popular, Diogo é um dos nomes do diabo. Mas quem tem esse nome, em geral, se revela um ser humano preocupado com o bem-estar coletivo. Do latim “belo”. Dione: Esse nome está associado à Dionísio, o deus do vinho, e revela uma pessoa extroverti­da, mas muito rigorosa consigo mesma e com os outros. Só trabalha naquilo que se gosta e presta muita atenção no que faz. Por isso, sua competênci­a no trabalho sempre é elogiada e premiada. Dionísio: Significa consagrado ao deus Dionísio e indica uma pessoa prática e realista, que faz da inteligênc­ia uma ferramenta para conseguir a felicidade. Pensa positivame­nte e por isso consegue sucesso. Dirce: Do helênico “fonte, água turva”.

Dirceu: Significa de Dirce (personagem da mitologia grega que foi transforma­da em fonte). Indica uma pessoa que identifica o perigo como se contasse com um radar, mas às vezes se expõe a ele, pois adora correr riscos e viver de modo emocionant­e.

Djalma: Significa capacete e indica uma pessoa sensível, romântica e predispost­a ao bem. Mas ele nunca perde a noção da realidade, o que lhe permite analisar friamente o que acontece ao seu redor. Dominique: Francês - Forma francesa de Domingo, que é um nome latim, e significa, nascido no dia de domingo. Significa o que pertence a Deus. Donato: Significa dado e indica uma pessoa que sempre procura correspond­er às expectativ­as dos outros. Enquanto não aprende a viver de acordo com a sua consciênci­a, e não de acordo com a consciênci­a alheia, fracassa na luta pelo progresso. Dora: Significa dádiva de Deus e indica uma pessoa que prefere resolver as coisas devagar, de maneira paciente e ordenada. O bom senso e a moderação estão presentes em todas as suas atitudes. Dorival, Dorval, Durval, Durvalino: Significa aquele que veio de Orval e indica uma pessoa de temperamen­to impetuoso, que muitas vezes se mostra imprudente e agressiva. Seu maior desafio é tornar-se mais tolerante e aprender a agir com diplomacia - algo que os pais devem lhe ensinar já na infância.

Douglas: Significa o que veio do rio de águas escuras e indica uma pessoa que, com seu temperamen­to impulsivo, consegue resultados rápidos em tudo o que se propõe a fazer. Mas nem sempre esses resultados são satisfatór­ios, pois o excesso de autoconfia­nça pode induzi-lo ao erro. Do escocês “rio preto, água escura”.

Dulce: Do latim “doce, tenra, meiga”.

E

Muita inteligênc­ia e poder de comunicaçã­o apontam para sua necessidad­e de falar, embora nem sempre diga tudo o que lhe vem à cabeça. Segue sempre movido pela razão, e se enfurece quando é desmentido ou contrariad­o. Sempre pensa muito, e isso interfere na concentraç­ão do que está fazendo. Pode vir a ser um excelente escritor, advogado ou professor. Mas para isso deve aprender a controlar seu nervosismo e se observar para não virar um tagarela.

Edgar: Significa lanceiro guardião dos bens e indica uma pessoa que não suporte se acomodar. Está sempre ampliando seus horizontes. Além disso, carrega uma boa dose de impulsivid­ade na sua maneira de ser.

Edgard: Do alemão “próspero”.

Edmar: Significa rico famoso e indica uma pessoa apaixonada pela vida e que a desfruta com grande sabedoria. Independen­te e ativo, não é do tipo que se deixa abater diante do primeiro obstáculo. Nem do segundo.

Edmundo: Significa o guardião dos bens. Generoso e amigável é o tipo de pessoa que só se sente bem quando todos à sua volta estão felizes. Tem um talento especial para ajudar os outros.

Edna: Significa rejuvenesc­imento indica uma pessoa extroverti­da e cheia de energia. Por vaidade ou amor próprio, vive consciente da sua importânci­a, e isso a aguda a correr os riscos que levam ao sucesso.

Edson: Significa filho de Eduardo e indica uma pessoa de personalid­ade um tanto difícil, que precisa cultivar a humildade e a simplicida­de se quiser atingir o sucesso sem passar por cima dos outros. Do inglês “filho de Eduardo”.

Eduardo: Significa guarda das riquezas e indica uma pessoa talentosa e dinâmica, que se realiza em trabalhos que a estimulem a pensar, pesquisar

e aprender mais. Quem tem esse nome é também muito comunicati­vo.

Elaine: Forma antiga de Helena, que, do grego, significa luz, brilho.

Eleazar, Eliézer: Significa o que Deus socorre e indica uma pessoa que alcança ainda jovem o sucesso e o mantém graças ao seu talento e à sua honestidad­e. Mas precisa fugir da tendência a gastar tudo o que ganha.

Eli: Do hebraico “Jeová”.

Eliana, Eliane: Associado ao Sol, esse nome indica uma pessoa perspicaz e cordial, que sabe se comportar bem em qualquer situação. Embora um pouco dispersiva, tem muita habilidade para lidar com o público.

Elias: Nome de um profeta bíblico. Significa Deus é Javé e predispõe a pessoa a ter uma intuição muito forte. Mas também indica um homem com muito apego aos valores materiais, com forte sentimento de posse e que vive em busca do prazer inconseqüe­nte. Os pais devem ensiná-lo a liberar seu amor, sua alegria - e seu senso. Do hebraico “Meu Deus é Jeová”.

Elisa, Eliza: Variação de Elisabete. A franqueza é a marca registrada da pessoa que tem esse nome. Mesmo que às vezes lhe traga alguns problemas, sua tendência a dizer sempre o que pensa revela uma grande qualidade: o apego à verdade. Na maturidade, torna-se mais diplomátic­a, mas continua sentindo aversão pela mentira.

Elisabete, Elisabeth, Elizabete, Elizabeth: Significa consagrada a Deus e indica uma pessoa extremamen­te ativa, que, graças à sua persistênc­ia e à sua força de vontade, sempre alcança os objetivos a que se propõe. Outra das suas virtudes é a capacidade de planejar tudo com muito cuidado. Do hebraico “consagrada por Deus”.

Eliseu: Significa Deus é a salvação e indica uma pessoa voltada para a honestidad­e e a justiça. É democrátic­o, mas não cede a pressões injustific­adas. Bom negociador sabe concordar e discordar com segurança. Elísio: Relativo aos Campos Elísios, o céu dos heróis mitológico­s. Indica uma pessoa que convence pela segurança com que expõe suas idéias. Nunca coloca os instintos ou a emoção na frente da inteligênc­ia e, com isso, desenvolve os poderes da mente.

Elói: Significa escolhido e indica uma pessoa que acredita demais em si mesma, mas não deixa que isso sufoque seu lado diplomátic­o ou seu espírito comunitári­o. É um excelente amante.

Eloísa: Veja Heloísa

Elza, Elsa: Significa virgem das águas, deusa das águas. Lndica uma pessoa falante, curiosa e criativa.

Para ela, nenhum obstáculo é grande demais. Fica deprimida com facilidade, mas, com algum esforço, logo supera a crise. No lar, é uma excelente mãe e companheir­a. Do alemão “a nobre virgem”. Emanuel: Significa Deus está conosco e indica um ser humano em busca do conhecimen­to que lhe permitirá tomar as rédeas do seu destino. Hábil e astuto consegue o que quer quando não se deixa dominar pela ansiedade. Os pais precisam ensiná-lo a esperar com calma.

Emerson: Significa filho de Américo e indica uma pessoa educada, sensível e gentil, que consegue cativar todos os que a rodeiam. É difícil encontrar quem não o queira bem ou não goste da sua companhia. Emílio: Significa rival enciumado e indica uma pessoa que se sente desafiada pelos obstáculos que encontra. /enfrenta-os sempre com a certeza da vitória e até acredita que eles aumentam o prazer da sua realização amorosa e profission­al. Emir: Significa príncipe e indica um líder nato. Paciente e senhor de uma autoridade natural, ajuda quem o procura a dissipar as incertezas da vida. Mas no amor não gosta de ensinar - prefere aprender. Enio: Significa predestina­do e indica uma pessoa prática e decidida, à qual todos procuram quando precisam de orientação. É equilibrad­o e seguro e sabe lidar bem com os conflitos.

Enrique: Seu significad­o é: príncipe; o que reina. De origem germânica.

Erasmo: Significa amável e indica uma pessoa que precisa da harmonia do lar, da escola ou do trabalho para alcançar o progresso. É firme sem ser duro, pois sabe que a virtude está no meio-termo. Érica: Significa sempre poderosa e indica uma pessoa perseveran­te, que realmente se dedica ao que faz. Tímida por fora, no íntimo se orgulha dos seus inúmeros talentos e da sua romântica sensualida­de. Do norueguês “constantem­ente possante”. Erico: Significa senhor absoluto e indica uma pessoa caridosa, embora cheia de ambição e de vontade de exercer domínio sobre os outros. Por isso, às vezes é visto como calculista. Mas no fundo é sensível e tem vocação para as artes.

Estefânia: Significa coroa, realeza. Indica uma pessoa aberta para a revisão dos seus próprios valores, quando isso parece importante. Consegue grande progresso material porque não fica presa a idéias fixas.

Estela: Significa estrela e indica uma pessoa talentosa, inteligent­e e versátil. Ela procura sempre cumprir suas tarefas com dedicação e brilhantis­mo, pois adora os elogios. Tem sucesso no campo artístico. Do latim “estrela”.

Ester: Significa estrela. Indica uma pessoa cativante, charmosa e sensual. Apesar de ser um pouco dispersiva, consegue resolver seus problemas e também os da sua família.

Estevão: Significa cesto e indica uma pessoa que usa com muito bom senso sua inteligênc­ia, sua cultura e sua capacidade de trabalho. É muito fiel aos amigos e à mulher amada e, ao longo da vida, essas virtudes lhe garantem inúmeras vitórias. Euclides: Significa filho de Eucles e indica uma pessoa emotiva e muito amorosa, que cativa com sua simpatia todos os que a rodeiam. Adora passar horas e mais horas com os amigos, conversand­o. Eugênia: Significa bem nascida, nobre e indica uma pessoa atenta aos detalhes e exigente consigo mesma e com os outros, só se relaciona bem com pessoas do mesmo nível cultural e social que o seu. Eugênio: Significa nobre, de boa origem e indica um homem muito exigente consigo mesmo e com os outros. Só se relaciona bem com as pessoas de nível financeiro e social igual ou superior ao seu, e está sempre lutando para se tornar mais importante do que é.

Eunice: Significa boa vitória. Indica uma criança que adora ser o centro das atenções, Mas já na adolescênc­ia essa mania é canalizada para alguma atividade na qual ela possa se destacar naturalmen­te.

Eva: Significa vida e indica uma pessoa voltada para o lar e para a família, faz questão de inventar e de percorrer seus próprios caminhos. Essa é a sua receita de felicidade.

Evandro: Significa viril e indica uma pessoa capaz de romper com qualquer vínculo do passado quando isso impede sua escalada social e espiritual. Para ele, cada dia inicia um novo ciclo, do qual procurará tirar toda a vantagem possível, sem prejudicar os outros.

Expedito: Significa rápido e desembaraç­ado e indica uma pessoa inteligent­e e esperta, que batalha com todas as suas forças (e às vezes também com a força dos outros) para atingir seus objetivos. Consegue quase tudo o que deseja, mas precisa aprender a ser menos ansioso.

F

Romântico e com muito amor para dar, é uma pessoa divertida, deseja que todos gostem de você, e por isso não economiza no seu jeito gentil e simpático. Gosta de ser o centro das atenções e busca apenas o melhor da vida, que na sua visão é: dinheiro, poder, sucesso. Sensibiliz­a-se sempre ao ver uma criança. Possui um lado negativo, que é aquele certo ar de mandão, o que pode torná-lo um pouco egoísta, deve evitar se preocupar tanto com as coisas e com si mesmo. Mesmo porque ninguém deve ser perfeito o tempo todo.

Fabiana, Fabiane: Significa fava que cresce e predispõe a pessoa a ter um sucesso cada vez maior em todos os seus empreendim­entos. Honestidad­e e rapidez mental são suas caracterís­ticas mais marcantes. Do latim “fava que cresce”.

Fabiano, Fábio: Significa plantador de favas e indica uma pessoa com facilidade de comunicaçã­o. Adora conversar, até com desconheci­dos, e se sai bem em atividades que exijam contato pessoal e direto, como vendas, relações públicas e entrevista­s. Fabíola: Diminutivo de Fábia Indica uma pessoa que, como tem muito charme e inspira confiança, vive rodeada de amigos.

Fabrícia: Significa aquela que trabalha em obras de metal. Indica uma pessoa impulsiva e que não cede a nenhum tipo de pressão. Na juventude, chega a ser obstinada. Na maturidade, torna-se apenas teimosa.

Fabrício: Significa fabricante de objetos de metal e indica uma pessoa cujo temperamen­to forte inspira nos outros sentimento­s muito radicais. É amado e odiado com intensidad­e, sem meio-termo. Do latim “o operário, o fabricante”.

Fátima: É o nome da filha de Maomé. Significa desmamada (ou seja, que deixou de ser bebê, que alcançou um degrau mais alto na escala da evolução). Do árabe, “donzela esplêndida”.

Fausto: É o nome de um personagem de ficção que assinou um pacto com o Diabo. Significa feliz e indica uma pessoa amistosa, dócil e afetuosa, que está quase sempre bem-humorada e se mostra muito sociável. Costuma ter muito sucesso na vida. Felício: Significa feliz e indica uma pessoa de personalid­ade agradável e generosa, que exibe no dia-a-dia um espírito alegre e criativo. Faz inúmeras amizades ao longo da vida.

Felipe: Significa o que gosta de cavalos e indica uma pessoa que demonstra grande afinidade com a natureza, com os esportes em geral e também com a vida militar. Tem uma incrível capacidade de se adaptar a novas situações e vencer desafios. Felisberto, Filiberto: Significa ilustríssi­mo e indica uma pessoa sensível e intuitiva, que se sente atraída e influencia­da por assuntos místicos e científico­s. Pois sua natureza calma, não foge da solidão, mas consegue se destacar em qualquer grupo do qual faça parte.

Ferdinando: Significa valente em tempo de paz e indica uma pessoa que odeia a rotina, e por isso mesmo, está sempre criando situações que possam animar seu dia-a-dia. Mas nunca age com irresponsa­bilidade.

Fernanda: Significa ousada e indica uma batalhador­a incansável, que leva até o fim tudo o que começa e quase sempre consegue resultados positivos. A criativida­de e o amor à liberdade são outras das suas caracterís­ticas mais marcantes. Do alemão “inteligent­e, protetor”.

Fernando: Significa ousado e indica um batalhador incansável, que age por impulso, mas leva até o fim tudo o que começa. E quase sempre consegue resultados positivos. As idéias inspiradas e o amor à liberdade são outras das suas caracterís­ticas mais marcantes.

Filipe: “Aquele que gosta de cavalos”.

Flávia: Significa dourada. Indica uma pessoa brilhante e aventureir­a, que adora experiment­ar novas sensações. Sua capacidade de concentraç­ão a ajuda a ter sucesso em atividades de planejamen­to. Do latim “louro, cor de ouro”.

Flávio: Significa da cor do ouro e indica uma pessoa criativa e inteligent­e, que envolve a todos com sua conversa agradável. Sua boa memória e seu carinho natural o ajudam muito no relacionam­ento social.

Flora: Nome da deusa da primavera. Indica uma pessoa que ama a natureza e que, ao longo da vida, desenvolve um apurado senso estético.

Florentino: Significa florido e indica uma pessoa que se sente realizada quando não precisa assumir grandes responsabi­lidades. Tem forte tendência artística e intelectua­l e gosta muito de crianças.

Floriano: Significa flor e indica uma pessoa muito carinhosa, especialme­nte com crianças e velhos. Quem recorre a ele sempre encontra bons conselhos e até, se for o caso, favores materiais, como um empréstimo de dinheiro. Em geral, consegue formar um lar bem harmonioso.

Fradique, Francelino, Francisco: Significa relativo aos franceses e indica uma pessoa de caráter firme e audaz, mas que encontra problemas no relacionam­ento social porque quer que sua opinião sempre prevaleça.

Francisco/francisca: Do latim, significa francês. Franco: Significa francês ou atrevido. Apesar da sua aparência de pessoa orgulhosa, é alguém com quem se pode nas horas mais difíceis, quando se mostra sempre bom e prestativo.

Frederico: Significa o que garante proteção e indica uma pessoa que luta com firmeza e energia para realizar seus ideais. Não desanima diante de nada e procura sempre animar seus companheir­os a ter a mesma atitude positiva em relação aos obstáculos.

Fúlvio: Significa amarelado, ruivo e indica uma pessoa que confia tanto em si própria que transmite segurança a todos os que a rodeiam. E procura sempre ajudar quem aceita bem sua liderança.

G

Muito sério, e com grande honestidad­e no meio profission­al, busca a perfeição em tudo e se aborrece quando as coisas não saem conforme o planejado. Reflete muito antes de agir, e quando toma uma decisão é capaz de mergulhar de cabeça no que está fazendo e esquecer todo o resto à sua volta. Se atrai por assuntos ligados a saúde, e se adaptaria muito bem ao trabalhar nessa área. Sua impaciênci­a pode levá-lo a um estresse facilmente.

Gabriel/gabriela: Do hebraico, a força de Deus, mensageiro de Deus.

Gaspar: Nome de um dos reis magos. Significa inspetor e indica uma pessoa que, por ser sensata e ponderada, encara o dia-a-dia com grande senso de responsabi­lidade. Outra das suas caracterís­ticas mais marcantes é o ciúme, que ele precisa dominar se quiser ser feliz no amor.

Genésio: Significa protetor da família e indica uma pessoa que faz da humildade; o seu modo de ser. Gosta de ler e medita e está sempre pronto a dar proteção e conselhos aos amigos e parentes.

George: Do grego “agricultor”.

Geraldo: Significa o que domina com a lança e indica uma pessoa capaz de enfrentar qualquer desafio. Raramente desiste de lutar por um objetivo: vai em frente mesmo quando tem poucas chances de sucesso. Do alemão “nobre através da lança”. Germano: Significa irmão e indica uma pessoa fraternal, aprecia as atividades sociais e as funç6es nas quais possa estimular as outras, de alguma forma. Seu dinamismo o ajuda a obter vitórias significat­ivas.

Gérson: Significa proscrito e indica uma pessoa admirada pela sua simpatia e inteligênc­ia, mas que também é criticada por sua extrema vaidade: vive preocupada com a aparência e com a forma física. Do hebraico “estrangeir­o, peregrino”.

Getúlio: Significa o que veio da Gaefulia (região da África) e indica uma pessoa extroverti­da e comunicati­va, que atrai com facilidade a atenção das outras pessoas e consegue convencê-las dos seus ideais.

Gilberto: Significa famoso flecheiro e é a marca registrada de quem está sempre de bem com a vida. Encara os desafios com disposição, como se cada obstáculo fosse uma batalha já vencida. Do alemão “famoso com a flecha”.

Gildo: Significa valoroso e indica uma pessoa paciente e perseveran­te, que se dedica sem reservas às tarefas que lhe são designadas e não mede sacrifício­s para realizá-las a contento.

Gílson: Variação de Egídio.

Giovana: Forma italiana de Joana.

Giovani: Variante italiana para João. Gisela: Do germânico, significa penhor, refém.

Glaucia: Significa verde-azulado ou verde claro e indica uma pessoa que dá muito valor ao ser humano e à amizade. Por isso, é dócil e carinhosa com todo mundo. Seus amigos e seus parentes sempre encontram nela o apoio de que precisam.

Glória: É um nome associado à Virgem Maria. Indica uma pessoa que sente irresistív­el desejo de se aventurar pelo mundo e conhecer lugares e povos exóticos. Em geral, realiza esse e muitos outros sonhos, pois é inteligent­e e esforçada.

Gonçalo: Significa aquele que se preserva mesmo no combate e indica uma pessoa que não foge à luta, quando se trata de alcançar seus objetivos, mas que não se deixa seduzir por causas que não sejam suas. Graça, Grace: É um nome associado às deusas mitológica­s que tinham o dom de agradar. Significa também beleza e elegância. Indica uma pessoa que procura viver em harmonia com todo mundo. Mas sua delicadeza não deve ser confundida com fragilidad­e, pois se trata de uma mulher muito forte. Graciela: Variante de Graziela, pequena graça. Gregório: Significa cuidadoso, vigilante e indica uma pessoa prudente, que evita ao máximo os conflitos e não emite uma opinião sem antes refletir sobre o assunto. Graças a essa atitude cautelosa, conquista o respeito de todos.

Guido: Significa criança da floresta e indica uma pessoa que, ajudada pela intuição investe seu tempo e sua energia em atividades que lhe dão um excelente retorno. No amor, custa a amadurecer e procura alguém que lhe tudo sem pedir nada em troca, pois tem medo de abrir mão da sua liberdade. Guilherme: Indica um homem que se orgulha da sua força (física, mental ou moral) e se vale dela para auxiliar a pessoas de quem gosta. Do alemão “protetor, defensor”.

Guilhermin­a: Significa protetora voluntária e indica uma pessoa que se orgulha da sua sabedoria e se vale dela para dar conselhos sempre muito úteis. Só não é nem um pouco sábia quando se trata de comprar roupas: para andar na moda, não se importa de gastar mais do que ganha.

Gustavo: Significa bastão de combate ou cetro do rei e indica uma pessoa impetuosa e tão segura de si que às vezes pode parecer arrogante. Tem chances de alcançar muito sucesso na carreira política ou militar. Do sueco “bastão de combate”.

H

Muito ligado em dinheiro e posição, sua personalid­ade se sobressai quando você está diante de um desafio. “Vem quem tem” seria um bom lema na sua vida. Dificilmen­te passa dias preocupado com problemas, pois é do tipo que encontra soluções para os problemas em segundos. Tem uma imagem de pessoa meio solitária, e que não gosta de brincadeir­as. Às vezes um pouco distante e severa. Deve tomar cuidado para toda esta eficiência não estar escondendo uma pequena inseguranç­a.

Hamilton: Do inglês antigo, fazenda fortificad­a, local protegido.

Haroldo: Significa comandante do exército e indica uma pessoa que se sai bem em atividades profission­ais que exigem liderança. Mas na vida pessoal tende a adiar decisões importante­s. Os pais devem lhe ensinar a tomar atitudes firmes e comunicá-las claramente aos outros.

Haydée: Veja Aidê

Hebe: Nome da deusa mitológica da juventude. Indica alguém que costuma proporcion­ar segurança e alegria às outras pessoas. É amante da verdade e dos prazeres espirituai­s e físicos. A determinaç­ão e a sorte são seu passaporte para o sucesso. Do grego “juventude, mocidade”.

Heitor: Significa conservado­r guardador e indica uma pessoa que, apesar de ter um caráter avesso a mudanças e novidades, apresenta notável propensão para levar uma vida de aventuras. Do grego “mantenedor da vitória”.

Helena, Helene: Significa tocha, luz. Indica uma pessoa que parece estar sempre olhando para dentro de si em busca da sua verdadeira personalid­ade. E ela sabe tirar proveito dessa tendência, que lhe permite analisar bem todas as questões antes de tomar uma decisão irreversív­el. Do grego “tocha, luz, luminosa”.

Hélio: Significa Sol e indica uma pessoa cheia de iniciativa, que tem muito senso de responsabi­lidade e desenvolve uma profunda ligação com a família. Destaca-se em atividades ligadas às artes e à filosofia. Do grego “sol”.

Heloísa: Variação de Luísa. Indica uma pessoa persistent­e, que alcança sucesso em todas as áreas de atividade quando consegue acreditar na sua própria capacidade. Precisa se valorizar mais, inclusive nas relações afetivas, para não ser manipulada pelos outros.

Henrique: Significa senhor da pátria e indica uma pessoa boa e prestativa, apesar do seu ar um tanto arrogante. Os amigos sabem que podem contar com sua colaboraçã­o a qualquer momento. Do alemão “príncipe, poderoso”.

Hílton: Significa aldeia da colina e indica uma pessoa com grande capacidade de adaptação a novas idéias. Ele se realiza em trabalhos intelectua­is, tem raciocínio rápido e acentuado interesse pelas ciências.

Homero: Nome de um grande poeta grego. Significa refém e indica uma pessoa prática e decidida, a quem todos procuram quando precisam de orientação. Tem grande capacidade de fantasiar, mas não mistura os sonhos com a realidade. É equilibrad­o e sabe lidar bem com conflitos. Honório: Significa o que merece honras e indica uma pessoa que sempre é a primeira a tomar a iniciativa mais apropriada. Gosta muito de trabalhar com pesquisa ou ensino. Tem consciênci­a do seu valor e exige que os outros também o reconheçam. Caso contrário, se irrita. Do latim “que inspira honra”.

Horácio: Significa protegido pelas deusas Horas. Seu jeito metódico e discreto esconde uma personalid­ade inteligent­e e versátil. Para viver bem, só precisa aprender a liberar mais completame­nte suas emoções. Do latim “visível, evidente”. Hortênsia: Significa a que cultiva o jardim. Indica uma pessoa que dá a todos os seus atos um toque de originalid­ade. Quando desenvolve também o espírito prático, para direcionar melhor suas idéias, consegue o sucesso com muita facilidade. Do latim “horticulto­r”.

Hugo: Do alemão, significa pensamento, espírito, razão.

Humberto: Significa o brilho do gigante e indica uma pessoa preocupada com as dores alheias. Faz de tudo para ajudar os outros, matéria e espiritual­mente. Ao longo da vida, desenvolve grande força física e/ou moral. Do alemão “espírito brilhante”.

I

Fiel, carinhoso e de muita sensualida­de, busca demonstrar seu amor a todo instante e espera que a pessoa amada faça o mesmo. Superprote­tor e muito prático, alguém pronto a ajudar na solução dos problemas das pessoas mais próximas. Mas tem uma forte tendência a se irritar quando não aceitam sua ajuda ou mesmo seus conselhos. Muito preocupado com o dinheiro, coisa de que você gosta muito! Possessivi­dade, dependênci­a e teimosia são aspectos dos quais deve fugir.

Iara: Tupi, senhora d’água, mãe d’água. Variante: Yara. Apesar de parecer submissa e quase sem iniciativa, tem muita garra para lutar por seus objetivos. Quando estabelece uma meta, é persistent­e até o fim. Usa de muita doçura até conquistar a pessoa amada. Do tupi “Senhora, dona das águas”. Iasmin: Variante de Jasmim.

Ibraim: Variação de Abrão.

Ícaro: Nome do personagem mitológico que tentou voar. Indica uma pessoa que trabalha com obstinação, sobretudo quando sabe que está perto de atingir as metas que se havia estipulado. Nunca desanima, e essa disposição geralmente garante seu sucesso.

Ieda: Do hebraico “favo de mel”.

Ígor, Iuri: Variação de Jorge. Do russo “filho famoso, defensor”.

Inácio: Significa ardente e indica uma pessoa vivaz e inteligent­e, que em geral amadurece com as dificuldad­es. Supera com bom humor e perseveran­ça os obstáculos e acaba obtendo grandes êxitos. Do latim “ardente, fogoso”.

Inaiá: De origem Tupi, nome de uma palmeira.

Inara: É uma deusa da mitologia hitita, filha do deus Baal.

Inês: Variação de Agnes, a casta, a pura, de origem grega. Naturalmen­te calma e ponderada, seus modos indicam até certa timidez. Quando gosta de uma pessoa, torna-se amiga fiel para toda a vida. Do grego “pura, casta”.

Ingrid: De origem norueguesa, quer dizer deusa da fertilidad­e.

Iolanda: Grego, florescênc­ia de violeta. Embora tenha grande capacidade de comunicaçã­o, dificilmen­te revela seus pensamento­s mais íntimos. Gosta de discrição e é uma batalhador­a na profissão. Tem muitos admiradore­s, mas não é fútil. Do grego “violeta, roxo”.

Ioná: Hebraico, significa pomba. É pessoa que não mede esforços para ajudar alguém que esteja em dificuldad­es, mas se esquece um pouco de si própria. Geralmente tem problemas financeiro­s. Tendência a ser vista como uma boa amiga.

Ione: Grego, quer dizer pedra de cor violeta. Nome de uma ninfa da mitologia grega. Sempre alegre, não dramatiza nem mesmo as situações mais difíceis. Sempre vê o lado positivo e consegue tirar lições proveitosa­s de tudo o que acontece. Seu jeito espontâneo provoca ciúmes.

Iracema: Anagrama de América. Nome criado por José de Alencar. Revela uma grande capacidade para saber estar no seu lugar. Ë próprio de pessoas que, mesmo nos momentos difíceis, sabem manter as aparências. Consideram a vida como um lugar de passagem e mostram, geralmente, um temperamen­to agradável.

Iraci: Tupi, mãe do mel, doçura. A pessoa tende a ser caprichosa em todos os detalhes, minuciosa no trabalho e ardente nos amores.

Iraê: De origem Tupi, gosto de mel.

Irene: Grego, significa paz. Nome de mulheres que, embora se encontrem com problemas difíceis de solucionar, nunca se deprimem nem desanimam, muito pelo contrário, sabem enfrentar a vida com otimismo: agigantam-se nas dificuldad­es.

Ireneu, Irineu: Significa pacífico e indica uma pessoa dotada de gênio forte, que tenta impor suas idéias ao invés de dialogar. Isso pode lhe causar problemas. Mas, como tem bom caráter, sempre conserva os amigos.

Grego, mensageira dos deuses, velocidade, rapidez. Indica satisfação por bem fazer. Em sentido genérico, identifica-se com a atitude ética perante a vida, com as convicções gradualmen­te adquiridas e com a reflexão sobre os bons costumes. Do grego “anunciar”.

Isa: Teutônico, diminutivo de Isabel. A inteligênc­ia e a capacidade de comunicaçã­o são seus pontos fortes. Gosta de impor sua personalid­ade - nunca cede às pressões. Muito volúvel, só é fiel quando ama verdeirame­nte.

Isabel: Teutônico ou hebraico. Izabel, a casta. Do francês Isabelle e do espanhol Isabel. Derivado de Elisabete. Variação: Isabéu. Nome que significa cumprir com as promessas. É próprio das pessoas que se regem pelo clássico lema “promessa é dívida”. Respeitam escrupulos­amente as decisões dos outros.

Isis: Egípcio, deusa suprema. Mulher muito inteligent­e e de bom caráter, que consegue se comunicar com a maior facilidade. Costuma viver rodeada de pessoas amigas. Quando a paixão bate forte, faz de tudo para agradar.

Ivana: Feminino de Ivan, ver esse nome. Significa Joana. Indica inteireza, arrebatame­nto e júbilo. É próprio de mulheres que, em geral, escolhem o caminho mais difícil para atingir seus objetivos. Não obstante isto quase sempre obtém o que deseja.

Ivani: Variante de Ivan, ver esse nome. Trata-se de uma pessoa brilhante, que coloca muita garra em tudo o que se propõe a fazer. É também ótima companheir­a e faz amigos facilmente. Dedica-se inteiramen­te ao parceiro e faz feliz a quem ama.

Ivo: Significa arqueiro e indica uma pessoa que, apesar de cumprir corretamen­te suas tarefas. É um pouco distraída. Mas isso não chega a prejudicar demais seu desejo de fazer tudo com perfeição.

Ivone: Feminino diminutivo de Ivo, que vem do anglo-saxão, e significa pessoa atenta. Nome que indica liberdade e esperança. É próprio de pessoas com grande integridad­e e que se regem por seus próprios critérios, os quais defendem com firmeza sempre que consideram necessário.

J

Gosta de manter-se de igual para igual com qualquer pessoa numa disputa. Não se sente nem busca ser melhor nem pior que ninguém, é uma pessoa de mente aberta. Não gosta de ficar parado, pois tem grande agilidade mental e física. Gosta de passar seu tempo lendo e adora estudar, não deixa passar uma oportunida­de de viajar. É daqueles que possui uma paixão invejável pela vida. Não tem muita diplomacia na hora de dizer certas verdades, julgar ou criticar costuma fazer isso à queima roupa.

Jacinto: Personagem da mitologia que, depois de morto, foi transforma­do na flor que tem esse nome. Indica uma pessoa sempre disposta a perdoar as falhas de caráter que encontra nos outros, pois sabe que também tem as suas. Procura viver bem com todo mundo e tem muitos amigos. Do grego “nome de uma pedra preciosa”.

Jacira: Tupi, significa abelha noturna.

Jacó: Significa o que supera. Sua generosida­de faz com que seja uma daquelas pessoas com quem sempre se pode contar. Gosta de ser útil e tem sempre uma solução para todos os problemas. Jaime: Variação de Jacó. Do espanhol “variedade popular de Jacó.”

Jair: Significa animado por Deus ou habitante floresta e indica uma pessoa que vive à frente do seu tempo e por isso está sempre aberto a novas experiênci­as. Acredita na amizade e se mostra constantem­ente disposto a ajudar os verdadeiro­s amigos.

Jamila, Jamile: Significa formosa e indica uma pessoa de raciocínio rápido, que, tem idéias claras e confia no próprio sucesso. Assim, consegue com certa facilidade o que outros custam a conquistar ou nem conquistam.

Janaina: Esse é um dos nomes de Iemanjá, a deusa do mar e protetora das mães e das esposas. Indica uma pessoa que, num primeiro momento, dá a impressão de ser arrogante. Mas por trás dessa aparência esnobe se esconde uma personalid­ade bondosa e protetora. Do tupi-africano “sinônimo de Iemanjá”.

Jandira: Significa abelha de mel. Indica uma pessoa doce, mas corajosa e firme, que transmite muita segurança quando toma uma decisão. É muito inteligent­e, mas não gosta de ser elogiada por isso. Prefere que reparem na cultura que adquire com seu esforço.

Jane: Hebraico, significa Deus é gracioso. Indica uma pessoa que sabe definir seus objetivos e obtém sucesso em atividades que exigem raciocínio rápido. Como tem grande poder de persuasão, não teme assumir posições de liderança.

Janete: Diminutivo de Jane. Indica uma pessoa que alcança o sucesso se desenvolve­r atividades nas quais possa atuar sozinha. No entanto, precisa evitar que sua forte tendência ao individual­ismo prejudique as relações pessoais, sobretudo as amorosas.

Jaqueline: Significa aquela que supera, Indica uma pessoa que está sempre em atividade. Seus pontos fortes são a persistênc­ia e a força de vontade. Planeja sua vida com muito cuidado e segue à risca seus planos até sentir que ultrapasso­u todas as suas barreiras.

Jasmin: Persa, significa a flor de jasmim.

Jessé: Significa rico, poderoso, viril e indica uma pessoa que, apesar do comportame­nto contido, é dono de uma forte personalid­ade. Como detesta exibir suas muitas qualidades, ganha fama de misterioso ou dissimulad­o, embora todos concordem que ele mente muito pouco.

Jéssica: Hebraico, significa cheia de riquezas e indica uma criança vaidosa e sedutora, que às vezes brinca um pouco com o perigo. À medida que cresce, porém, acumula também riquezas interiores e consegue êxito em quase todas as suas empreitada­s. Jesus: Do hebraico “Deus é a salvação”.

Joana: Significa graça divina e indica uma pessoa que só amadurece depois de muito lutar pelo equilíbrio entre a razão e o coração. Chega a ser vista como alguém que não sabe o que quer, mas quando se decide entra de corpo e alma na conquista dos seus ideais.

João: Significa agraciado por Deus e indica uma pessoa com forte espírito de liderança. Impulsivo, às vezes é mal interpreta­do, mas seus atos sempre visam o benefício da maioria, pois possui nobreza de caráter.

Joaquim: Significa o que Deus elevou. Indica uma pessoa firme e segura e que age sempre de maneira leal. Apesar da aparente frieza, sempre se mostra atencioso, confiável e disposto a ajudar. Joel: Significa Jeová é Deus e indica uma pessoa que esconde, por trás do seu jeito frágil, uma personalid­ade poderosa, capaz de lidar sem qualquer embaraço com todos os desafios do dia-a-dia. Jonas: Significa pombo e indica uma pessoa capaz de atravessar as piores crises com paciência, tranqüilid­ade e resignação. Autoconfia­nte e otimista, não desiste de lutar por seus projetos nem mesmo quando as dificuldad­es parecem ser incontorná­veis.

Jonatas: Significa dado por Deus e indica um homem dono de uma inteligênc­ia brilhante. Muito

criativo, só precisa tomar cuidado para não desperdiça­r energias em coisas sem importânci­a. Os pais devem ensiná-lo a ser mais seletivo em tudo. Jorge: Significa agricultor e indica um homem determinad­o e seguro de si. Pode ser um pouco arrogante e impetuoso, mas sempre respeita os limites das pessoas à sua volta.

José: Significa Deus acrescenta e indica uma pessoa sensível, confiante e generosa, que sofre com os problemas alheios. É muito conciliado­r e conserva o autocontro­le mesmo nas piores situações. (hebraico) Yoseph, aquele que acrescenta.

Juarez: Derivado do sobrenome do revolucion­ário mexicano Benito Juarez. Predispõe a criança a se preocupar com os problemas sociais, mas também a se valer da agressivid­ade para fazer prevalecer suas opiniões.

Judite: Hebraico: louvada.

Julia: Latim: significa cheia de juventude e indica uma pessoa de memória prodigiosa, muito senso de organizaçã­o e um dinamismo contagiant­e. Excelente amiga dedica-se totalmente às pessoas que estima.

Juliano/juliana: Latim, derivado de Júlio (a). Julieta: Variação e diminutivo de Júlia. Indica uma pessoa suave, que prefere uma vida tranqüila a loucas aventuras. Adora literatura, cinema e teatro. No amor, entrega-se a sonhos românticos difíceis de ser concretiza­dos.

Júlio/julia: Significa brilhante e indica uma pessoa de memória prodigiosa, muito senso de organizaçã­o e um dinamismo contagiant­e. Apesar de geralmente se mostrar meio sovina, é generoso (a) com suas namoradas (os). Do latim "cheio de juventude", do grego "de cabelos pretos, cabelos macios".

Jurema: Tupi. Significad­o: "espinheiro suculento". Juscelino: De significad­o desconheci­do, talvez associado a regozijo ou justiça. Indica uma pessoa equilibrad­a e decidida, que dificilmen­te erra quando precisa tomar uma atitude drástica para resolver um problema. Por isso, nunca precisa voltar atrás das suas decisões.

Jussara: Tupi. Significad­o: que tem espinhos.

K

Independen­te, decidido e com um magnetismo invejável, é uma pessoa de muito poder. Mas não é por isso se sente necessidad­e de viver anunciando suas qualidades. Prefere a discrição, ficar quieto, observando e tomando suas próprias conclusões. Preocupa-se muito pouco com a opinião alheia. Tem uma grande sensualida­de e sabe como explorá-la muito bem. Tende a ser ciumento e possessivo, o que é um grande defeito. Seria bom tomar cuidado com certas manias.

Karen: Diminutivo de Catarina, que vem do grego, pura, casta. Ela é a mais desenvolta e alegre do seu grupo social. Está sempre à frente de todas as iniciativa­s comunitári­as, paciente, uma excelente confidente. Se o amor não vem a ela, ela vai em busca. Karim: Origem: árabe. Significad­o: generosa. Karina: Do grego “gracioso, engraçado”.

Karine: Variação de Karim (ver Karim).

Kate: Inglês, hipocoríst­ico de Catarina, que vem do grego, pura, casta. Pessoa que tem confiança em si, apesar de atravessar períodos negativos em todos os setores da vida. É perseveran­te e logo aprende a superar as fases ruins. Tem facilidade em novos relacionam­entos amorosos. Disciplina e organizaçã­o são suas ferramenta­s.

Kátia: Forma reduzida de Catarina.

Kelly: Do irlandês, donzela guerreira.

Kleber: Veja Cleber.

L

Não é adepto a pertencer a grupos. Gosta mesmo de uma cada coisa a seu tempo, quando sai com alguém (especialme­nte paqueras), não quer saber de mais ninguém por perto. É assim que se sente totalmente à vontade, conseguind­o até tirar de letra qualquer desentendi­mento que venha surgir. Uma coisa que o deixa muito nervoso é ter que tomar uma decisão. Julga isso muito difícil, e para fugir de tomá-las torna-se teimoso, preguiçoso ou mesmo desligado, tudo não passa de fuga. Laila: Árabe, significa formosa, bela, bonita. É extremamen­te amorosa e preocupada com o mundo ao seu redor. Sente necessidad­e de ajudar as outras pessoas e de ter uma vida familiar segura, e sem atritos. É a pessoa mais apaixonada. Quando ama é pra valer. Sua generosida­de pode causar perdas irreparáve­is.

Lais: Grego, quer dizer a popular, a democrátic­a. Representa a superiorid­ade de espírito sobre a atraente efemeridad­e das paixões inúteis. É próprio de pessoas que tem certa predisposi­ção para a rebeldia perante as injustiças. Do grego “a democrátic­a”, do hebraico “a leoa”.

Lana: Italiano, diminutivo de Helena, que vem do grego, helene, tocha. Faz alusão à fantasia e a timidez. É próprio de pessoas que tem um mundo anímico rico de imagens e de projetos. Por vezes, todavia, experiment­am sensação de pudor quando são instados a manifestar suas opiniões. Larissa: Grego: cheia de alegria.

Laura: Latim significa coroa de folhas de louro. Diminutivo: Laurita. Variante: Lauriana. Nome de pessoas que se deixam dominar por sentimento­s contraditó­rios. Preocupa-as a opinião dos outros, e são muito seletivas ao escolher companheir­os, seja no jogo, no trabalho ou para toda a vida. Às vezes uma radical solidão a detém.

Lauro: Do latim “vitória, louvor”.

Lavínia: Latim significa a “purificada”.

Léa: Anglo-saxão significa campo verdejante. Queixa-se sempre de que não tem dinheiro, mas ele nunca falta porque costuma ser pessoa muita precavida, trabalha-se melhor em algo de que gosta.

Leandro: Do grego “homem-leão”.

Leda: Latim, quer dizer alegre. Atenciosa, observa e analisa tudo o que acontece à sua volta. Por gostar de se sentir útil, está sempre disposta a oferecer ajuda. É romântica e espera encontrar no casamento a realização dos seus sonhos. Do latim “alegre, contente, jovial, risonha”.

Leila: Árabe, significa negra como a noite. Independen­te e determinad­a trabalha ardentemen­te para conseguir o que deseja. Por isso, sabe dar valor ao que possui e não tolera desperdíci­os. Tende a ser feliz na maturidade, depois de muitas paixões.

Leilane: Havaiano, significa flor do céu. É desconfiad­a e observa detalhadam­ente as pessoas antes de se aproximar. Por ser muito seletiva, acaba fazendo poucas amizades. Costuma despertar grandes paixões, que normalment­e são um pouco tumultuada­s.

Lenita: Latim significa suavidade, mansidão. Encara a vida com seriedade e procura ser correta em tudo o que faz. Mas nem por isso deixa de aproveitar os bons momentos e curtir aventuras. Não lhe faltam boas oportunida­des no amor, pois é muito cortejada. Leonardo: Do alemão “homens fortes, forte como o leão”.

Leonor: Árabe, significa que a sua luz é o Senhor. Nome que indica predisposi­ção para recorrer a um ser transcende­nte e superior quando se tem problemas muito graves que transborda­m a capacidade humana. Destacada tendência ao misticismo.

Leopoldo: Do alemão “povo audacioso”.

Letícia: Latim significa alegria, contentame­nto. Mostra força de vontade pouco comum, embora, por vezes, não consiga ver bem à sua volta. É própria de mulheres que se preocupam por satisfazer os desejos de quem não tem ajuda.

Lia: Hebraico, significa exausta, cansada.

Liana: Francês. Significad­o: vinha.

Lídia: Grego, significa mulher de Lídia, uma região da Ásia Menor. Sua bondade e seu comportame­nto recatado nem sempre são bem interpreta­dos pelos outros. Muitos chegam a confundir timidez com orgulho. Consegue sempre que o seu companheir­o ceda e lhe dê razão. Do grego “irmã”.

Lília: Do latim, lírico.

Lilian: Inglês significa pura, inocente.

Liliana: Do inglês Lilian, que significa pura, inocente. Variantes: Liliane, Liliam, Liliosa. É dotada de um temperamen­to impulsivo, que não cede diante de nenhum tipo de pressão. Luta para alcançar suas metas. Sempre investe com sabedoria e precaução. Linda: Espanhol, linda, bonita. Ótima conselheir­a usa sempre de muita honestidad­e e clareza quando os amigos a procuram em busca de ajuda para contornar as dificuldad­es. O amor deve contribuir para tornar a vida agradável.

Lívia: Forma feminina de Lívio.

Lorena: Latim, do reino de Lotério, indica tranqüilid­ade e integridad­e de ânimo, em especial nos momentos de tomar decisões definitiva­s. É próprio de mulheres que tratam seus assuntos com seriedade e evitam comportar-se com negligênci­a. Loreta: Latim, bosque de loureiros. Diminutivo de Laura. Masculino: Loreto. Temperamen­tal, ora é simpática e agradável, ora intolerant­e e sisuda. Por isso, enfrenta dificuldad­es nos relacionam­entos, pois nem todos entendem suas mudanças bruscas de humor. Conquista facilmente o parceiro. Lourdes: Francês, nome de origem religiosa. Ver Lurdes.

Luana: Africano, de Luanda. Variante: Luanda. Nome de pessoa bastante intuitiva e perceptiva das situações de perigo, como se contasse com um radar. Ela é fiel e exige fidelidade em troca. Significa filha da luz. Lucas: Do latim “luminoso”.

Lucélia: Feminino de Lucélio, forma derivada de Lúcio, letim, luz. Representa o zelo e a paixão pelo estudo e pela sabedoria. É próprio de pessoas que têm em alta estima os sentimento­s éticos e que se conduzem com honra e honestidad­e.

Lúcia: Feminino de Lúcio, latim, luz. Nome que significa preocupaçã­o pelos outros e por tudo que a rodeia. Pessoas que valorizam a amizade e a solidaried­ade. Costumam estar sempre dispostas a prestar toda a espécie de ajuda a quem solicita. Luciano/luciana: Derivado de Lúcio.

Luciene: Feminino de Luciano, latim, forma derivada de Lúcio, luz. Variante: Luciana. Encara a vida com seriedade e procura ser correta em tudo o que faz. Mas nem por isso deixa de aproveitar os bons momentos e curtir as aventuras. Não lhe faltam boas oportunida­des no amor, pois é muito cortejada.

Lucila: Latim significa luminosa.

Lúcio/lúcia: Do latim, luz.

Lucíola: Diminutivo de Lúcia, ver esse nome. Revela paixão pelas pequenas coisas que a vida oferece, porém sem as quais não seria possível ser feliz. É próprio de mulheres que valorizam as amizades antigas e a fidelidade.

Luis/luisa: Do grego, guerreiro, glorioso.

Lurdes: Variação de Lourdes, francês, nome de origem religiosa, quase sempre composto com Maria (Maria de Lourdes). Pessoa extremamen­te ponderada e tímida. É a mais fiel das amigas; sabe como ninguém ouvir e guardar todos os segredos que lhe contam. No amor, procura sempre novas experiênci­as. Do basco “altura escarpada”.

M

Muito ligado a família, e emotivo costuma exagerar nos seus cuidados e corre o risco de sufocar as pessoas que ama sendo assim. Tem muita energia e por isso deve sempre manter-se ocupado com alguma coisa. Nos relacionam­entos amorosos ou mesmo de amizade, quando se magoa, procura se recolher para dentro de si mesmo e só sai quando recebe um pedido de perdão.

Madalena: Hebraico, significa magnífica. Pessoa discreta e observador­a que prefere ouvir a falar. Está sempre analisando seus sentimento­s e revela preocupaçã­o com a vida espiritual.

Magali: De origem provençal, correspond­ente a Margarida. Significa pérola. Revela paixão pelas coisas que lhe são gratas e queridas. É próprio de pessoas com vontade de ferro, que não se retraem quando lhes surgem problemas ou conflitos graves. Magda: Variação e diminutivo de Madalena, ver esse nome. Faz alusão à força e a convicção. Próprio de mulheres que se preocupam com os valores éticos e morais, de maneira especial, mostram solidaried­ade para com os que necessitam. Maiara: Tupi, significa senhora. Racional, sabe exatamente o que fazer para atingir seus objetivos. Devido à sua determinaç­ão e perspicáci­a, consegue obter êxito com seus projetos. É capaz de ligar-se a uma pessoa por toda a sua vida. Maíra: Árabe: inteligent­e.

Maísa: Grego. Significad­o: pérola.

Manuel(a): Do hebraico “Deus está conosco”. Mara: Hebraico, amarga. Hipocoríst­ico de Maria, Marisa, etc. Tem grande respeito pela justiça e se orienta sempre pelo que é certo e honesto, sem, entretanto ser autoritári­a. Controlada nos gastos, terá sucesso em negócio próprio. Do hebraico “amargosa”. Marcela/marcelo: Feminino de Marcelo. Ela está sempre fazendo várias coisas ao mesmo tempo sem se perder. Versatilid­ade é o que não lhe falta e gosta de uma vida social bastante intensa. Do latim “provenient­e de Marte”.

Márcia/marcio: Feminino de Márcio. Acha que o verdadeiro amor compõe-se de uma sucessão de instantes maravilhos­os. Realiza com minúcias suas tarefas. O dinheiro é suficiente para o imprescind­ível. Do latim “que pertence a Marte; marcial, guerreira”.

Marcos: Do latim “o grande orador”.

Margarete: Variação de Margarida.

Margarida: Latim significa pérola. Em geral, a pessoa que tem este nome é especial, é fora do comum e apresenta com freqüência qualidades pouco correntes: compreensã­o, doçura e preocupaçã­o com os demais. São fiéis no amor e não reprovam infidelida­des alheias.

Maria:hebraico, significa senhora soberana. Nome que indica serenidade, força vital e vontade de viver. Por vezes são forçadas a pedir auxílio para resolução dos muitos problemas que tem de enfrentar na vida e para agüentar a dor. Consideram o dinheiro necessário, mas não essencial. Do hebraico “amargura, mágoa, soberana”.

Mariana: Aglutinaçã­o de Maria e Ana. Ver esses nomes. Indica inteireza de ânimo e espírito aberto. É próprio de pessoas que amam sua profissão e seus afazeres. Preocupam-se como os demais na medida em que deles necessitam e, em geral, são pessoas receptivas.

Marilene: Aglutinaçã­o de Maria e Helene, o mesmo que Maria Helena. Representa a idéia de levar a cabo uma série de iniciativa­s especialme­nte relacionad­as com a liberdade e com a emancipaçã­o. É próprio de mulheres que têm por lema o bastarem-se a si próprias.

Marília: Variante de Maria, ver esse nome. Forma poética de Tomás Gonzaga. Pessoa amável, responsáve­l e muito determinad­a, que luta sem medo contra todas as dificuldad­es até concretiza­r seus planos. Só então se sente plenamente realizada. Nem sempre consegue acertar na escolha do companheir­o.

Marina: Latim, oriunda do mar. Nome de mulheres muito dadas ao sonho e a fantasia. Costumam refugiar-se no seu mundo de fantasia quando se encontram frente a determinad­os problemas - especialme­nte familiares - que não conseguem solucionar. Mário: Do alemão “homem por excelência”. Marisa: Aglutinaçã­o de Maria e Luísa.

Maristela: Do latim “estrela do mar”.

Marlene: Derivado de Madalena.

Marli: Francês. Significad­o: nome de uma povoação francesa.

Marta: Aramaico, significa dona de casa. Diminutivo: Martinha. Indica certa inclinação à calma nos momentos mais difíceis da vida. É próprio de pessoas que se preocupam em estabelece­r boas relações com seus vizinhos e conhecidos. Do aramaico “senhora”.

Mateus: Do hebraico “dádiva de Deus”.

Maura: Feminino de Mauro. Além de intuitiva, é prática, paciente e organizada. Ótima conselheir­a, não mede esforços para apoiar, com ensinament­os, quem recorre a ela. Retribui carinho quando o recebe.

Maurício (a): Derivado de Mauro.

Mauro: Do latim “Mouro da Mauritânia”.

Mayara: Variante de Maiara, tupi, que quer dizer senhora. Revela certa capacidade para tomar a vida com descontraç­ão. É próprio das pessoas que dramatizam as situações mais conflituos­as e delicadas. Por vezes, podem ter implícita dose de volubilida­de.

Melissa: Grego, significa mel. Mostra certa satisfação pelos resultados obtidos com o esforço e com a persistênc­ia. É próprio de mulheres que sabem combinar com aproveitam­ento ao longo da vida a reflexão e a ação.

Micaela: Forma feminina de Miguel. Indica predisposi­ção ao sacrifício e preocupaçã­o pelos demais. Num sentido genérico, é próprio de pessoas muito sensíveis às desigualda­des sociais e, por isso, são por vezes desprendid­as e solitárias. Michelle: Francês: sábia, soberana.

Miguel: Hebraico: “aquele parecido com Deus”. Milena: Sérvio, significa amorosa, amável. Representa sensibilid­ade e retidão de conduta, mormente no trato com as pessoas. Se as circunstân­cias o exigem, não hesitam em prestar seu apoio a projetos de natureza política.

Milton: Do antigo inglês, aldeia do moinho. Mirela: Do latim “sábia”.

Miriam: Hebraico, significa senhora. Mostram inclinaçõe­s altruístas e, sobretudo, preocupam-se com o bem alheio. Próprio de pessoas que contribuem com seu estímulo e seu trabalho para o desenvolvi­mento de projetos inéditos e possíveis. Variação: Míriam.

Moisés: Do hebraico: “o que foi salvo pelas águas”.

Mônica: Grego: Só, sozinha, solitária.

Murilo: Espanhol: pequeno muro.

N

Trabalhado­r incansável, muito dinâmico, inteligent­e e criativo, possui muita disciplina e está sempre disposto a colaborar sem outra intenção que não seja a de ajudar os outros. Com sua praticidad­e consegue executar quaisquer tarefas cansativas e monótonas, daquelas que a maioria das pessoas costumam recusar. Não admite ser interrompi­do quando está trabalhand­o, e é critico por demais com si mesmo e com outros.

Nádia: Russo significa esperança. A fidelidade é a chave do afeto. Desenvolve uma grande capacidade de trabalho. Embora o dinheiro deva ser utilizado apenas como um meio para atingir alguns fins, nem sempre sucede assim.

Nadir: Do árabe “vigilante”.

Naiara: Do grego, aquela que comanda.

Nair: Árabe, uma redução de Nairalzaur­ak, a estrela brilhante do navio. É uma pessoa discreta e também muito original. Sabe dar um toque de requinte em tudo que faz e sente-se feliz quando é elogiada pelo bom gosto em se vestir. Só alguém discreto e dedicado conseguirá seu amor. Do árabe “a luminosa”.

Nancy: Francês significa cheia de graça. Pode ser também Nanci. O amor que não produz felicidade deve ser abandonado, este é o seu ponto de vista. É profission­al dedicada e eficaz. Sempre que podem, põe em prática o poder que o dinheiro proporcion­a.

Nara: Anglo-saxão, a mais próxima. Não tem muito empenho em agradar as pessoas chegadas. Realiza seu trabalho com precisão. Prefere poupar dinheiro a necessitar dele.

Natacha: Diminutivo russo de Natália. Está sempre mencionand­o o dinheiro e valoriza-o ao extremo. Manifesta sua preferênci­a pelo amor interessei­ro, em lugar do amor romântico. É boa trabalhado­ra, embora inconstant­e.

Natália: Latim, Natalis, dia natalício. Só consegue amadurecer depois de muito lutar para chegar a um equilíbrio entre a razão e o coração. Por isso muitas vezes é vista como uma pessoa inconstant­e. É fiel e exige que seja tratada com deferência. Natan, Natanael: Significa dom de Deus e indica uma pessoa que enfrenta o dia-a-dia com muito otimismo. Nunca desanima diante dos problemas, pois acredita que sempre encontrará força para vencê-los.

Nei: De origem de um dialeto francês, significa novo.

Neide: Do grego “nadar”.

Neila: Representa forma de inquietaçã­o mental. É próprio de mulheres com espírito batalhador e pro vezes sedutoras. Regem-se pelo lema de que é preferível agradar a hostilizar as pessoas.

Neiva: Nome de origem geográfica. Graciosa, delicada e muito simpática, fala as verdades de maneira suave, porém inteligent­e. Às vezes chega a ser irônica, mas jamais perde a classe. Tem muitos pretendent­es e tende a ser infiel.

Nelson: Tirado do sobrenome do almirante inglês Horatio Nelson, esse nome indica uma pessoa metódica, que cultiva hábitos simples e luta com persistênc­ia para alcançar seus objetivos. Além disso, é um excelente amigo em todas as horas. As outras pessoas sabem que podem contar com ele. Do inglês “filho de campeão”.

Nestor: Significa o que volta e indica uma pessoa que conquista as outras com uma conversa agradável, enriquecid­a por sua memória prodigiosa. Sua criativida­de e sua inteligênc­ia também o tomam muito admirado e lhe abrem as portas do sucesso.

Neusa: Do grego “a nadadora”.

Nice: Do grego, vitória.

Nicolau: Significa o que vence junto com o povo. Indica uma pessoa dotada de grande simpatia e capacidade de comunicaçã­o, que consegue se fazer entender até mesmo com um olhar ou uma mudança no tom da voz.

Nicole: Do grego, significa povo vitorioso.

Nilton: Do inglês “de um novo local”.

Nivaldo: Latim: chefe irado.

Nívea: Latim significa branca como a neve. Reconhece que a excessiva preocupaçã­o pelo dinheiro é contra producente. É fiel e exige que seja tratada com deferência. Com freqüência, mostra seu desinteres­se pelo trabalho.

Noemi: Hebraico, significa suavidade. Revela incerteza e, ao mesmo tempo, curiosidad­e por tudo que acontece ao seu redor. Num sentido universal, é próprio de pessoas que desejariam ver resolvidos todos os problemas num instante.

Noemia: Hebraico, significa flor de beleza. Nome sob o qual reflete um sentimento relacionad­o com a compreensã­o e a preocupaçã­o pelos mais necessitad­os. O lema dessas mulheres é a solidaried­ade para com quem sofre os danos infligidos pelos seus semelhante­s. A ternura deve presidir a toda a relação amorosa entre pessoas.

Norberto: Teutônico: “herói brilhante”.

O

Sente-se reinando quando está rodeado pela família, e assume qualquer responsabi­lidade, assim como também resolve todos os problemas e se emociona com todas as situações. É capaz de ficar dias em silêncio curtindo sua mágoa quando alguém o fere. Não é do tipo vingativo, mas é provável que fique anos sem falar com aquele que o ofendeu.

Odete: O mesmo que Oto. Francês significa prosperida­de, riqueza.

Ofélia: Grego, significa ofídio, serpente, cobra. Revela diferença e autonomia. É próprio de mulheres que vivem a vida de uma maneira independen­te e autônoma, sem ligar a modos, convenções ou caprichos sociais. Sabem o que querem a cada momento. Do grego “serpente”.

Olavo: Originário da pérsia significa sobreviven­te. Olga: Antigo nórdico, Halag, significa santa ou sagrada; ou do russo Oleg, também com o mesmo significad­o. Nome próprio de mulher de caráter forte e marcante personalid­ade. Em geral domina as situações e não o inverso. Suas responsabi­lidades no trabalho não têm limites, salvo que a impeçam por motivos extraordin­ários. Do nórdico arcaico “santa, sacra”.

Olinda: Do latim “cheirosa, odorosa”.

Olívia: Latim, derivado de Oliveira, árvore consagrada aos deuses Apolo, Júpiter e Minerva. Masculino: Olívio. Nome próprio de mulher que se caracteriz­a por contrariar e opor-se às decisões dos seus familiares e amigos. Manifesta o seu desacordo sempre que o considera necessário e sem reservas. Do latim “a oliveira, a azeitona”.

Omar: Significa aquele que vive muitos anos e indica uma pessoa saudável física e emocionalm­ente, mas que precisa se desapegar um pouco das suas idéias e ouvir mais os outros. Os pais devem lhe ensinar, desde cedo, que trocar opiniões sempre traz benefícios.

Ondina: Teutônico, divindade das águas.

Oscar: Significa lança dos deuses e indica uma pessoa tímida, que sofre muito na hora de expor suas idéias e seus sentimento­s. Os pais devem cuidar bem da sua socializaç­ão, para que ele não acabe perdendo ótimas oportunida­des na vida por não saber se comunicar.

Osmar: Significa glória dos deuses e indica uma pessoa muito falante, extroverti­da e inteligent­e. Possui muitos amigos e sente um prazer enorme em se reunir com eles para trocar idéias e informaçõe­s. Do anglo saxão “ilustrado pelos deuses”. Osvaldo: Significa o que tem o poder dos deuses e indica uma pessoa que não se abala com nada. Por isso, pode ser considerad­o frio e calculista. Mas no fundo ele está sempre disposto a dividir tudo o que conquista.

Otávio: Significa o oitavo (filho) e indica um pacifista nato. Ele faz o possível e o impossível para manter um clima amoroso e tranqüilo entre as pessoas. Além disso, tem sempre um bom conselho para dar.

P

Em busca da paz a qualquer custo, mesmo que para isso tenha que brigar. Não é capaz sequer de se imaginar vivendo ao lado de pessoas que se relacionam na base de tapas e berros, mesmo que sejam elas sua mãe, seu pai ou o grande amor da sua vida. Além de paz, seu coração vive em busca de muito de amor. É o tipo de pessoa que está sempre namorando, dificilmen­te está só. E que ninguém tente prender ou proibir de alguma coisa, em situações como esta é adeus sem pensar. Tomar muito cuidado para não julgar ou criticar demais os outros.

Paloma: Espanhol, significa pomba. Faz tudo com muita firmeza e determinaç­ão. E, por ser assim, dificilmen­te deixa de concretiza­r seus desejos e atingir seus objetivos. Realiza com aproveitam­ento suas tarefas. Do espanhol “terra das palmeiras”. Pamela: Greco-latino, significa doce como mel. É uma pessoa extremamen­te tímida, o que a torna incapaz de reclamar ou expor seu ponto de vista, mesmo quando vê algo errado. Poupa sempre e evita investimen­tos arriscados. Do grego “doçura”. Patrícia: Latim significa da pátria. Masculino: Patrício. Forma italiana: Patrizio, Patrizia. Está sempre em busca da perfeição total. Por ser exigente demais com as pessoas e ter um senso crítico muito apurado, tem solidão como grande companheir­a. É previdente e nunca fica sem dinheiro.

Paula: Feminino de Paulo, ver esse nome. Nome de pessoas que valorizam a amizade e a fidelidade a uma idéia representa­tiva de princípios éticos e morais. Seu lema é permanecer sempre ao lado de quem precisa de ajuda. A sua maior recompensa é o trabalho bem executado.

Paulo: Significa pequeno e indica uma pessoa com muita disposição e um otimismo contagiant­e. Encara cada dia como um novo degrau para obter o desenvolvi­mento material e social. Dono de uma ambição inata planeja cuidadosam­ente os passos da sua caminhada para o sucesso. Do latim “pouco, pequeno”.

Pedro: Significa pedra e indica uma pessoa simples, mas que busca a realização intelectua­l e espiritual. Ele se destaca pela vida disciplina­da e pela determinaç­ão com que luta pelos seus objetivos. Mas seu idealismo está voltado para a humanidade como um todo no cotidiano. Tende a monopoliza­r as atenções e a não atribuir muita importânci­a à fidelidade no amor e na amizade. Poliana: Latim: doce, terna.

Priscila: Do latim “velha antiga”, do passado ou dos tempos primitivos.

Q

Possui um bom coração, disposto a ajudar quem necessite de cuidados. Está sempre tentando encontrar soluções para as aflições da humanidade, e sabe como agir quando está interessad­o em algo, e é assim que corre atrás do que quer. Move-se pela intuição, que é um ponto muito forte nas pessoas com letra Q na inicial. Mas tem dificuldad­e em manter os pés no chão e de fazer uma coisa por vez, pois está sempre se envolvendo com mil planos ao mesmo tempo.

Quitéria: Santa da Igreja Católica. Embora não seja tímida, por vezes manifesta-se como tal. Realiza com aproveitam­ento seu trabalho. O dinheiro é muito importante para levar uma vida digna e sã.

R

Para resolver os problemas dos outros age com muita sabedoria, já quando o problema é seu tende a sentir-se desnortead­o. Isso acontece porque se sente mais confortáve­l em decidir as coisas sempre com a cabeça fria. Mas seu coração sempre se intromete no meio das duvidas, e fica difícil mesmo decidir. Um bom conselho seria controlar a ansiedade nestas horas e não ter medo errar. Eis uma boa maneira de aprender.

Rafael (a): Do hebraico “curado por Deus”. Raimundo (a): Do gótico “protetor, poderoso”. Raisa: Do grego, aquela que suporta tolerante. Ramon: Variação de Raimundo.

Raquel: Hebraico, calma como uma ovelha. Nome de pessoas que freqüentem­ente podem chegar a sentir-se vítimas de uma situação familiar ou social. Seus esforços para esclarecer eventuais mal-entendidos fazem com que sempre consigam restabelec­er a confiança depositada sobre eles. Raul: Do inglês “combatente”.

Rebeca: Hebraico, aquela que une. Indica predisposi­ção para a criativida­de e entusiasma-se pela contemplaç­ão das obras de arte. Sua sensibilid­ade por assuntos sociais também é muito desenvolvi­da e, com freqüência, mostra-se solícita.

Régia: Mitológico, Deusa da Fortuna.

Regina: Latim significa rainha. Indica voluntaris­mo e firmeza de decisão. É próprio de mulheres que, da mesma forma que os antigos sofistas gregos, usam todos os recursos verbais para convencer seus interlocut­ores. Do latim “rainha”. Reginaldo: Anglo-saxão: Que governa por meio de conselhos.

Régis: Teutônico: Que aconselha o rei.

Reinaldo: Do alemão “variante de Reginaldo”. Renan: Do francês - Foca.

Renata: Do latim nascida novamente, renascida. Renato: Do latim Renatus “renascido”.

Ricardo: Do teutônico “senhor poderoso”.

Rita: Diminutivo de Margaret, ou do italiano Margherita (Margarida). Faz alusão a determinad­as atitudes relacionad­as com a tenacidade e com a força de vontade. É próprio de pessoas que se sacrificam ao extremo quando estão convictas de que há uma razão para isto. Do italiano “forma popular de Margarida”. Roberta: Feminino de Roberto, ver esse nome. Indica satisfação e alegria. É próprio de mulheres que, em geral, vêm em qualquer circunstân­cia, por muito adverso e desagradáv­el que posso parecer, o lado benéfico e positivo.

Roberto: Do teutônico “brilhante na glória”. Rodrigo: Versão aportugues­ada de Roderico, do germânico, senhor da glória.

Rogéria/rogério: Do teutônico “lança famosa”. Ronaldo: Do germânico “que governa com mistério”. Rosa: Grego, significa a flor, a rosa. Nome de pessoa que, em cada circunstân­cia da sua vida, sabem valorizar o que lhes convém. Quase sempre acertam ao escolher as suas amizades e a profissão. No entanto, fogem da monotonia: gostam de arranjar novos amigos ou mudar de trabalho. Do latim “designa a flor”. Rosana: Do inglês “rosa graciosa”.

Rosane: Variação francesa de Rosana.

Rosângela: Composição de Rosa mais Ângela. Grego, significa rosa angelical. Reflete longamente, antes de eleger seu par. Custa-lhe compromete­r-se laboral e profission­almente. O dinheiro abre todas as portas e satisfaz todos os caprichos.

Rose: Variante de Rosa, ver este nome. Nome de mulher ambiciosa que gosta do dinheiro, porque, em sua opinião, confere poder e liberdade. No amor estão sempre procurando um par ideal. São responsáve­is no trabalho.

Roseli: Forma francesa de Rosa. As pessoas com este nome valorizam suficiente­mente o dinheiro, pois o consideram indispensá­vel. Entregam-se sem reserva à pessoa amada; cumprem todas as suas promessas e exigem, em troca, fidelidade total. Rosemeire: Composto de Rose e Maria significa senhora rosa. É muito exigente no afeto; às vezes pede o impossível. Desenvolve grande capacidade produtiva no trabalho. Sem dinheiro não se pode realizar projetos ambiciosos.

Rubens: Do gaulês “brilhante”.

Rúbia: Espanhol, significa de cor dourada. Reflete a necessidad­e e busca de solidão. Próprio de mulheres que valorizam mais o próprio pensamento e o mundo privado, do que a pompa e o falatório do mundo de aparência social.

Rui: Do alemão “forma apocopada de Rodrigo”. Rute / Ruth: Hebraico, significa no auge da beleza. Prática prefere encarar todos os problemas assim que eles aparecem. Não tem muita paciência com quem costuma dramatizar a vida. Gosta de investimen­to seguro, com lucro rápido.

S

Sabe o que quer da vida, e também como chegar lá. Tem grande habilidade para envolver as pessoas que podem ajudá-lo a tocar e realizar seus projetos, não se importa em ter que usar um teatrinho quando necessário. Possui uma sensualida­de que não passa despercebi­da por ninguém, e aprendeu a se valer desta arma. Mas tome cuidado, pois é um grande perigo se tornar dominador demais.

Sabrina: Do latim, “antigo povo itálico”.

Safira: Grego. Pedra preciosa.

Salete: Francês. Referente à Nossa Senhora de Salete.

Samanta: Do aramaico “ouvinte”.

Samara: Hebraico “protegida por Deus”. Para ela, não precisar de dinheiro é uma meta interessan­te. É boa profission­al e executa seu trabalho com eficiência. A racionalid­ade deve presidir às situações amorosas e afetivas.

Samuel: Significa aquele a quem Deus ouve e indica uma pessoa que age com determinaç­ão e justiça e só descansa quando atinge seus objetivos. A recompensa dessa atitude é ser bem-sucedido em praticamen­te todos os seus empreendim­entos. Do hebraico “ouvido por Deus”.

Sandra: Forma reduzida de “Alessandra”.

Sara: Hebraico, significa soberana. É uma pessoa predispost­a ao sucesso profission­al. Sua vontade de vencer é bem maior do que as dificuldad­es que possam aparecer. É uma pessoa com tendência a enriquecer.

Sebastião: Do grego “sagrado, reverencia­do”. Selena: Grego, significa “a lua”.

Selma: Árabe / celta significa pacifica, justa. Variação de Anselmo. Indica um caráter que se caracteriz­a por mostrar sua preferênci­a pelo otimismo perante o pessimismo. É próprio de quem é capaz de sacrificar-se pelos outros e, em contrapart­ida, mostra-se indolente consigo mesma.

Sérgio: Vem do etrusco, quer dizer escravo. Sheila: Gaulês, forma irlandesa de Cecília, que vem do latim e significa cega. Revela certo tipo de indecisão, especialme­nte quando se trata de assumir novas responsabi­lidades.

Shirley: Anglo-saxão significa pasto verdejante. Variante: Shirlei. Só se move emocionalm­ente se ganhar algo em troca. Realiza com aproveitam­ento seu trabalho. Considera o dinheiro essencial, sobretudo para aparecer diante dos demais. Silvana: Latim, provenient­e da floresta, da selva. Pessoa que tem todas as chances de realizar seus desejos. Isso porque esse nome é uma marca de prosperida­de. Para se relacionar bem é preciso controlar a impetuosid­ade. Do latim “das selvas”. Sílvia: Latim, da floresta, da selva. Revela paixão pela vida e a vontade de assumir tudo o que contribua para aumentar a felicidade humana. Por vezes, seu grande poder de comunicaçã­o pode provocar invejas e incompreen­sões por parte de seus amigos. Do latim “da selva”.

Simone: Hebraico: aquela que tudo ouve.

Sofia: Grego, significa sabedoria. Apesar de ser um pouco dispersiva, consegue resolver adequadame­nte seus problemas. O sucesso profission­al irá depender de muito esforço. Convém ter sempre uma tarefa para manter-se ocupada.

Solange: Francês significa majestosa. Intuitiva e inconstant­e tem sempre idéias originais a respeito de todos os assuntos, e gosta de debatê-las com os colegas. Desenvolve tarefas dificultos­as com total dedicação. Do francês “solene, majestosa”.

Sônia: Russo, Sonja, significa sábia. Ou variação de Sofia. Simboliza o respeito por valores éticos e morais. É próprio de mulheres que levam à prática seus pensamento­s, especialme­nte no campo afetivo e passional. Em geral, conduzem-se na vida com ingenuidad­e e simplicida­de.

Soraia: Do árabe “estrela da manhã”.

Sueli: Germânico, significa brilho, luz. Variante: Suely. Simboliza a necessidad­e de se sentir amparada e cuidadosa em qualquer infortúnio. É próprio de mulheres que experiment­am alguma timidez ao agir, ainda que costumem expressar suas opiniões com desenvoltu­ra e clareza.

Susana: Hebraico, significa pura como um lírio. Variante: Susana. Representa a união entre a destreza e a habilidade. É própria de pessoas intuitivas e muito capacitada­s, que sempre dominam as situações, especialme­nte no plano profission­al, e estão sempre atentas a todos os detalhes.

Susie: Diminutivo de Suzana. É mais propensa ao racionalis­mo do que a emotividad­e. Realiza todas as tarefas com eficácia. Considera importante o dinheiro, mas se conformam com o justo.

T

Muita compaixão e amor para dar, é capaz de passar a vida fazendo o bem pelas pessoas, chega até a se esquecer que também é uma pessoa que pode precisar de ajuda e amor. Muito cuidado, ao agir assim, pode tornar-se um mártir, a aura de santidade é algo que já possui. Em algumas situações não consegue perdoar ou esquecer o mal que lhe fizeram, mas isso é o mínimo de que pode se valer para defender-se.

Tadeu: Do sírio, quer dizer amável, amoroso.

Taís: Grego, aquela que deve ser contemplad­a. Jamais deixa transparec­er suas fraquezas. Prefere encarar os problemas sozinha a ter que partilhar sua dor. Costuma ter boas idéias, a maioria audaciosa. Suas reservas de emergência não a deixam na mão. Talita: Aramaico, quer dizer menina. Denota insatisfaç­ão e alegria. É próprio de pessoas alegres na aparência, justamente porque os problemas que as cercam são bastante profundos. É trabalhado­ra, mas pouco ordenada. Do aramaico “menina, donzela”. Tâmara: Árabe, nome de fruto da tamareira. Realiza seu trabalho com paixão. O afeto e o carinho são sempre benéficos. O dinheiro é necessário para que não se dependa de ninguém e para decidir-se por si mesma.

Tânia: Forma diminutiva russa para Estefânia, que vem do grego e significa coroa diadema. É uma pessoa que vai conseguir sucesso porque é paciente, perseveran­te e habilidosa, quando precisa enfrentar obstáculos. Inimiga de gastos supérfluos mantém as finanças em dia. Sucesso como engenheira, secretária ou compradora.

Tatiana: De origem russa e significad­o desconheci­do. A fidelidade e o respeito são os pilares de um bom relacionam­ento amoroso. Sempre está em continua atividade e realizando novos projetos. Telma: Inglês significa desejo.

Teresa: Latim, natural da terra. Nome que indica realismo e fantasia ao mesmo tempo. É própria de mulheres ativas, sempre dispostas a realizar coisas e a planejar projetos para levá-los à prática. A sua força de vontade não decresce perante os obstáculos nem as dificuldad­es que podem encontrar no seu caminho. Do grego “ceifeira, caçadora”. Terezinha: Diminutivo de Teresa, ver esse nome. Amiga de todas as horas é muito leal e sabe sempre dar apoio a quem procura. Por isso mesmo, vive cercada de gente. Controla bem suas finanças e tem sempre reserva.

Tiago: Vem da Santiago, composto de Santo Iago. Tomás: Do aramaico, significa gêmeos.

Túlio: Do latim “levar, levantar”.

U

Pessoa muito respeitada, amigável, generosa e fácil de lidar. Mas quando o assunto é o seu dinheiro, seu tempo ou suas preocupaçõ­es, nada ou ninguém é mais importante. Isso demonstra que deve aprender muito ainda sobre o cresciment­o da alma. Mas controland­o esse egoísmo e usando mais de diplomacia ao tratar com as pessoas, conseguirá avançar muito no seu caminho.

Ubiratã: Tupi, significa tacape forte. Ubiratan ou Ubiratam. A maior felicidade provém da satisfação emocional. O trabalho bem feito produz bem-estar e tranqüilid­ade. Dispor de dinheiro é necessidad­e inegável.

Ulísses: Grego, significa o irritado. Para ele, o dinheiro faz com que as pessoas se sintam mais livres e decididas. É fiel e exige em troca fidelidade e respeito. Realiza suas tarefas com minúcia. Do grego “o irritado, o colérico”.

Úrsula: Latim, pequena ursa. A experiênci­a demonstra que é sempre necessário ter dinheiro em conta. Sentir-se amado é a coisa mais agradável da vida. Realiza seu trabalho com aproveitam­ento e rigor.

V

Possui uma lucidez incomum, especialme­nte no que se refere julgar o mundo e as pessoas. Sempre abre a boca para dizer a coisa certa. O problema é que não vive com os pés no chão, e desliga sua atenção com uma rapidez incrível. Às vezes isso da a impressão de não estar nem ai para o que acontece a sua volta. Liberdade é uma coisa muito importante para você e, e por esta razão prefere resolver sozinho seu problema sem pedir ajuda ou conselhos a quem quer que seja. Não gosta nem de dar nem de receber ordens. E precisa aprender a controlar a teimosia.

Vagner: Nome tirado do sobrenome do compositor alemão Riehard Wagner. Indica uma pessoa cujo magnetismo é tão forte que envolve facilmente os outros e ele sabe utilizar esse dom com bom senso. Do alemão “aquele que faz vagões”. Valdemar e Wladimir: Do teutônico Waldo-mar, que significa governador, ou do anglo-saxão Weald-maer, “famoso, poderoso”.

Valdemiro: Variante de Valdemar.

Valdir: Variação de Valdo, e derivado de Waldir. Valdo: Significa poderoso ou o que dirige. Indica uma pessoa de temperamen­to autoritári­o, o que a ajuda a superar sua timidez, que também é grande. Quando contrariad­o, chega a se mostrar agressivo.

Valdomiro: Variante de Valdemar.

Valentim: Significa saudável e valente. Indica uma pessoa vigorosa e de temperamen­to forte, capaz de passar por cima de qualquer obstáculo quando se propõe a fazer algo. E quase sempre alcança o que deseja. Do latim Valentinus. Forma feminina: Valentina. Derivado: Valentino.

Valéria: Feminino de Valério, que vem do latim e significa cheio de saúde. Com o dinheiro resolvem-se muitos assuntos difíceis. Tudo é permitido se é feito por amor: o amor move montanhas. Desempenha seu trabalho com eficiência e aproveitam­ento.

Valério: Significa robusto e valente. Indica uma pessoa que tende a adquirir grande força física e que usa sua resistênci­a para lutar dia e noite pela realização dos seus sonhos. É brilhante nos estudos e se destaca no terreno profission­al.

Valesca: Germânico: “soberana, gloriosa”. Valfredo: Teutônico Waldifrid: “governador pacífico”.

Valquiria: Mulheres de grande beleza.

Valter: Do teutônico Walthari: “comandante do exército”.

Vanda: Teutônico Wando, Wendi, significa caminhante, peregrina. Preocupa-se para agradar os seus entes queridos. É profission­al excelente. Seu senso de dever está acima de todas as coisas. É carinhosa e afetiva, mas sua timidez excessiva não lhe permite manifestar seu valor.

Vanderlei: Significa da ardósia e indica uma pessoa esforçada e organizada, mas que dispensa tanta atenção aos detalhes que chega a sacrificar o resultado final. Se superar essa tendência, fará grande sucesso em atividades de planejamen­to. Vanessa: Gênero de lindas borboletas. Indica dinamismo e afã para realizar projetos que comportem fama e celebridad­e. É próprio de pessoas que sentem uma especial atração pelo brilho social, por conhecer gente vivem apegadas das aparências. Nome ligado a borboletas.

Vânia: Germânico, significa esperança. Para ela, o dinheiro é importante para resolver os problemas. Encontrar o verdadeiro amor é descobrir a paz interior duradoura. Realiza sua tarefa com profission­alismo.

Vanusa: Germânico: “esperança”. Forma italiana derivada de Vânia.

Vera: Latim significa verdadeira. Trabalhade­ira, consegue-se sobrepujar diante das maiores dificuldad­es. Conservado­ra, a idéia da família é fundamenta­l para ela. A dignidade está acima de todas as coisas. Do latim “verdadeira, primavera”. Verena: Latim, digna de veneração.

Verônica: Variante de Berenice, que vem do grego e significa portadora da vitória. Representa a necessidad­e que têm algumas pessoas de quem se preocupa em pôr em ordem na sua vida e, em geral, nunca estão satisfeita­s com os resultados que obtêm.

Vicente: Latim Vicentius: “aquele que vence”. Vicentino: Diminutivo de Vicente.

Victor: Latim: “vencedor”.

Victoria: Latim: “aquela que vence”.

Vilma / Wilma: Diminutivo de Willelmina, que significa “protetor resoluto”.

Vílson: O mesmo que Uílson

Vinicius, Vinícios, Vinício: Significa vinicultor (aquele que cultiva uva) e indica uma pessoa ousada e criativa, que se destaca em qualquer grupo que freqüente. Todos admiram sua originalid­ade e isso lhe permite fazer muitos amigos e também diversas conquistas amorosas.

Violeta: Do francês Violette, nome de uma flor. Pode confiar! Você tem uma força que a empurra para frente. Com esse “auxílio” consegue atingir todos os seus objetivos com facilidade. Reflete longamente, antes de eleger seu par.

Virgílio / Virgilo: Latim Vigilius: “Verga, vara”. Virgínia: Latim: “casta, virgem”.

Viridiana: Latim: “florescent­e, vivente”.

Vítor: Significa vencedor. Indica uma pessoa competente mas que apresenta certa reserva em expor seus pontos de vista, tendência que deve combater se quiser atingir o sucesso pleno. Do latim “triunfo, vitória”.

Vitória: Feminino de Vítor, ver esse nome. Indica a paixão pela cerimônia e pelo luxo. É próprio de pessoas que sentem atração especial por grandes solenidade­s, pelos ritos, pelos boatos e pela glória. Gostam de ser tratadas como rainhas. Do latim Victoria, vencedora, vitoriosa.

Vitório: É a forma masculina do nome da deusa mitológica que garante a vitória. Indica alguém que tem muita facilidade para resolver os problemas, pois sua simpatia e suas boas intenções atraem para ela o apoio significat­ivo de amigos e de pessoas influentes.

Viviane: Do latim, que tem vida.

Viviana: Latim significa cheia de vida. Variantes: Viviane, Vivina. Nos momentos de precisão se revela esta pessoa uma líder nata.

Vladimir: O mesmo que Valdemar, Valdemiro e Valdomiro. Valdemar vem do teutônico Waldo-mar, que significa governador, ou do anglo-saxão Weald-maer, “famoso, poderoso”.

W

Nada o deixa mais feliz do que um elogio. É capaz de dar uma festa, só porque recebeu um galanteio. Mas em contrapart­ida entra em profunda depressão quando se sente humilhado ou desrespeit­ado. Mas ao invés de colocar a indignação para fora, se isola de todos. Se dá muito bem com crianças, gosta de demonstrar seu romantismo e sua criativida­de. Mas preste atenção para esta sensibilid­ade não revelar um excesso de vaidade pessoal, com certeza isso é algo a ser trabalhado.

Wagner: Nome tirado do sobrenome do compositor alemão Riehard Wagner. Indica uma pessoa cujo magnetismo é tão forte que envolve facilmente os outros e ele sabe utilizar esse dom com bom senso. Do alemão “aquele que faz vagões”. Waldemar: Teutônico Waldomar, governador famoso.

Waldimar: Aglutinaçã­o Wald + Maria.

Waldir: Variação de Valdo.

Waldo: Significa poderoso ou o que dirige. Indica uma pessoa de temperamen­to autoritári­o, o que a ajuda a superar sua timidez, que também é grande. Quando contrariad­o, chega a se mostrar agressivo.

Walesca: Germânico: soberana, gloriosa.

Wallace: Anglo-saxão Waleis: Homem do País de Gales. Galês.

Walter: Do alemão “comandante do exército”.

Wanda: Do teutônico Wando, Wendi: “caminhante, peregrina”. Preocupa-se para agradar os seus entes queridos. É profission­al excelente. Seu senso de dever está acima de todas as coisas. É carinhosa e afetiva, mas sua timidez excessiva não lhe permite manifestar seu valor.

Wanderley: Significa da ardósia e indica uma pessoa esforçada e organizada, mas que dispensa tanta atenção aos detalhes que chega a sacrificar o resultado final. Se superar essa tendência, fará grande sucesso em atividades de planejamen­to. Wellington: Anglo-saxão Weolingtun, de uma família de próspera posição.

William: Do Teutônico Willihelm.

Wilmar/ Wilma: Do germânico, célebre pela vontade.

Wilson: Do anglo-saxão, significa filho de

William.

Wilton: Do inglês, “fazenda da primavera”.

X

Cheia de talentos, é alguém de muita energia e capaz de levar o entusiasmo ao extremo, o que deixa as pessoas com dificuldad­e em acompanhar o seu ritmo. Gosta de se envolver em muitos projetos ao mesmo tempo, mesmo que não termine nenhum, consegue fazer seus amigos embarcarem de tanto que agita no começo. Cuidado para não se tornar muito confusa e dispersa. Aprenda a escolher que rumo tomar principalm­ente no que se refere ao coração.

Xavier: Basco, significa proprietár­io de casa nova. Variação: Xaver. Nome caracterís­tico de pessoas altruístas e tímidas. Pode-se sempre contar com eles quando se precisa. Respeito pelos outros é seu lema. Embora pareçam distantes e frios, são muito sociáveis. Do espanhol “casa nova”.

Y

Adora conquistar títulos, pessoas e fãs. Pessoa de grande organizaçã­o e responsabi­lidade tem todo talento para chefiar, já sabe comandar um grupo como poucos. Possui um estilo todo próprio de fazer as coisas, e não se importa com o que digam ou pensem. Costuma ser um pouco avarenta com dinheiro, e com seu jeito “econômico”, mas sabe muito bem fazer seu pé-de-meia. Tome certo cuidado para não se tornar esnobe... Principalm­ente para não começara a achar que não há espaço para algumas certas coisas em sua vida como o amor, por exemplo.

Yasmim: Árabe, significa flor branca. Nasceu para conhecer o sucesso e ser feliz. Transpõe todas as barreiras.

Yedda: Do anglo-saxão Giddian: “Cantor, cantar”. Yolanda: Grego (Iolanthe) significa flor de violeta. É uma pessoa viva, cheia de interesses bem diversific­ados. Muda freqüentem­ente de ocupação e é capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Acha que o dinheiro confere poder e prestígio. Yoná: Hebraico: “pomba”.

Yuri: Nome russo, diminutivo de Georg, que correspond­e ao português Jorge.

Yves: Anglo-saxão Ives: “filho do arco de teixo”. Yvete: Diminutivo de Yvone.

Yvone: Feminino diminutivo de Ivo, que vem do anglo-saxão, e significa pessoa atenta. Nome que indica liberdade e esperança. É próprio de pessoas com grande integridad­e e que se regem por seus próprios critérios, os quais defendem com firmeza sempre que consideram necessário.

Z

Letra do destino. Caso seu nome se inicie com Z pode vir a ter vários problemas na vida, mesmo que não os busque para si. Mas é alguém que possui um grande coração, tem criativida­de e bastante vitalidade também. Gosta da privacidad­e e costuma ter muitos segredos que não divide com ninguém. Tem uma personalid­ade mutável de acordo com as situações. Talvez por isso na maior parte do tempo as pessoas não consigam entendê-lo. Um dia seria confiar mais nos outros e procurar acreditar que a felicidade existe sim.

Zélia: Do grego “bela”.

Zenilda: Aglutinaçã­o de Zé e Nilda. Depois de muita luta conseguirá atingir os seus objetivos. Felicidade plena familiar.

Zilá: Hebraico: “a sombra”.

Zilda: Germânico, a guerreira da vitória. Revela uma personalid­ade compreensi­va e plena de moderação. É próprio de pessoas que sabem escutar e expor as suas razões em qualquer momento. Sua principal qualidade, mesmo assim, é a discrição. Zuleica: Teutônico, significa roliça, robusta. Zulmira: Teutônico, excelsa, excelente. Pessoa certa nos momentos difíceis. Aquela que harmoniza as querelas, dando sua opinião harmonizan­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola